in

CARROS 2 | Especial: Os Corredores

 

Chegou o grande dia! Finalmente, após tantos meses de espera, vídeos, posters retrô, novas personagens e mais, “Carros 2”, o novo longa metragem de animação da Pixar Studios chega aos cinemas com toda a sua pompa e circunstância! E para comemorarmos tal estreia, deleite-se com este especial mais uma série de novos vídeos, vindos inéditos da divulgação do longa!

Qual é o carro mais veloz do mundo?

Se você disse Relâmpago McQueen – você não é o único. Sendo quatro vezes campeão da Copa Pistão, o número 95 é um candidato com boas chances. Mas será que o americano conseguirá superar campeões internacionais como o carro de corrida Francesco Bernoulli – o favorito, de acordo com especialistas em corrida (e com o próprio Bernoulli)? E não se esqueça de Lewis Hamilton, o jovem, porém incrivelmente talentoso GTS amarelo e preto; o clássico Jeff Gorvette, totalmente americano GTS master; e Carla Veloso, a forte competidora brasileira cujos recordes falam por si só – eles têm sangue frio para competir com veteranos em uma corrida pelo título de carro mais veloz do mundo.

De fato, esse título é o que está em jogo na primeira edição do Grand Prix Mundial – uma corrida criada por Sir Miles Eixodarroda, o infame barão do petróleo que se tornou ambientalista e cujo combustível natural alternativo, o Allinol, será o único permitido nas provas realizadas em três países. Alguns dizem que a competição é meramente uma exibição para o combustível limpo de Eixodarroda – mas, mesmo sendo assim, o Grand Prix Mundial atraiu os maiores competidores do mundo e já está se tornando uma das maiores competições já realizadas. Por que não gostar? A competição tem início à noite em Tóquio, no Japão, passa pela estonteante Porto Corsa, na Itália, e tem sua grande final nas ruas de Londres.

 



  • Relâmpago McQueen, n°.95, EUA. Quatro vezes vencedor da Copa Pistão e protegido de Hudson Hornet diz que não teme a competição internacional.

 

  • Francesco Bernoulli, n°1, Itália. O carro de corrida de Fórmula 1 campeão é, de longe, o mais popular na Europa – talvez no mundo – e tem poucas dúvidas de que vencerá o Grand Prix Mundial também.

 

  • Lewis Hamilton, n°.2, Grã Bretanha. O jovem campeão Grand Touring Sports é um vencedor completo com habilidade técnica incomparável e destreza natural para velocidade – mas suas realizações nas pistas falam por si só.

 

  • Max Schnell, n°.4, Alemanha. O carro de fibra de carbono convertido ganhou mais corridas em Motorheimring do que qualquer outro carro do World Torque Champion League da história.

 

  • Miguel Camino, n°.5, Espanha. Um veterano das Corridas de Escavadeiras, é um competidor feroz do circuito do Grand Touring Sport também.

 

  • Raoul Ligerrô n°.6, França. O “Maior Carro de Rali do Mundo”– o primeiro carro a ter vencido nove ralis consecutivos dominará os trechos de terra.

 

  • Shu Todoroki, n°.7, Japão. O Le Motor Prototype e campeão do circuito Suzuka tem um dragão feroz vermelho Ka-Riu que, segundo alguns, pode intimidar os adversários.

 

  • Carla Veloso, n°.8, Brasil. A competidora Le Motor Prototype tem um forte espírito brasileiro e já obteve sucesso nas corridas de resistência de 24 horas da Europa.

 

  • Nigel Marcha, n°.9, Inglaterra. O Aston Martin DB9R largou na frente em quase todas as corridas do circuito Grand Touring Sports, e ganhou vários pódios em Nurburgring e Le Mans.

 

  • Rip Clutchgoneski, n°. 10, República de New Rearendia. A história de Cinderela da competição poderá colocar seu país no mapa.

 

  • Jeff Gorvette, n°.24, EUA. Um mestre dos circuitos Grand Touring Sports, seus vários campeonatos fazem dele um competidor respeitável – e uma ameaça legítima.

 


Orquestrar uma corrida do tamanho e com a abrangência do Grand Prix Mundial não é tarefa fácil. Felizmente, havia uma equipe no Estúdio Pixar Animation que estava pronta para isso. O diretor John Lasseter dirigiu o filme, tendo assistido ao Grand Prix espanhol durante a turnê de divulgação de Carros. A experiência abriu seus olhos para a força do esporte, particularmente fora dos EUA. Jay Ward, guardião da franquia Carros diz: “O que as pessoas em todo o mundo adoram é o estilo dos carros da Fórmula 1, com as rodas largas e expostas, a alta velocidade, as curvas sinuosas e técnicas tipo chicane da competição”.

