A Bela e a Fera | Novo trailer promete uma readaptação muito fiel ao clássico

0

bela-fera-poster-redoma-camundongo

O trailer da adaptação com atores de A Bela e a Fera foi lançado há algum tempo, é verdade. Mas nós, do O Camundongo, ainda não tivemos a oportunidade de compartilhar com vocês nossas primeiras impressões. E, mais importante, ouvir o que vocês acharam desse primeiro contato com a trama do filme.

Que tal primeiro relembrarmos quais atrizes e atores constituem esse elenco estelar? Temos Emma Watson (Bela), Dan Stevens (Fera), Luke Evans (Gaston), Josh Gad (Le Fou) Ian McKellen (Horloge), Ewan McGregor (Lumière), Emma Thompson (Madame Samovar) Kevin Kline (Maurice) e Stanley Tucci (Cadenza). Uau!

Trailer legendado de A Bela e a Fera:

Ah, e não podemos nos esquecer que esse filme será um musical. O que quer dizer que várias das músicas clássicas que amamos, compostas por Alan Menken e Howard Ashman, estarão de volta! Quem está morrendo de curiosidade para ver a sequência de “Be Our Guest“? Eu! Outras canções originais, compostas também por Menken, serão adicionadas ao longa. Mal posso esperar para ouvi-las!

Bem, sem mais delongas vamos aos comentários. O vídeo começa sobrevoando o topo de várias árvores e terminando com a logo do castelo da Disney alterada. O que vemos é o castelo da Fera reimaginado para esse filme. Um castelo muito mais sombrio e isolado do que o original. Assim como no teaser anterior, a trilha sonora nos arrepia e aflora nossa nostalgia, pois é a mesma tocada durante o prólogo do clássico.

bela-fera-trailer-001

Logo de início, vemos a Ala Oeste e o retrato do príncipe em sua versão humana. Uma versão jovem, a propósito. Na animação original, ele possui vinte e um anos quando se encontra com Bela. E já que a canção “Be Our Guest” diz que se passaram dez anos desde o feitiço, podemos deduzir, então, que o príncipe tinha apenas onze anos quando foi enfeitiçado. Quanto anos terá ele nessa versão?

Tudo está coberto por neve quando Maurice se aproxima do castelo montado em seu cavalo. Ele não parece estar em perigo como no original, não há sinal de lobo algum. Na verdade, a cena parece ser tirada diretamente do conto clássico escrito séculos atrás, no qual Maurice teria entrado no jardim da Fera para pegar uma única rosa a pedido de sua filha, Bela.

bela-fera-trailer-002

Falando nela, Bela chega ao castelo e encontra seu pai na masmorra, assim como na animação. E, assim como no desenho, ela pede que Fera se coloque sob a luz para que ela possa enxergá-lo melhor. E então vemos, realmente pela primeira vez, o visual final do personagem. Confesso que acho muito cedo para opinar sobre a maquiagem. É preciso ver o personagem interagindo com atores reais para formar uma opinião.

É possível, no entanto, notar que há diferenças entre o design do personagem da animação, e a caracterização de Dan Stevens. Diferenças como suas feições que parecem mais humanas, principalmente por terem mantidos seus olhos azuis tão importantes para demonstrar humanidade. Outra mudança foi o formato de seus chifres. Antes pequenos e curvados para frente, aqui são longos e voltados para trás.

bela-fera-trailer-003

Seguimos com a clássica cena da Fera pedindo para ver Bela em seu espelho mágico. O formato do objeto também foi completamente alterado, mas continua sendo um espelho de mão. Quando o personagem fala, podemos ouvir ao fundo a voz de Stevens sob distorções de som. Quem sabe, assim como na animação, sua voz não vá se alterar ao longo da trama e se tornar cada vez mais humana.

O trailer continua com várias cenas que parecem terem sido tiradas diretamente da animação, por serem tão fiéis. Vemos Horloge e Lumière tentando convencer a Fera de que Bela pode ser a garota escolhida para quebrar o feitiço. Vemos Zip e Madame Samovar mostrando o castelo à Bela e dizendo-lhe que a Fera não é tão má quanto parece. Diálogos que a maioria de nós sabe de cor, mas que tomam nova forma.

bela-fera-trailer-004

Assim como a caracterização do protagonista, é muito cedo para julgar a animação dos objetos encantados. Por enquanto, parece-me que Lumière e Horloge foram bem adaptados, realmente passando a impressão de serem utensílios domésticos vivos. Porém, Madame Samovar e seu filho causam estranheza, já que suas feições foram feitas utilizando os padrões pintados sobre sua porcelana o que os deixa parecendo desenhos animados e destoam dessa nova versão.

