Camundongo na Cozinha | Torta Rústica de Ratatouille

CnC - 1300x1300 - TOPO

“Se a gente é o que a gente come, então só quero comer do bom e do melhor.”

~ Remy (Ratatouille)

Para iniciar 2015 de uma maneira mais gostosa, O Camundongo orgulhosamente apresenta a nova coluna Camundongo na Cozinha.  Traremos algumas receitas suculentas inspiradas nos filmes e nas séries da Disney para vocês fazerem em casa e se deliciarem!

Ao começar com essa coluna, eu sabia que a receita ideal seria o famoso Ratatouille, do filme de mesmo nome da Pixar. Só que para incrementar e fazer da maneira mais clássica possível, mostrarei como preparar uma Torta Rústica de Ratatouille que aprendi a fazer no programa do GNT “Cozinha Prática com Rita Lobo”.

Antes, vamos adicionar uma dose de história, pois informação nunca é demais. O Ratatouille é um prato francês de camponeses, que consiste em legumes assados no forno. A ideia surgiu como uma forma de minimizar o desperdício dos legumes, então aqueles que seriam jogados fora, eram colocados no forno e servidos em tortas ou ensopados.

Bom, chega de blá, blá, blá e vamos à receita! Primeiro, daremos início à massa, pois ela precisa ficar na geladeira por um tempo antes de abri-la.

CnC - 1300x1300 - MASSA

Ingredientes para massa:

[li]1 ovo[/li] [li]1 xícara e ¼ de farinha de trigo[/li] [li]100g de manteiga gelada[/li] [li]2 colheres de chá de sal[/li]

Primeiro, coloque a farinha de trigo, o sal e a manteiga no processador e bata até virar uma farofa.  Depois, adicione o ovo e bata novamente até começar a formar uma bola de massa. Em seguida, junte a massa, coloque-a em um saco plástico e deixe-a na geladeira.

CnC - 1300x1300 - Massa Preparo

Vamos passar para segunda e melhor parte da torta que é o recheio! Eu sei que alguns legumes não são do agrado de todos, mas substitua-os por aqueles que você gosta ou experimente essa mistura, você pode se impressionar.

CnC - 1300x1300 - RECHEIO

Ingredientes para o recheio:

[li]1 berinjela média[/li] [li]1 abobrinha[/li] [li]1 pimentão – eu usei o verde, mas podem usar qualquer um[/li] [li]1 alho poró grande sem as folhas[/li] [li]3 tomates médios – Se você quiser usar o tomate cereja, utilize três xícaras[/li] [li]1 cebola[/li] [li]4 dentes de alho[/li] [li]3 colheres de sopa de azeite.[/li]

Pré-aqueça o forno a 220ºC e na sequência corte a berinjela em rodelas de 1cm de espessura e depois corte-as em quatro. Não se esqueça de tirar uma das pontas. Coloque os pedaços em uma tigela com água e sal para tirar o gosto amargo da berinjela.

Enquanto isso, corte os outros legumes. Eu sugiro cortar os legumes em tamanhos pequenos, como foi feito com a berinjela para dar um bom recheio. Após cortados, você terá uma tigela colorida cheia de legumes gostosos. Retire a berinjela da água, espalhe-a em uma forma e despeje o azeite sob o legume. Coloque-a no forno e deixe por quinze minutos.

Aproveite esses minutos e vá lavar a louça que você usou para deixar a cozinha bem bonitinha. Depois desse tempo, retire a berinjela do forno e despeje-a na tigela com os outros legumes, misture, coloque novamente na forma, diminua a temperatura para 180 graus e volte ao forno por 30 minutos.

CnC - 1300x1300 - Recheio Preparo

A próxima etapa desse delicioso processo é abrir a massa. Quando estiver faltando quinze minutos para os legumes ficarem prontos, tire a massa da geladeira e cubra com um plástico a superfície onde você for abrir a massa. Coloque a massa nesse plástico e cubra a outra superfície da massa com outro plástico, isso facilita a abrir e, assim, você não precisará usar mais farinha. Com o rolo em mãos, faça uma cruz na massa, vá abrindo-a pelas diagonais e depois ajustando ao tamanho da forma que irá usar. Eu usei uma forma redonda com as laterais removíveis de 24cm.

Com a massa aberta (conforme a imagem), retire um dos plásticos e vire a massa na superfície da base da forma. Retire os legumes do forno e despeje-os em cima da forma (lembre-se de tirar o plástico que sobrou). Depois, feche as pontas que estão para fora da base da forma em cima do recheio. Para dar uma corzinha À torta, pegue um ovo, misture a clara e a gema e pincele a massa. Coloque a lateral na forma e leve ao forno por 45 minutos.

CnC - 1300x1300 - torta

TCHARAN! Sua Torta Rústica de Ratatouille está pronta! Apesar do tempo de preparo, é uma alternativa saudável e o recheio pode ser mudado de acordo com o gosto de cada um. Gostaram? Quero ver como vai ficar a torta de vocês! Postem nas redes sociais com a hashtag #CamundongoNaCozinha, pois nós aqui do site estaremos de olho. Não esqueça de nos seguir em todas as nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram, noTwitter e no Tumblr. Bon appétit, Camundongos!

CnC - 1300x560 - FINAL

Escrito por Catarina

Colecionadora de tsum tsums, seu filme favorito da Disney varia de acordo com o humor. Apaixonada pelas trilhas sonoras da Disney e o mascote do site é o seu maior xodó gráfico.

7 Comments

Leave a Reply

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Carregando...