in

A polêmica coroação de Mérida como Princesa

 

Mérida, a personagem principal da animação “Valente”, da Pixar Animation Studios, foi coroada como Princesa, em 11 de Maio, no Walt Disney World, conforme noticiamos anteriormente.

A cerimônia foi presenciada por centenas de fãs e por celebridades, incluindo a ginasta campeã olímpica Gabby Douglas, as repórteres-mirins Sophia Grace e Rosie, do “The Ellen DeGeneres Show”, e Debby Ryan, protagonista de “Jessie”.

A coroa foi entregue à garota de cabelos ruivos indomáveis por sua mãe, a Rainha Elinor, em uma excepcional participação. Assista, abaixo, a dois vídeos – sem legendas – do evento, que mostram a chegada e a coroação de Mérida, e entrevistas com alguns dos presentes.

 

 

 

A repaginação feita pela empresa na personagem, no entanto, gerou grande controvérsia entre o público. Devido à sua aparência tridimensional, gerada pela computação gráfica, Mérida foi redesenhada com traços 2D para ser incluída na corte das princesas, deixando-a mais magra e sexy, de acordo com a codiretora da animação, Brenda Chapman.

 

 

Chapman, que concebeu o projeto com base em sua experiência como mãe, declarou em carta endereçada a Robert Iger, presidente da Disney: “Quando garotinhas dizem que gostam [da Mérida remodelada] porque é ela mais radiante, está tudo bem, tudo bom, mas, subconscientemente, elas estão sendo atraídas pelo visual sexy e pelo aspecto magro da nova versão. É horrível!

 

Visual repaginado de Mérida.

 

Mérida foi criada para quebrar esse padrão – para dar às meninas um modelo melhor e mais forte, algo com substância, e não só um rostinho bonito à espera de um romance. (…) O redesenho de Mérida para que ela seja introduzida oficialmente na coleção de princesas da Disney é um tremendo desserviço para as milhões de crianças para as quais Mérida é um modelo construtivo, que incentiva a capacidade das garotas de serem agentes de mudança no mundo em vez de serem apenas troféus para serem admirados,” acrescenta.

 

 

Em comunicado enviando ao Yahoo!, a companhia esclarece que “Mérida exemplifica o que significa ser uma princesa da Disney, por ser corajosa, apaixonada e confiante, e ela continua a mesma Mérida forte e determinada do filme cujas qualidades inspiraram mães e filhas ao redor do mundo.”

O novo visual da personagem foi removido do site oficial das Princesas, após uma petição virtual receber inúmeras assinaturas, sendo, portanto, a única a ser apresentada em 3D. Uma nova versão da remodelação deve ser apresentada em breve.

 

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".