Listas 2000 | Filmes essenciais dos Muppets para assistir no fim de semana

2

listas-muppets-inicio-camundongo

Já dizia o sábio Kermit, o Sapo: não é fácil ser verde. Pode até ser verdade, porém, é muito divertido. Ao menos os filmes estrelados pelos Muppets fazem a vida parecer uma canção, cheia de aventuras, humor, mistério e até mesmo romance.

E como ainda estamos aguardando a ABC decidir qual será o futuro de The Muppets, julgamos ser este o melhor momento para podermos assistir mais uma vez aos filmes estrelados pela trupe de fantoches, ou então, para poder convencer a quem nunca assistiu a corrigir esse erro e se deixar encantar pelo encanto dos personagens — talvez seja pura magia.


listas-muppets-006

Nada como começar do começo: o início dos fantoches na tela grande em um filme que conta seu início como um grupo. Já com toda a essência e carisma que os Muppets têm de sobra, é uma produção antiga, mas muito memorável. Recheado de humor surreal e referências que quebram a quarta parede, o filme conquistou o público e a crítica, inclusive, foi nomeado ao Oscar® de 1980 pela clássica e marcante canção “Rainbow Connection“, que permeia a franquia até hoje.


listas-muppets-005

Além de trazer todos os elementos típicos, o segundo filme estrelado por Kermit, Fozzie, Gonzo e companhia traz uma adição curiosa: mistério. Aqui, o sapo e o urso interpretam irmãos gêmeos idênticos, que trabalham como jornalistas, acompanhados pelo fotógrafo Gonzo. O humor e a metalinguagem são elevados a um novo patamar nessa produção — com destaque para a sequência de abertura, na qual o trio voa em um balão de ar quente e comentam os créditos iniciais; e a canção “Hey a Movie!“, em que explicam todo o enredo do filme — e ganharam o apreço do público e dos críticos.


listas-muppets-004

Como é bom estarmos juntos de novo! Esse longa-metragem se tornou conhecido por apresentar os Muppets Babies, as versões infantis dos fantoches, através da música “I’m Gonna Always Love You“, e dar início à popular série animada. Mas essa não é a sua única qualidade. A trilha sonora, indicada ao Oscar®, é um de seus pontos fortes e traz músicas inesquecíveis. A ideia de colocar Kermit e seus amigos tentando fazer sucesso na Broadway está entre as melhores de todos os filmes da franquia. E claro, não poderíamos esquecer o tão comentado casamento de Miss Piggy e Kermit. Foi verdade ou não!?


listas-muppets-003

Por muitos anos, as pessoas se perguntaram qual a espécie de Gonzo, afinal, ele não se parece com nenhuma das criaturas conhecidas da Terra. Muppets do Espaço, lançado em 1999, vem com a missão de trazer uma resposta para essa curiosa pergunta. Embora não tenha conseguido a mesma aclamação dos seus antecessores, o longa-metragem usa e abusa da comédia e situações absurdas. Podemos destacar como ponto positivo o fato de todos os personagens aparecem morando na mesma casa — com direito a laboratório e um único banheiro. Porém, o ponto negativo é o fato dos Muppets não cantarem e todas as músicas serem usadas apenas como trilha sonora.


listas-muppets-002

Após um extenso impasse de aquisição de direitos entre a Disney e os familiares de Jim Henson, finalmente tivemos o primeiro fruto dos nossos queridos fantoches, agora oficialmente na casa do Mickey. Com um elenco e roteiro afiados, o filme marcou o que seria a renascença dos Muppets na atualidade, repleto de boas canções, participações especiais e o carisma que não poderia faltar. Nele, Kermit precisa reunir a grande turma de volta para evitar que seu antigo teatro seja destruído. Outra vez, foi um sucesso de público e crítica; os Muppets estavam de volta!


listas-muppets-001

Elenco bom, músicas boas, roteiro regular, mas levemente interessante. O sucesso do primeiro filme totalmente pelas mãos da Disney levou, evidentemente, à produção de uma sequência, afinal, este era o objetivo; revitalizar a franquia. Muppets 2: Procurados e Amados (2014) é um filme divertido de se assistir, as músicas e as brincadeiras deixam o filme muito bom. Mas não parece exatamente um filme dos Muppets, o excesso de computação gráfica e complexidades desnecessárias descaracterizam um pouco o que os fantoches sempre representaram. E isso se refletiu nas bilheterias baixas e nas críticas negativas, levando a uma interrupção nos projetos da franquia nos cinemas. Felizmente, os Muppets voltaram em 2015 à televisão e esperamos que voltem logo aos cinemas nos próximos anos, mas com o carisma Muppet que é preciso. Afinal, não é fácil ser verde!


E chegamos ao fim de mais uma edição da Listas 2000! Qual dos filmes acima você já assistiu? Se assistiu apenas aos novos, não perca mais tempo e dê uma chance aos antigos, e será surpreendido, além de entender muitas piadas e referências atuais. Não se esqueça de comentar e nos contar se pretende assistir a um dos filmes da nossa seleção.

~ por Jonas Lucas

listas-muppets-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

"Aqui, no entanto, nós não olhamos para trás por muito tempo. Nós continuamos seguindo em frente. Abrindo novas portas e fazendo coisas novas, porque somos curiosos. E a curiosidade continua nos conduzindo por caminhos novos." - Walt Disney



  • Gabriel M. Santos

    Acho que ficou faltando O Conto de Natal dos Muppets, é o maior sucesso deles no Brasil.