Personagens como Francesco Bernoulli – um astro das pistas com seguidores em todo o mundo. Ele é seu próprio fã número 1. “Francesco é um personagem engraçado”, diz a produtora Denise Ream. “Ele tem muita personalidade e alta estima por si mesmo. A interação entre Relâmpago McQueen e Francesco é divertida e engraçada ao longo do filme”.

“Ele é muito engraçado”, diz Lasseter sobre Francesco. “Ele é muito orgulhoso de si mesmo – é um carro com rodas expostas e no mundo dos carros, um carro assim é como os caras que não abotoam a camisa. Ele fala de si mesmo na terceira pessoa. É muito divertido. Interpretando Francesco Bernoulli está John Turturro e ele dá um show. É um dos personagens mais divertidos que já criamos.”

Ream acrescenta: “Eu estou muito ansiosa para assistir às cenas de Francesco – talvez porque eu tenha John Turturro em mente quando estiver assistindo, porque ele é realmente engraçado. Mas eu acho que o personagem vai fazer um sucesso incrível”.

Ream teve a oportunidade de trabalhar com um piloto de verdade da Fórmula 1 quando Lewis Hamilton foi escolhido para fazer parte do filme. Hamilton estava pronto para o trabalho quando chegou a hora de desenhar seu carro em Carros 2. “Ele foi muito específico sobre o que queria”, conta ela. “Seu emblema combina a bandeira Britânica e a bandeira de Granada – que tem atualmente em seu capacete. Ele queria que o carro fosse preto e amarelo com listras, e ele escolheu as rodas. Nós nos divertimos muito enviando fotos pra lá e pra cá e trocando mensagens.”

 


A equipe por trás de Carros 2 queria que o evento mais novo do mundo para os fãs do automobilismo – o Grand Prix Mundial – fosse simplesmente perfeito… mesmo que isso significasse viajar a alguns dos mais importantes locais de corridas do mundo, ficar nos boxes e pilotar alguns carros de corrida. Lasseter e o codiretor Brad Lewis fizeram uma viagem em setembro de 2007. “Nós fomos para a Itália”, conta Lewis. “Ficamos em Modena, estivemos na fábrica da Ferrari e passamos um ou dois dias lá. Depois John e eu fomos de carro para Milão e depois para Monza, onde assistimos ao Grand Prix italiano”.

Mas isso foi só o começo do que viria a ser uma série de aventuras. “John insistiu para que fizéssemos uma ampla pesquisa”, conta Ream. “Nós fizemos algumas viagens de pesquisa, talvez mais do que para qualquer outro filme. Fomos à escola de pilotagem de Jim Russell, em Sears Point – e levamos o departamento de animação. Foi muito divertido. Eu também fui ao Grand Prix de Mônaco, que foi especialmente espetacular.”

Vários integrantes da equipe da Pixar estiveram presentes nos treinos e na corrida de classificação do Grand Prix de Mônaco. “Mônaco é pista de rua de Fórmula 1 mais famosa do mundo”, diz Lewis. “Foi importante para todos assistir a uma corrida de Fórmula 1 de alto nível.”

“A caminho de Mônaco, paramos em Torino”, conta o desenhista de produção Harley Jessup. “Fomos a uma pista Fiat lá e eles trouxeram uma grande coleção de carros e pudemos andar com seus motoristas ao volante – a uma velocidade superior a 240 quilômetros por hora. Foi muito divertido.”

Quando chegou a hora de decidir quem competiria no Grand Prix Mundial, os cineastas tinham muito a considerar. “Para que isso pudesse ser uma verdadeira corrida internacional”, diz Lewis, “sabíamos que precisávamos dos melhores atletas de todas as diferentes disciplinas das corridas. Mas não podíamos ter um elenco de milhares e há vários tipos de corridas diferentes. Então, decidimos pegar um campeão de cada tipo de corrida principal”.

Em seguida, eles criaram uma versão dos carros de corrida mais velozes do mundo para o filme – NASCAR, Fórmula 1, Rali, Le Mans Prototypes, Grand Touring/GT1, GT2 e Deutsche Tourwagen Masters. Para os desenhos dos carros, a equipe considerou a velocidade, a força e a função para criar o visual certo para cada carro de corrida.

O resultado? Uma corrida que supera todas as corridas. “A disputa vai ser acirrada”, diz Ward. “Se o melhor dos melhores em cada estilo de corrida em todo o mundo for convidado para competir, o que aconteceria?”

