in

Curiosidades acerca de “A Bela Adormecida”

 

O último longa-metragem baseado em um conto de fadas que Walt Disney realizou em vida completa cinquenta e cinco anos desde a sua estreia, em 1959. Trata-se de “A Bela Adormecida”, clássico que chegou às lojas nacionais em Edição Diamante no final de Setembro – confira nossa breve resenha, vídeo de unboxing e fotografias da versão em Blu-ray.

Embora tenha estreado há mais de meio século, a animação foi editada diversas vezes para se adaptar às novas tecnologias e para que as novas gerações pudessem desfrutar de um dos contos mais encantadores sobre princesas, fadas e bruxas malvadas da história do cinema.

Assim, nessa pequena viagem no tempo de volta ao passado, serão expostas tantas lembranças e detalhes pouco conhecidos da produção. Então, recorde algumas das particularidades que auxiliaram esta animação a se transformar em um clássico do cinema e outros que certamente irão surpreender os mais curiosos.

  • O dia 29 de Janeiro de 1959 marca a estreia do décimo sexto filme animado da Disney.
  • O trabalho com o roteiro começou em 1951, em 1952 as vozes foram gravadas, entre 1953 e 1958 toda a animação foi produzida, e em 1957 a trilha sonora original ganhou sua versão em som estéreo.
  • O clássico foi filmado em 70 mm, uma qualidade superior à digital, uma novidade para época e um privilégio que somente alguns filmes puderam ter.

 

  • Foi a última vez que um filme da Disney foi pintado à mão, o processo de xerografia veio logo em seguida.
  • Foi o último filme de contos de fadas de Walt Disney, que faleceu em 1966.
  • Os estúdios Disney voltaram a produzir filmes baseados em contos de fada em 1989, quando lançaram “A Pequena Sereia”.
  • O filme recebeu o nome de “A Bela Adormecida”, assim como o balé do russo Piotr Illych Tchaikovsky.

 

  • Todas as músicas do filme são arranjos e adaptações das obras de Tchaikovsky e foram tocadas pela Orquestra Sinfônica de Berlim.
  • O roteiro original foi adaptado a partir do conto de fadas La Belle au bois dormant, do francês Charles Perrault que, por sua vez, se inspirou no conto Little Briar Rose dos irmãos Grimm.
  • De todos os filmes baseados em contos de fadas da Disney e lançados até 1959, Felipe foi o primeiro príncipe a ter um nome.

 

  • Os nomes dos personagens eram muito importantes, já que seriam usados nas filmagens da pré-produção, com atores de verdade, que serviriam como referência para os artistas de animação.
  • A silhueta alta e esbelta da Princesa Aurora foi inspirada na atriz Audrey Hepburn.
  • Inicialmente, as fadas Fauna, Flora e Primavera seriam muito parecidas, mas logo foi decidido que elas teriam personalidades e características físicas bem diferentes uma da outra.
  • Eyvind Earle, designer de produção, foi o responsável por pintar e colorir a maior parte dos cenários, e alguns deles demoraram de sete a dez dias para ficar prontos.

 

  • Algumas das ideias da história de “A Bela Adormecida” eram, na verdade, sugestões que não puderam ser usadas em Branca de Neve e os Sete Anões, de 1937, por serem tecnicamente complexas demais para os anos 30.
  • O filme reestreou nos cinemas em 1970, 1979, 1986 e 1995.
  • Em 2014, estreou “Malévola”, a história não contada da vilã de “A Bela Adormecida”, protagonizado por Angelina Jolie, que recebeu uma caracterização assustadora para o papel. A produção revela os eventos que endureceram o coração de Malévola e a levaram a amaldiçoar a bebê Aurora.

 
http://youtu.be/MQSre3VHtjo

Crie novas memórias que durarão sua vida inteira ao experimentar a deslumbrante animação da Disney: “A Bela Adormecida”. A lenda imortal começa com a gloriosa celebração do nascimento da Princesa Aurora – um acontecimento muito feliz que faz com que Malévola, uma das vilãs mais espetaculares, sinta-se com ciúmes. Com o passar dos anos, a Aurora cresce e transforma-se em uma bela e graciosa mulher e as três fadas fazem o seu melhor para proteger a princesa. Mas infelizmente, em seu 16º aniversário, Aurora espeta o dedo em uma roca encantada e cai em um sono profundo sob o feitiço de Malévola. Somente o corajoso Príncipe Felipe pode derrotar o dragão cuspidor de fogo e despertar a princesa de seus sonhos. Magia, aventura e romance fazem parte deste maravilhoso conto de fadas da Disney.

A Coleção Diamante em Blu-ray representa os mais prestigiosos clássicos da The Walt Disney Studios. a Coleção será composta de muitos dos maiores tesouros animados clássicos de Walt Disney a serem lançados até 2016. Estes títulos representam o mais alto nível de imagem e som, filmes surpreendentes, bônus imersivos em estado de arte, e incluem níveis de interatividade sem precedentes, personalização e customização, possíveis graças à tecnologia do Blu-ray.

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".