Viva – A Vida é Uma Festa | Animação vence em duas categorias do Oscar

Hollywood está passando por um momento muito importante e necessário, no qual as minorias estão ganhando mais espaço e voz. Assim, a nonagésima edição do Oscar®, realizada ontem, 04 de Março de 2018, no Dolby Theatre, em Los Angeles, foi marcada por vitórias, apresentações e discursos pautados na questão da importância da inclusão, da representatividade e da diversidade.

E entre os ganhadores da noite está Viva – A Vida é Uma Festa (2017), uma produção do Pixar Animation Studios. Dirigida por Lee Unkrich, responsável pelo premiado Toy Story 3 (2010), e co-dirigida por Adrian Molina, a obra venceu nas duas categorias nas quais concorria: Melhor Longa-metragem de Animação e Melhor Canção Original, pela música-tema “Remember Me“.

Viva – A Vida é Uma Festa vence o Oscar® de Melhor Longa-metragem de Animação

Inspirado no folclore e no festivo dia de finados do México, o filme conta a história de Miguel (voz original de Anthony Gonzalez), cujo maior sonho é se tornar um grande cantor, porém, a música é proibida em sua família. Em uma tentando convencer os seus familiares a acabar com a proibição, o garoto acaba indo para a Terra dos Mortos, onde conhece os seus antepassados e descobre a sua verdadeira origem.

Com um elenco de vozes totalmente latino, a animação se tornou a maior bilheteria de todos os tempos no México e trouxe avanços significativos no sentido de aumentar a visibilidade dos latinos e também de respeito aos mais velhos – embora ainda haja muito a ser feito. Em seu discurso, o diretor Lee Unkrich agradeceu aos mexicanos por suas tradições e belíssima cultura.

Alfred Molina, Darla K. Anderson, Anthony Gonzalez e Lee Unkrich.

Nós tentamos, com Viva – A Vida é Uma Festa, dar um passo à frente rumo a um mundo no qual todas as crianças possam crescer assistindo a personagens em filmes que se pareçam, conversem e vivam como elas vivem. Pessoas marginalizadas merecem sentir o quanto elas são importantes. Representatividade é importante,” declarou Unkrich. Darla K. Anderson, produtora do longa-metragem, também compartilhou do mesmo sentimento

Viva é a prova de que a arte pode mudar e conectar o mundo. E isso apenas pode ser feito quando temos um lugar para ouvir toda e qualquer pessoa,” disse Anderson. E Molina completou: “Amor e agradecimentos a minha família, a minha comunidade latina e a meu marido, Ryan. Cada um por expandir o significado de sentir orgulho de quem você é e de onde você vem. Nós esperamos o mesmo para todos que se conectaram com o filme.”

Viva – A Vida é Uma Festa vence o Oscar® de Melhor Canção Original

Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, compositores de “Remember Me“, igualmente utilizaram parte de seu tempo de discurso para destacar a necessidade de haver mais diversidade e representatividade de gêneros nas demais categorias da premiação. A estatueta de Melhor Canção Original foi dedicada à memória da mãe de Robert, que faleceu recentemente.

A vitória elevou o compositor a um patamar inédito, pois Robert se tornou a primeira pessoa a ter um EGOT duplo. Em 2014, ele e sua esposa venceram o prêmio pela música “Let it Go“. A música e a trilha sonora de Frozen: Uma Aventura Congelante (2013) renderam à dupla dois Grammys. Robert possui ainda dois Emmys, por Super Fofos! (2006-2013); e três Tonys, pelos musicais The Book of Mormon e Avenue Q.

Música-tema: “Remember Me

Apesar de a música ter sido banida há gerações em sua família, Miguel (voz do novato Anthony Gonzalez) sonha em se tornar um grande músico como seu ídolo, Ernesto de la Cruz (voz original de Benjamin Bratt). Desesperado para provar o seu talento, Miguel se vê na deslumbrante e pitoresca Terra dos Mortos seguindo uma misteriosa sequência de eventos. Ao longo do caminho ele conhece o trapaceiro encantador Hector (voz original de Gael García Bernal), e juntos eles partem em uma jornada extraordinária para descobrir a verdade por trás da história da família de Miguel.

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carregando...