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Piper, novo curta da Pixar, apresenta uma protagonista extremamente adorável

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Cada longa-metragem do Pixar Animation Studios é sempre antecedido por um curta durante a sua exibição nos cinemas. Recentemente, tivemos Lava (2014) e Os Heróis de Sanjay (2015). Na última semana, o estúdio anunciou qual o seu próximo projeto nessa área: Piper, cuja estreia acontecerá antes de Procurando Dory, a partir de 30 de Junho, no Brasil.

Em entrevista ao Entertainment Weekly, o diretor Alan Barillaro comentou sobre o processo criativo da animação. A ideia surgiu enquanto Barillaro estava correndo pela orla da praia e observava os maçaricos, uma espécie de pássaros, reagindo às ondas do mar na tentativa de pegar comida.

Arte conceitual de Piper, feita por Jason Deamer.

Dessa forma, Barillaro começou a desenhar um personagem sem falas e com medo da água, o qual ele precisa superar para poder comer. Para o diretor, essa é uma oportunidade do público observar o mundo real de uma nova perspectiva, onde a água é extremamente assustadora vista de apenas dois centímetros de distância da areia.

Andrew Stanton, diretor de Procurando Dory, com quem Barillaro trabalhou em Procurando Nemo (2003) e Wall-E (2008), viu os esboços e o incentivou a continuar trabalhando no conceito. “Há um enorme incentivo na Pixar (…) Se não fosse por esse encorajamento, eu teria parado ainda na fase de testes,” comenta Barillaro.

Animador Alan Barillaro faz sua estreia como diretor de curta-metragem.

E a partir desse momento, a história começou a crescer e Piper, originalmente visto apenas como uma brincadeira com o software de animação, se tornou um curta. O roteiro, então, passou a ser sobre uma filhote de maçarico, chamada Piper, aprendendo com seus pais e um novo amigo — um pequeno caranguejo eremita — a lidar com a cadeia alimentar.

Para o The Hollywood Reporter, o diretor definiu o estilo da animação como uma mistura de diferentes elementos, incluindo as ilustrações do renomado artista Norman Rockwell, macro fotografias e realismo, além de se basear em sua experiência como supervisor de animação em Wall-E (2008).

Alan Barillaro, sentado no chão, participando de uma das reuniões para Wall-E (2008).

Outra fonte de inspiração foram os próprios maçaricos encontrados na Califórnia, estado da sede do estúdio da luminária. Assim, a equipe visitou a praia em diferentes momentos do dia para poder fotografar os pássaros em emoções diversas e também sob iluminação distintas.

Barillaro, por fim, revelou ter começado o projeto usando temporariamente as músicas do compositor e cantor Adrian Belew, o qual aceitou participar e escrever a trilha sonora. “Eu queria capturar a personalidade de Piper, e das ondas e do oceano como personagens — e quais são os sons [e a aparência] de se estar a centímetros do chão,” revela.

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Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".