“É uma corrida de campeões de todas as diferentes classes”, continua Ward. “Nós pensamos: ‘Como nivelar o campo do jogo?’ E pensamos nessas pistas que têm algumas vantagens para cada carro. Há um trecho off-road em que os carros de rali podem se dar bem e os carros Fórmula 1 andariam bem devagar porque é o trecho de terra, mas depois voltariam a ganhar velocidade na rua. Relâmpago McQueen é bom nos dois.”

Mas será que o número 95 conseguirá superar Francesco Bernoulli? Bernoulli é, afinal de contas, o carro considerado por muitos o mais rápido do mundo – pelo menos antes do Grand Prix Mundial.

E Lewis Hamilton, Jeff Gorvette, Carla Veloso e os outros? Em uma pista com onze campeões, ninguém sabe quem terminará em primeiro. E os cineastas – bem, eles não dizem. “Nós temos os nossos favoritos”, diz Lewis.

 

Agora, veja algumas cenas dubladas do filme mais um featurette, também dublado, com uma apresentação geral da trama por alguns dos dubladores e responsáveis de “Carros 2”:

 

Nos Bastidores:

Tóquio Clip:

Encontro com Finn:

Perseguição:


 

 

E da Disney Brasil, vamos à matriz que também lançou vários outros clipes inéditos:

Disguises:

 

Japan Fast Dirt Section:

 

Wasabi:

 

Getting Mater Out Of the Pits:

 

E tem mais! Também veja um clipe vindo direto da Disney Francesa mais outro da Disney Espanhola, este último com as vozes dos corredores Fernando Alonso e Lewis Hamilton:

 

Paris:

 

Cena com Fernando Alonso e  Lewis Hamilton:

 

E dos trechos inéditos, vamos aos spots e featurettes.

 

15″:

TV Car Shows:

 

Trilha Sonora:

 

… e a este clipe musical estrelado por Robbie Williams e Brad Paisley estrelando a canção “Collision of Worlds”:

 

“Collision of Worlds” :

 

Na sequência, confira alguns vídeos da premiere do lançamento de “Carros 2”, incluindo entrevistas com os dubladores mais a chegada das réplicas em tamanho real de Relâmpago McQueen, Mate e Finn McMissile!

 

Premiere:

 

Chegada das estrelas:

 

E por último, mas não menos importante, o trailer italiano, com destaque para a participação da renomada atriz Sophia Loren como Mama Topolino!

 

Trailer italiano:

 

Ufa! Isso é tudo! Mas fiquem ligados por maiores novidades! E o que estão esperando? Dirijam-se aos cinemas mais próximos para enfim verem “Carros 2” disponível em cópias convencionais e em Disney Digital 3D!!

 

Clique aqui e saiba mais sobre “Carros 2“!

 

O astro das pistas de corrida Relâmpago McQueen (voz de Owen Wilson) e o incomparável reboque Mate (voz de Larry the Cable Guy) levam sua amizade para novos e eletrizantes locais em Carros 2 quando eles partem para o exterior para competir no primeiro Grand Prix Mundial que determinará qual é o carro de corrida mais veloz do mundo. Mas a estrada até o campeonato é cheia de perigos, curvas e surpresas hilariantes quando Mate se envolve em uma aventura intrigante de espionagem internacional. Mate se vê dividido entre ajudar Relâmpago McQueen em uma corrida de alto nível e encontrar o fio da meada em uma missão supersecreta orquestrada pelo mestre da espionagem, o superespião britânico Finn McMíssil (voz de Michael Caine) e sua fabulosa espiã em treinamento Holley Caixadibrita (voz de Emily Mortimer). A jornada repleta de ação de Mate o leva em uma explosiva perseguição pelas ruas do Japão e da Europa, seguida por seus amigos e assistida pelo mundo todo. Acrescentando à diversão de alta octanagem está um elenco de novos carros pitorescos incluindo vilões cruéis e competidores de pistas internacionais.

John Lasseter retorna ao banco do motorista para dirigir a sequência do filme de 2006, vencedor do Globo de Ouro®, Carros. Carros 2 é codirigido por Brad Lewis, produtor do vencedor do Oscar® Ratatouille, e produzido pela veterana dos efeitos visuais Denise Ream (produtora associada, Up – Altas Aventuras; produtora executiva de efeitos visuais, Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith). O filme entra nas pistas em 24 de junho de 2011 e será exibido em Disney Digital 3D™ e IMAX® 3D em salas selecionadas.

 

 

 


 

Escrito por Luís Fernando

"Tupi or not tupi! That is the question..."