Listas 2000 | Contos de Fadas para serem adaptados pela Disney

listas-contos-inicio-camundongo

“Um dia você estará velho o bastante para voltar a ler contos de fadas.”

C. S. Lewis

Walt Disney Animation Studios se tornou famoso pelas adaptações de contos de fadas. Durante noventa e dois anos, foram diversos, desde Branca de Neve e os Sete Anões (1937) e Cinderela (1950), passando por A Pequena Sereia (1989) e A Bela e a Fera (1991), até Enrolados (2010) e Frozen: Uma Aventura Congelante (2013).

Em 2018, será a vez de João e o Pé de Feijão ganhar a sua versão animada através de Gigantic. Para ajudar o estúdio a decidir qual será o próximo conto a ser adaptado, selecionamos alguns dos nossos preferidos, incluindo dois baseados no folclore nacional. Será que o seu favorito está entre eles?


listas-contos-007

Hans Christian Andersen foi um dos maiores escritores da História. Em seu conto A Pastora e o Limpador de Chaminés, Andersen narra um romance entre dois bonecos de porcelana. Porém, como toda boa história, existe um vilão: um raivoso sátiro com intenção de se casar com a pastorinha. Um dia, o sátiro pede ao Velho Chinês, considerado como o avô da moça, a sua mão em casamento. Em prantos, ela clama pela ajuda do Limpador de Chaminés e eles elaboram um plano de fuga. O conto se desenrola de forma interessante e ainda possui um final feliz, algo bem típico das animações da Disney.

~ por Lucas


listas-contos-006

Uma das histórias mais tristes dos contos de fadas, A Vendedora de Fósforos conta a vida de uma garotinha muito pobre, enfrentando um frio extremo com nada mais do que uma caixinha de fósforos, após a morte de sua avó. No conto, a garotinha morre ao final do calor do último fósforo, porém, em uma adaptação da Disney, poderíamos ter um final mostrando o reencontro da menina com sua avozinha, para nos deixar mais acalentados com a situação.

~por Sarah


listas-contos-005

Que tal uma revisita à Grécia Antiga? Muitos podem não saber, mas o Lobisomem ou licantropo (do grego lykos, “lobo” e anthrōpos, “homem”), é uma figura lendária, com origem na mitologia grega. De acordo com o mito, um homem pode se transformar em lobo ou um ser canino em noites de lua cheia, retornando à forma humana ao amanhecer. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo. Para matar um lobisomem, é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata. Assim, temos até uma bela sugestão de direção para este sombrio conto, nosso conhecido Tim Burton, responsável pela idealização de O Estranho Mundo de Jack (1993), Alice no País das Maravilhas (2010) e Frankenweenie (2013). Dá pra farejar que seria coisa boa, não é mesmo?

~ por Jonas


listas-contos-004

Depois de Zé Carioca, seria interessante um conto brasileiro ser adaptado pelos olhares dos animadores da Disney. Por que o mar tanto chora? é uma história ambientada em Sergipe e conta sobre uma rainha cuja única filha, Maria, nasceu com uma cobra enrolada no pescoço, chamada Dona Labismina. Uma história que mostra como nos cegamos pela felicidade a ponto de nos esquecer de quem realmente nos proporcionou esses momentos. Dona Labismina esteve sempre ao lado Maria quando ela precisou, mas quando foi ao contrário, descobrimos o porquê do mar tanto chorar. Até consigo imaginar as artes e canções…

~ por Catarina


listas-contos-003

O Lago dos Cisnes é um balé de Tchaikovsky — cuja versão de A Bela Adormecida inspirou a trilha do clássico do Walt Disney Animation Studios — e conta a história de Odette, uma garota que é transformada em cisne pelo feiticeiro Rothbart. Há uma versão da história em animação bem conhecida pelos fãs que foi distribuída pela Sony, chamada A Princesa Encantada (1994). No entanto, seria mágico ver o clássico ganhar a marca da Disney, sendo um pouco mais fiel aos elementos da história original. O mais rico seria a composição de Tchaikovsky fosse tratada com o mesmo primor que A Bela Adormecida.

~ por Humberto


listas-contos-002

Quando criança, um pequeno livro cheio de ilustrações bonitas me encantou. Um livro com nome difícil que contava a história de uma jovem que precisava provar ao rei que era capaz de tecer palha em ouro ou seria morta. Durante várias noites, um homenzinho esquisito apareceu e aceitou ajudá-la em troca de jóias. Mas quando ela nada mais tinha para trocar, ele pediu seu primeiro filho. O rei, feliz com tanto ouro, tornou a jovem sua rainha e ela logo engravidou. Quando o homenzinho apareceu para cobrar a criança, ela implorou que ele aceitasse outra coisa. Mas ele nada quis. Disse que se ela adivinhasse seu nome em três dias, ele pouparia a criança. A versão mais famosa do conto foi registrada pelos Irmão Grimm há muito anos. Recentemente. a Disney apresentou seu primeiro Rumpelstiltskin no seriado Once Upon a TimeNo entanto, adoraria ver uma animação da história. Quem sabe a primeira onde o vilão é o protagonista?

~ por Caroline


listas-contos-001

O Caipiora é uma lenda brasileira, e foi a minha escolhida para uma adaptação do Walt Disney Animation Studios. Embora o folclore brasileiro seja muito rico, esta é uma das lendas que mais gosto. O Caipora é uma criatura que protege os animais dos caçadores, e vai atrás de todos aqueles que caçam além da necessidade. Com cabelos de fogo, a criatura anda montada em um porco do mato e é o terror dos vilões das florestas. Além de uma excelente adaptação, ainda poderia haver continuações, talvez até colocando seu parente, o Curupira, em uma sequência.

~ por Alvaro


Então, gostaram de nossa seleção? Qual conto de fadas você gostaria de que o Walt Disney Animation Studios adaptasse para os cinemas em um futuro próximo? Não deixe de comentar e de nos seguir no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Tumblr. Até mais, Camundongo!

listas-contos-final-camundongo

Escrito por Equipe

"Aqui, no entanto, nós não olhamos para trás por muito tempo, Nós continuamos seguindo em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas, Porque somos curiosos... E a curiosidade continua nos conduzindo por novos caminhos. Siga em frente." - Walt Disney