in

Curiosidades de “Guardiões da Galáxia”

 

O novo longa-metragem do Marvel Studiosapresenta muitas referências e surpresas escondidas para aficionados pela leitura de histórias em quadrinhos e também da cultura pop.

Liderado por Peter Quill (Chris Pratt), também conhecido como Senhor das Estrelas, o grupo “Guardiões da Galáxia” é formado por Gamora (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista), Rocket (voz de Bradley Cooper) e Groot (voz de Vin Diesel).

Abaixo, separamos treze curiosidades a respeito dos bastidores e da produção, incluindo fatos sobre o processo de maquiagem dos principais personagens e dos figurantes. Confira:

 

 

  • A equipe dos “Guardiões da Galáxia” da Marvel apareceu pela primeira vez nas histórias em quadrinhos na edição nº. 18 de Marvel Super-Heroes, em janeiro de 1969, e foi criada por Arnold Drake e Gene Colan. A equipe moderna dos Guardiões é a segunda a ser apresentada com este nome, e apareceu pela primeira vez em Guardians of the Galaxy, (volume 2), edição nº.1, de maio de 2008. Dan Abnett e Andy Lanning criaram a nova equipe, cujos primeiros Guardiões eram: Senhor das Estrelas, Rocky Racum, Quasar, Adam Warlock, Gamora, Drax o Destruidor e Groot.
  • O diretor James Gunn criou um ambiente estimulante tocando a trilha sonora do filme durante as filmagens. Gunn pediu ao compositor Tyler Bates que concluísse a criação de algumas das faixas com antecedência e as interpretasse durante as filmagens, o que contribuiu para a atmosfera vibrante e visceral do set, bem como estabeleceu o tom das cenas. Junto com as faixas da trilha sonora original, Gunn também pediu ao departamento de sonoplastia para inserir músicas do anos 1970, que Peter Quill, interpretado por Chris Pratt, ouve em seu antigo walkman no filme.
  • Encontrar o walkman perfeito para ser usado no filme foi um desafio que ficou a cargo do aderecista-chefe Barry Gibbs. Apesar de pesquisar na internet por mais de quatro meses, a equipe de Gibbs só conseguiu encontrar 16 unidades, em diferentes estados de conservação, que poderiam ser usados no filme.

 

 

  • O desenhista de produção Charles Wood e sua equipe projetaram e construíram diversos cenários de grande escala para “Guardiões da Galáxia”, da Marvel e a Kyln, a prisão espacial onde os Guardiões se conhecem, foi a maior construção de todas. A Kyln é um cenário de 360 graus e uma façanha de engenharia, composta de quase 160 toneladas de aço em três níveis, que foi ampliada na pós-produção em mais 60 metros.
  • O desenho da Milano, a espaçonave de Peter Quill, foi inspirado no avião-foguete Bell Aircraft X-1 pilotado por Chuck Yeager. Construída como um cenário de dois andares, com um deck superior para a cabine de comando e acomodações na parte de baixo, foi uma construção que levou 14 semanas para ser concluída e envolveu diversas áreas. Charles Wood e sua equipe seguiram as instruções do diretor James Gunn de que o ambiente de Quill é reminiscente da Terra e tem uma qualidade tangível — mecânica com cromo e couro e um visual de carro potente.

 

 

  • A equipe de desenho de produção também criou a Dark Aster, a espaçonave do vilão Ronan. Sugerindo a figura de um mausoléu voador, o desenho é discreto e brutal. É um mundo cinzento sem cor desprovido de qualquer cenografia, baseado apenas em sua arquitetura pesada de concreto puro para transmitir o tom e sua função.
  • O ex-campeão de WWE Dave Bautista interpreta Drax o Destruidor. A história da vida de Drax é contada pelas tatuagens e cicatrizes que cobrem todo o seu corpo, um processo de maquiagem protética que levou Bautista a encarar sessões diárias de 4 horas sentado, ou melhor, de pé, pois ele não podia se sentar durante o processo. Foi necessária uma equipe de cinco maquiadores para aplicar toda a maquiagem de Bautista, que consistia de 18 peças para o corpo e rosto. No fim da filmagem, David Bautista totalizou cerca de sete dias inteiros na maquiagem.
  • Ao longo do processo de filmagem, o departamento de efeitos especiais de maquiagem fez aproximadamente 1.250 aplicações de maquiagem protética. Havia 50 artistas de maquiagem no total, trabalhando em equipes em cada um dos personagens.

 

 

  • Há muitos figurantes alienígenas em “Guardiões da Galáxia”, da Marvel, que exigiram a confecção de dois mil moldes de alienígenas humanoides, cujas peças eram pré-coloridas de acordo com cada raça— amarelo, azul ou rosa.
  • David White, desenhista de maquiagem de efeitos especiais ficou encarregado de criar as versões em tamanho natural em 3D de Rocky e um busto de Groot, que foram usados no set como referências para iluminação e efeitos visuais e também para ver como os personagens poderiam funcionar na prática.

 

 

  • A criação do orbe apresentado no filme foi uma tarefa da equipe do aderecista-chefe Barry Gibbs. Eles esculpiram a parte externa em alumínio e pediram a um joalheiro para gravar e adornar antes de enviar a bela peça para receber um banho de prata.
  • Elizabeth Yianni-Georgiou, desenhista de maquiagem e cabeleireira, teve muito trabalho para desenvolver a maquiagem para as diferentes raças de alienígenas, cuja cor de pele variava de acordo com a raça. Criar um produto que não estragasse os figurinos, mas que resistisse à água e terra, foi um desafio. Depois de muitas tentativas e erros, a equipe obteve sucesso no desenvolvimento de uma maquiagem em spray que deu certo em todos.
  • Karen Gillan cortou o cabelo e raspou a cabeça para interpretar o papel de Nebula e Benicio Del Toro permitiu que seus cabelos e sobrancelhas escuros fossem descoloridos para assumir seu papel como O Colecionador.

 

So Good”:

Guardiões da Galáxia” expande o Universo Cinemático da Marvel ao cosmos, onde o ousado aventureiro Peter Quill torna-se o objeto de um implacável caçador de recompensas, após roubar uma misteriosa esfera cobiçada por Ronan, um poderoso vilão com ambições que ameaçam o universo inteiro.  Para escapar de Ronan, Quill é forçado a integrar um quarteto de desajustados – Rocket, um guaxinim armado; Groot, uma árvore humanoide; a mortal e enigmática Gamora; e Drax, o Destruidor. Assim que descobre os verdadeiros poderes da esfera e o que ela representa, Peter deve fazer o seu melhor para reunir os seus rivais para um último e desesperado confronto – com o destino da galáxia na balança.

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".