Clássicos na Crítica | Nem que a Vaca Tussa

vaca-critica-inicio-camundongoclassicos-na-critica-aviso

“Por mais que as coisas fiquem ruins, tem sempre alguém que está pior”

Maggie

Nem que a Vaca Tussa é o quadragésimo quinto filme do Walt Disney Animation Studios, lançado em 2004 e considerado por muitos o pior filme da Disney e a razão do desandamento dos filmes em animação tradicional. Ao contrário do que muitos pensam, ele não é bobinho se você analisá-lo a fundo e encaixá-lo no contexto no qual foi criado.

A história do filme é a seguinte: depois de todo o rebanho da fazenda Dixon ter sido roubado pelo Alameda Slim e os irmãos Willy, Maggie — uma vaca grande de cabeça dura e animada — teve que ser transferida da fazenda, porque seu dono não tinha como sustentar a terra e o animal. Então, ela vai para a Pedacinho do Céu, uma fazenda em que todos os animais vivem em harmonia e lá ela conhece as vacas Calloway e Grace.

NQAVT - MEIO1

No mesmo dia, o xerife da cidade, Sam Brown, vai à fazenda montado em seu cavalo, Buck para entregar a terceira notificação do banco que, se a dona da fazenda, Pearl Gesner, não pagar a dívida, sua terra irá a leilão. Nesse ponto, começa o primeiro desafio do filme que é a tentativa de sanar a dívida. Chateada com o que aconteceu, Pearl entra para dentro de casa e a novata Maggie tem uma ideia.

Maggie, Grace e a senhora Calloway vão para a cidade em busca de Buck para que ele adie a data da notificação de três dias para que dê tempo de elas conseguirem um dinheiro na feira agropecuária que premia os animais mais bem-cuidados e que Maggie conhecia bem, pois ela era uma vaca premiada.

NQAVT---MEIO2

Ao conhecer a cidade, elas se assustam devido ao barulho, e se metem numa situação engraçadas com dançarinas de bar e quando, finalmente, encontram com Buck, ele se recusa a fazer aquele favor, devida à sua personalidade de cavalo — se é que vocês me entendem. Ao notarem que as ideias de salvar a fazenda estavam se esgotando, as três vacas veem Rico, um famoso “herói”, pegando mais um bandido e recebendo a grana do xerife.

Eis que, então, após ouvir que o xerife daria 750 dólares — valor necessário para recuperar a fazenda — para quem capturasse o Alameda Slim, Maggie sugere a ideia de pegarem o vilão e usarem o dinheiro para pagar a dívida. Claramente, a senhora Calloway se opões à ideia, porém, elas acabam indo em direção a uma boiada ao serem amarradas em uma carroça.

NQAVT---MEIO3

Quando chegam lá, elas presenciam Alameda Slim e os Willies hipnotizando cinco mil cabeças de gado — em cenas semelhantes ao desfile dos elefantes em Dumbo (1941) —, incluindo Maggie e a senhora Calloway, mas Grace consegue segurá-las para que não entrassem no feitiço do tiroleio. Após perceberem o que aconteceu, elas seguem na sua busca pelo Slim.

No entanto, nesse meio tempo, Rico e Buck — cavalo que foi trocando pelo Rico após ficar agitado perto das vacas — também estão atrás do vilão. Afinal, quem é Alameda Slim? De dia ele é o famoso latifundiário Yodel, comprador nos leilões das fazendas e de noite ele é o rei do tiroleio. Tudo isso devido a um rancor que, após trabalhar nos ranchos mais chiques, os latifundiários não reconheceram seu trabalho, então, ele resolve se vingar comprando cada pedaço de terra

NQAVT---MEIO4

Nesse momento, quando ele explica sua situação de raiva, percebe que um pedacinho de terra estava escondido no mapa graças a um de seus sobrinhos que se sentava sempre no mesmo lugar. E eis que essa pedaço era a fazendo Pedacinho do Céu — que foi colocada para leilão —, mesmo que pequena, seu desejo de possuir aquela terra é inegável.

Enquanto isso, as vacas começam a seguir as pegadas de Buck, mas por conta de uma chuva, elas acabam perdendo as pegadas e tentam sobreviver à tempestade, lutando para achar um pedaço de terra que esteja acima do nível d’água. Maggie e senhora Calloway discutem e cada uma resolve tomar seu caminho, assim que a água abaixar.

NQAVT---MEIO5

No dia seguinte, elas conhecem Jack, o coelho da sorte que também foi expulso de sua fazenda e que sabe onde o vilão está, e isso motiva as vacas a voltarem a buscar pelo Slim. Senhora Calloway, por sua vez, se opões à ideia de novo, mas Maggie a convence quando diz que após conseguirem o dinheiro, ela irá embora da Pedacinho do Céu.

