Listas 2000 | Músicas cortadas da versão final de Frozen

listas-frozen-musicas-inicio-camundongo

“Life’s too short to be so desperate to be loved, that I only ever thought of me. I wish I saw things clearly. I guess I’m just not the sort. Now all I know is life’s too short.”

Life’s Too Short (Reprise)

Durante os seus vários anos ou até mesmo décadas de produção, um longa-metragem animado passa por muitas mudanças. Roteiros são reescritos, personagens são cortados, outros são criados, atores abandonam o projeto por conflitos de agenda, e muitas músicas são excluídas, assim como aconteceu com Aladdin (1992).

Para Frozen: Uma Aventura Congelante (2013), o casal Robert Lopez e Kristen Anderson-Lopez ficou com a responsabilidade de compor a trilha sonora. Em um período de catorze meses, a dupla criou vinte e cinco canções, das quais apenas nove foram aproveitadas no resultado final. Celebrando dois anos do lançamento da animação nos cinemas, decidimos revisitar algumas dessas músicas excluídas.


listas-frozen-musicas-008

Kristoff, na versão em Inglês, é interpretado por Jonathan Groff. A carreira de Groff começou na Broadway, onde trabalhou em musicais como Fame, Hair e Spring Awakening, pelo qual foi indicado ao Tony® em 2005. Apesar de seu histórico, o potencial e o talento do ator não foram aproveitados na animação, onde canta apenas “Reindeer(s) Are Better Than People“. Percebendo o erro, os compositores criaram “Reindeer(s) Remix“, uma brincadeira por não terem composto nada de substancial para ele.


listas-frozen-musicas-007

Em uma das muitas versões do roteiro, quando Elsa ainda era a vilã, havia uma profecia dos Trolls sobre Arendelle ter um regente com o coração gélido e, por isso, o reino sofreria com um inverno eterno. Robert e Kristen, para fugir do padrão, decidiram introduzir a profecia através de um ensaio de uma peça infantil. “Com rajadas de frio virá a escuridão e um governante com gélido coração. Logo, todos perecerão na neve e no gelo, exceto se houver um sacrifício com espada,” dizia a profecia.


listas-frozen-musicas-006

Antes de chegarem à canção “Love is a Open Door“, os compositores escreveram “You’re You“, também cantada pelos personagens Hans e Anna e estabeleceria uma conexão romântica entre os dois. Diferente da versão final, essa mostra um pouco mais do lado perverso de Hans e de suas reais intenções. Afinal, se ouvirmos com mais atenção, Hans não está elogiando Anna, e sim, a criticando por ser desajeitada, tagarela e com o cabelo bagunçado. Tão romântico…


listas-frozen-musicas-005

More than just the Spare” é a música na qual Anna desabafa sobre não ser apenas uma princesa de reserva, por ser a segunda filha e não a verdadeira herdeira do trono. “Nós a escrevemos como a grande canção de introdução de Anna. Embora tenha sido cortada, ela nos ajudou a definir a personalidade da Anna,” explica Kristen. E pelo final da música, com Anna aparentemente tropeçando no cavalo de Hans, “More than just Spare” foi substituída por “For the First Time in Foverer“.


listas-frozen-musicas-004

We Know Better” foi a primeira canção composta por Robert Lopez e Kristen Anderson-Lopez para o longa-metragem. Nela, Anna é um bebê e Elsa tem quatro anos. Assim, como irmã mais velha, Elsa decide ensinar Anna sobre alguns atos praticados pelas princesas e como elas devem sempre agir. Caso não tivesse sido excluída, poderíamos observar um melhor desenvolvimento da relação entre as duas — e isso tornaria “Do You Wanna Build a Snowman?” muito mais impactante.


listas-frozen-musicas-003

Já em “Life’s Too Short“, Anna tenta se aproximar de novo de sua irmã e trazê-la de volta para Arendelle, depois do segredo de Elsa ter sido revelado à população do reino. Porém, as personalidades opostas das duas continuam a mantê-las afastadas. A música traria uma maior dramaticidade para quando Elsa congelasse o coração de Anna. No filme, ela foi substituída por “For the First Time in Forever (Reprise)“, devido à exclusão da profecia dos Trolls do roteiro. Parte da melodia foi utilizada em “Make Today a Perfect Day“, do curta Frozen: Febre Congelante (2015).


listas-frozen-musicas-002

Frozen: Uma Aventura Congelante (2013) deveria ter sido um longa-metragem bem mais musical. Quando Elsa é aprisionada por Hans e Anna começa a congelar por completo, haveria uma reprise de “Life’s Too Short“, na qual as duas irmãs se arrependem de suas decisões e lamentam por estarem afastadas. Diferente das demais, “Life’s Too Short (Reprise)” não foi substituída por outra música e foi descartada totalmente.


listas-frozen-musicas-001

Na verdade, a produção desse clássico começou há mais de seis décadas, logo após a estreia de Branca de Neve e os Sete Anões (1937). Nesse espaço de tempo, diversos artistas do estúdio passaram pelo projeto. Em 2002, uma das mais recentes tentativas de adaptar o conto de Hans Christian Andersen, Alan Menken (A Bela e a Fera) seria o compositor. A única faixa conhecida dessa época é a romântica “Love Can’t Be Denied“. Quando Menken abandonou a produção para focar em outra ideia, a qual se tornaria Enrolados (2010), o filme foi engavetado e retomado apenas em 2010, sob a direção de Chris Buck (Tarzan).


Por essas músicas, é possível ter uma noção do quanto Frozen: Uma Aventura Congelante (2013) mudou no decorrer dos anos, com corte de profecias, troca de compositores e outras alterações. Com tantas músicas cortadas, o estúdio já possui um bom acervo para utilizar na confirmada sequência. E já sabe, nos siga no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Tumblr para mais conteúdo do Universo Disney!

listas-frozen-musicas-final-camundongo

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".