in

Conheça POLLEN, novo filme da Disneynature

 

Depois de nos apresentar ao “Grande Balé Vermelho, ao “Reino dos Felinose de nos levar às incríveis viagens ao redor da “Terra” e sob os “Oceanos” e prestes a nos contar a história de um adorável “Chipanzé“, a Disneynature apresenta-nos ao mundo das flores e aos seus polinizadores, através de um dos seus próximos filmes, “Pollen” ou “Hidden Beauty: A Love Story that Feeds the Earth”, em inglês.

Pollen” (ainda sem título em português) é uma produção da Disneynature, selo Disney para a criação de documentários sobre a natureza, em parceria com a BlackLight Films e é dirigido por Louie Schwartzberg, fundador da BlackLight Films. Como já dito, o longa retrata a relação das flores com seus polinizadores – especificamente, um morcego, uma abelha, um beija-flor e uma borboleta – e como a Terra depende dessas diminutas criaturas.

O diferencial de “Pollen” é ser filmado em modo macro, revelando coisas impossíveis de serem vistas a olho nu, como a reprodução das plantas através da polinização, dependente da relação com os animais voadores, e sem a qual não haveria a possibilidade de surgirem novas plantas, flores e frutos. Assista abaixo ao trailer legendado e a algumas cenas do documentário:

 

Trailer de “Pollen” legendado pelo Disney Mania:

 

A Borboleta

 

As Abelhas

 

O Morcego

 

Os Beija-flores

 

Louie Schwartzberg, além de diretor, também é um profundo admirador das flores e passou 35 anos observando-as e filmando-as. Segundo ele, existe uma grande sensualidade na beleza das flores, emergindo através de nossos sentidos, e essa beleza o levou a filmar o comportamento das flores e seu romance com os animais. Agora, confira abaixo algumas imagens divulgadas:

 

Clique nas imagens para ampliá-las:

 

Porém, existe mais do que beleza em “Pollen”, o documentário serve como alerta, já que o romance entre as flores e os polinizadores está ameaçado por pesticidas, perda de habitat, ácaros e estresse ambiental imposto por seres humanos e que está erradicando as abelhas em velocidade alarmante. E isso é assustador, pois um terço das frutas e vegetais, que servem de alimentos para nós, depende dos polinizadores.

O documentário foi lançado no dia 16 de Março de 2011, na França, com o título “Pollen” será lançado no Reino Unido com o nome de “Hidden Beauty: A Love Story that Feeds the Earth”. Contudo, nos Estados Unidos e Brasil, não há previsão de lançamento.

Nossa vida na Terra depende de um caso de amor improvável – entre as flores e as abelhas, borboletas, pássaros e morcegos – que permitem às plantas  se reproduzir. Flores não são violetas encolhendo; suas cores brilhantes e perfumes exóticos são projetados para atrair seus polinizadores, e intoxica-los com o desejo. Estes animais são atraídos para uma dança complexa de sedução, uma dança em que mais de um terço das culturas nossa alimentação depende, uma dança sem a qual não poderíamos sobreviver.

Dirigido por Louie Schwartzberg, “Pollen“, apresenta uma olhada de perto nestes heróis desconhecidos da cadeia alimentar do mundo. Seus reinos escondidos estão cheios de intrigas, drama e beleza hipnotizante. No entanto, estão cada vez mais ameaçados. E se eles desaparecerem, nós iremos também.

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".