Na Mina do Eco, onde Slim e os Willies estão, chega o senhor Weasley para comprar as cinco mil cabeças de gado. No mesmo momento, as vacas, Jack e Buck chegam ao local, mas Junior, búfalo do Alameda Slim, permite somente a entrada das vacas ,e então, após entrarem, começam a planejar como irão capturar o vilão sem serem hipnotizadas pelo tiroleio.

NQAVT---MEIO6.1

Durante o momento de pegar o vilão e levá-lo para a justiça, elas descobrem que o Rico trabalhava para o Slim, encobrindo suas pistas. Buck, que tinha virado o corcel de Rico, se decepciona ao descobrir a verdadeira identidade de seu herói e ajuda as vacas escaparem do trem no qual estavam presas.

Quando perceberam que o Slim já havia ido comprar a Pedaço do Céu, as vacas se sentem desmotivadas e dessa vez, a senhora Calloway é quem ajuda Buck, Grace, Maggie e Jack a dirigirem o trem até a fazenda.

NQAVT---MEIO7.1

Ao chegarem na fazenda com um trem desgovernado, todos os animais começam a atacar o Alameda Slim até revelarem aos humanos sua verdadeira identidade. O vilão é preso e as vacas ficam com a fazenda, incluindo Maggie, que é convidada a ficar na Pedaço do Céu.

A história não é ruim. Não é um conto de fadas, mas tem todos os elementos Disney  — motivação, superação e correr atrás dos seus objetivos — e traz uma mensagem bem bacana sobre a mudança de um lugar e não desistir de seus objetivos, independente de quem ou o que você seja. Agora, vamos inserir o filme no contexto.

NQAVT---MEIO8.1

O filme começou a ser produzido em 2001, o ano em que foi marcado nos Estados Unidos pelo atentado de 11 de Setembro. Logo, vocês tem influências diretas, como a canção “Vai o Sol Outra Vez Brilhar?” que, de acordo com Alan Menken, foi exatamente inspirada nesse momento. Será que depois de tempos difíceis ainda teremos algo bom?

Então, o filme em si tem esse elemento da volta às origens dos Estados Unidos e leva em conta a questão de superação após um momento ruim. Porém, assim como A Nova Onda do Imperador (2000), Nem que a Vaca Tussa (2004) passou por uma mudança de história. A ideia original era que Jack, o coelho, seria o protagonista, que lutaria contra o Alameda Slim e os Willies, que eram uma gangue de ladrões fantasmagóricos que armaram para roubar rebanhos de gado.

NQAVT---MEIO9

O nome seria Sweatin Bullets (Suando Frio, em tradução livre), mas devido a questões de classificação indicativa — seria um filme para maiores de 13 anos, graças às possíveis cenas com sangue —, eles mudaram a história e imagino que também foi feito para refletir o momento que a sociedade estadunidense estava passando.

Bom, pra mim, existem vários pontos relevantes e ultra positivos no filme. Um deles é a música. A trilha sonora, feita por Alan Menken, foi o último trabalho dele entre o período de Renascença (1989-1999) e Renascimento (2009-hoje). Pelas notas e harmonia das músicas, você percebe que foram compostas por ele.

NQAVT---MEIO10

O estilo é aquele country bem americano, com vários tons de bandolim e as letras são imersas nesse universo do interior e sertão. São melodias gostosas e que encaixam perfeitamente com cada momento do filme.

E claro, o outro ponto relevante e positivo é a dublagem brasileira que é sensacional. Para alguns o filme pode até ser ruim, mas é inegável que a dublagem é impecável. Na minha opinião, superior a Frozen: Uma Aventura Congelante (2013). Cláudia Rodrigues interpreta Maggie; Fernanda Montenegro, a senhora Calloway; e Isabela Garcia, a jovem Grace.

NQAVT---MEIO11

Foi um trio que deu certo. Suas personalidades são bem refletidas nas personagens, existe o equilíbrio perfeito entre a comédia, a sabedoria e os desafios. Nada foi perdido no quesito de dublagem, tudo foi bem adaptado para o espaço, ou seja, você tem o sotaque de interior, mas não é aquela coisa forçada e debochada, mas sim o sotaque “de raiz”.

Bom, eu acho que valeria a pena todos assistirem novamente ao longa pensando nesses pontos levantados na crítica. Vale a pena dar uma nova chance ao filme. Eu entendo que muitos críticos o insultem falando que ele está perto de O Caldeirão Mágico (1985) no quesito de desastre, mas se olharmos mais profundamente, Nem que a Vaca Tussa (2004) possui sua beleza e sua história, que, como tudo na Disney, possuem sua magia.

vaca-critica-final-camundongo

Written by Catarina

Colecionadora de tsum tsums, seu filme favorito da Disney varia de acordo com o humor. Apaixonada pelas trilhas sonoras da Disney e o mascote do site é o seu maior xodó gráfico.

9 Comments

Leave a Reply

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Loading…