Listas 2000 | Mascotes animais da Disney que queremos ter

listas-mascotes-inicio-camundongo

“Calma, rapaz! Não tenha medo, nós somos amigos. Não fica nervoso. Cinderela também é. É amiga, é boazinha. Assim, vamos! Zuk-zuk.”

Jaq (Cinderela)

Conforme nosso Editorial antecipou, o mês de Março será dedicado à Cinderela. A personagem é conhecida por ser uma das princesas mais amáveis e gentis, então, não é de se espantar que os animais queiram ser amigos dela, desde camundongos e passarinhos a cachorros e cavalos.

Por isso, para a primeira Listas 2000 desse mês, escolhemos os dez mascotes animais perfeitos que todo protagonista gostaria de ter como companheiro (e nós também!), tendo como inspiração a diminuta dupla Jaq e Tatá.

Limitamos o nosso campo de pesquisa aos cinquenta e quatro longas-metragens do Walt Disney Animation Studios e mesmo assim foi uma tarefa complicada chegar a esse resultado. Esperamos que gostem, vamos!?


listas-mascotes-010

Nosso décimo colocado vem diretamente de Arendelle, o reino fictício de “Frozen: Uma Aventura Congelante” (2013): Sven. Essa rena de estimação está junto de seu dono e melhor amigo, o montanhês Kristoff, desde quando os dois eram pequeninos. Apesar de Sven não poder falar, ele e Kristoff se entendem muito bem através de expressões e gestos, a ponto do admirador de gelo conseguir falar por ele (como se renas realmente falassem daquele jeito…). Não poderia haver um companheiro tão bom, afinal renas são melhores do que gente, não é?


listas-mascotes-009

Meeko é um dos amigos animais da índia Pocahontas, junto com o beija-flor Flit. Ele é um sagaz guaxinim, muito ganancioso e curioso. Está sempre roubando comida – aliás, é um grande fã dos biscoitos do John Smith – e itens alheios. Um de seus passatempos é perturbar Percy, o cachorro do Governador Ratcliffe. Meeko também é capaz de fazer tranças nos cabelos e de colocar Pocahontas em problema. Porém, ele está sempre disposto a ouvi-la desabafar.


listas-mascotes-008

Amados por uns e odiados por outros. Assim é o Gato Risonho, que ocupa a oitava posição dessa lista. Com o corpo listrado de roxo e rosa, o Gato Risonho tem sempre estampado um grande sorriso enigmático em seu rosto, tão misterioso quanto ele próprio. Entre as suas habilidades estão desaparecer e remodelar o seu corpo. Embora não seja um mascote propriamente dito, ele se tornar um guia para Alice no País das Maravilhas e, por esse motivo, aparece em nossa lista. Só é difícil saber se ele quer ajudá-la ou confundi-la ainda mais…


listas-mascotes-007

Pascal é o amigo leal e confidente de Rapunzel, a protagonista de “Enrolados” (2010). Por quase dezoito anos, Pascal era o único companheiro da garota de longos, longos, longos cabelos e o grande incentivador para que ela explorasse o mundo exterior. Os dois costumavam brincar de pique-esconde, ventriloquismo, xadrez, dardos, além de cozinharem, pintarem e costurarem juntos. Mesmo extremamente pequeno, o camaleão não hesita em proteger Rapunzel. São inúmeras as vantagens de tê-lo como mascote!


listas-mascotes-006

Uh-oh. Nosso sexto selecionado é o responsável por todas as crianças crescidas na década de 1990 quererem um macaco de estimação: Abu! Obcecado por itens brilhantes e muito valiosos, o macaquinho é muito fiel e sorrateiro, gosta de intrigas, odeia o perigo e sabe ser gentil quando quer. O temperamento de Abu é bem instável e ele pode se irritar facilmente, então, não tente fazê-lo de tolo, pois a situação não será bonita. Mesmo com seus defeitos, Abu é um ótimo melhor amigo animal, do tipo que sempre nos faz sorrir.


listas-mascotes-005

Um cavalo com asas. Chega até ser desnecessário comentar os motivos para Pegasus, de “Hércules” (1997), ser um ótimo mascote. Se já não fosse sensacional ter um cavalo como animal de estimação, ter um alado é ainda melhor, pois ele também pode ser usado como meio de locomoção. Pegasus foi criado a partir de nuvens por Zeus, como presente para seu filho recém-nascido, Hércules. Assim como todos nessa seleção, o cavalo com cérebro de passarinho é muito leal e permanece ao lado do protagonista mesmo nos piores momentos.


listas-mascotes-004

Claro, os animais que inspiraram a elaboração dessa lista, não poderiam ficar de fora. Jaq e Tatá são os escudeiros de Cinderela. Jaq é o líder dos camundongos amigos da gata borralheira, por ser esperto e corajoso – prova disso é o momento no qual enfrenta o gato Lucifer para conseguir um colar para Cinderela; enquanto Tatá é mais avoado e está sempre preocupado em manter a sua barriga cheia. Juntos, eles foram um ótimo time, disposto a salvar sua amiga humana das crueldades de Lady Tremaine.


listas-mascotes-003

Por se assustar facilmente e entrar em pânico em diversas situações, Linguado poderia ser considerado um covarde, porém, quando Ariel mais precisa dele, o peixinho sempre vai ao resgate. Essa dupla inseparável está unida pela curiosidade de conhecer o mundo da superfície. Quando a pequena sereia faz um contrato com a bruxa do mar para se tornar humana, Linguado continua a se fazer presente, sempre buscando notícias dela e determinado a fazer com que ela tenha o seu final feliz, ainda que longe dele. Isso é uma prova de amor.


listas-mascotes-002

O Grilo Falante é, talvez, o personagem com a tarefa mais complicada. Seu companheiro de aventura não é um humano de verdade, é apenas uma marionete com vida e sem cordões. Ao despertar Pinóquio, a Fada Azul incumbiu ao Grilo Falante a missão de ser a consciência dele e fazê-lo andar no caminho certo para que pudesse se tornar um menino de verdade. Dessa forma, o Grilo é muito sábio, otimista e também um grande piadista. Ele também é um tanto valente e não tem medo de enfrentar criaturas muito maiores do que ele quando precisa defender seu melhor amigo.


listas-mascotes-001

A principal qualidade do nosso mascote perfeito é ser hilário. Mushu, do clássico “Mulan” (1998), era um dos guardiões da família Fa, mas foi rebaixado para o cargo de tocador do gongo. Após se envolver em uma confusão, ele se torna o protetor de Mulan, que fugiu de casa para batalhar na guerra. Ao lado do Grilo da Sorte, ele está sempre salvando Mulan de enrascadas e encrencas (bom, às vezes, ele é o responsável por elas…). É impossível não se afeiçoar ao dragão – que está em seu tamanho de viagem -, ele é carismático, sarcástico, engraçado e motivador. E todos sabem o que acontece quando ele se irrita, é desonra pra toda a família e sobra até pra vaca.


E chegamos ao fim de mais uma Listas 2000! Sentiram falta de algum mascote? Mudariam alguma das posições? Deixem as suas opiniões nos comentários, elas são importantes para nós. E não se esqueçam de nos acompanhar em todas as nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Tumblr. Até a próxima, pequeno Camundongo!

listas-mascotes-final-camundongo

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

10 Comments

Leave a Reply

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Carregando...