Outra cena com a qual já estamos familiarizados é a de Fera salvando Bela de uma alcateia. Sua readaptação parece ter ficado ótima, transmitindo real perigo e mostrando uma Fera realmente bestial. Algo que me pergunto é: quanto tempo terá passado ao longo desse filme? Durante a animação, podemos ver as mudanças da estação. Mas no trailer, todas as cenas parecem ter a presença de neve o que torna impossível estimar.

bela-fera-trailer-005

Temos poucos segundos de Gaston em tela, e menos ainda de Le Fou. É impossível, por enquanto, julgar a atuação de Luke Evans. Só o que podemos perceber é que ele seguirá sua trama original na qual deseja matar a Fera. Será sua intenção também ter a mão de Bela em casamento? Alguns fotos já divulgadas mostram cenas de Bela e Gaston conversando na vila.

Passarinhos são substituídos pelo belo cavalo de Bela na tradicional cena na neve, na qual o casal começa a se afeiçoar um pelo outro. A fotografia é belíssima. Aliás, todos os cenários apresentados são deslumbrantes e ricos em detalhes. São bem diferentes do material original, é verdade. Mas parecem carregar a mesma essência e criar a mesma atmosfera de magia. Além de serem bem mais fiéis historicamente.

bela-fera-trailer-006

Devo admitir que tenho sentimentos conflitantes quanto às próximas cenas do trailer. São cenas icônicas e pelas quais sou apaixonada, estou morrendo de curiosidade de assisti-las em todo o seu esplendor nas telas de cinema. E justamente por isso gostaria que não as tivessem mostrado no trailer.

A primeira é o momento no qual Fera entrega à Bela sua imensa biblioteca. Baseando-me em alguns vídeos extras liberados dos atores ensaiando suas falas, acredito que iremos ver a cena na qual Bela ensina à Fera a ler. Essa cena não está presente na versão de cinema da animação, mas foi adicionada no lançamento de aniversário do VHS e na antiga peça da Broadway.

bela-fera-trailer-007

E a segunda é a clássica cena do baile. Cena essa que se mostra extremamente fiel à da animação, inclusive em seus movimentos de câmera. Muitos se incomodaram com a simplicidade do vestido de Bela. No entanto, acredito ter sido uma escolha de design muito coerente. Todos os cenários são bastante carregados de detalhes, escuros e pesados visualmente. O vestido de Bela se destaca justamente por ser simples e leve.

Quase ao fim, podemos ver uma montagem com alguns momentos da luta entre Fera e Gaston nos telhados do castelo, intercalados com cenas de Bela em seu vilarejo e bailes no castelo. E fechamos com a rosa encantada perdendo mais uma de suas pétalas.

bela-fera-trailer-008

Pelo trailer, podemos inferir que a adaptação será muito fiel à animação. Sabemos, porém, que com certeza mudanças serão feitas. O que é ótimo, já que depois de vinte e cinco anos já conhecemos a história original de cor e será interessante ver conflitos e elementos novos. Como o fato de Bela ser uma inventora e não apenas a filha de um. A grande dúvida é: o que mais será mudado?

Serão essas mudanças para melhor contar a história ou apenas uma exigência das narrativas com protagonistas femininas dos dias de hoje? Cinderela (2015) já mostrou que é possível acrescentar e alterar elementos novos respeitando o clássico, não podemos esperar menos cuidado com a primeira animação Disney a concorrer ao Oscar® de Melhor Filme.

bela-fera-trailer-009

É uma pena que haja poucas falas ao longo do trailer e nenhum trechinho das canções. Seria ótimo poder ver um pouquinho da atuação de tantos talentos! Como fã das vozes nacionais da animação de 1991, também estou extremamente curiosa para ver quem serão os dubladores brasileiros. Como ouvir as canções clássicas em outras vozes? Como não querer Gaston e Fera com a mesma voz de Garcia Jr.?

Esse trailer aumentou ainda mais minhas expectativas para esse lançamento (como se elas já não estivessem altas o bastante). E vocês, Camundongos, o que acharam do trailer? Não deixem de comentar contando o que mais gostaram e o que não os agradou tanto. A Bela e a Fera estreia, no Brasil, em 16 de Março de 2017!

A Bela e a Fera é a readaptação com atores do clássico animado, o qual reimagina os icônicos personagens de um conto tão antigo quanto o próprio tempo para um público moderno, mantendo as músicas originais e adicionando várias novas canções. A Bela e a Fera conta a fantástica jornada de Bela, uma brilhante, bonita e independente jovem mulher, a qual é feita prisoneira por uma fera em seu castelo. Apesar de seus medos, ela se torna amiga dos objetos encantados do castelo e aprende a enxergar além da horrível aparência da Fera e descobre o coração e a alma gentis do verdadeiro Príncipe aprisionado ali.

bela-fera-final-biblioteca-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

Designer Gráfico, Disney freak, viciada em café, quer ser roteirista e princesa quando crescer. Têm mais livros do que deveria e leu mais vezes “Orgulho e Preconceito” do que têm coragem de admitir.