in

A história por trás de “Central da Festa”

 

Quando Mike e Sulley entram pela primeira vez na casa da fraternidade Oozma Kappa em “Universidade Monstros(2013), são recebidos com a seguinte frase: “Essa é a nossa Central da Festa. Não temos tido muitas festas aqui, mas quando tivermos, já estaremos prontos!”. Esta frase sempre chamou a atenção de Kelsey Mann, o diretor do novo curta-metragem da Disney•PIXAR, “Central de Festas”, que pode ser visto nos cinemas antes do inédito “Muppets 2: Procurados e Amados.

Queria vê-los conseguir o que eles sempre quiseram, que é organizar uma grande festa. Como ‘Universidade Monstros‘ já havia estreado há um tempo, surgiu a ideia de fazermos um curta e pensei que deveríamos fazer uma festa”, explica Kelsey. O curta se passa na universidade e conta a história da primeira festa realizada pela fraternidade Oozma Kappa.

A festa é um fracasso e ninguém aparece. Mike e Sulley, porém, voltam para a Universidade Monstros com a ideia de planejar a festa mais épica da história da instituição. “É o curta mais doido que eu já trabalhei e que a Pixar já produziu. Tão doido quanto os monstros da fraternidade”, conta Kelsey.

 

 

Muitos integrantes da equipe e animadores que fizeram Universidade Monstros, também fizeram “Central de Festas”. “Foi uma forma muito eficiente de produzir o curta, não poderia ter sido melhor”, comenta Kelsey. Mas, como sempre, fazer um curta-metragem foi um processo de aprendizado para ele. “Você não pode tratar um curta como se fosse um filme. Peter Docter me deu o melhor conselho que já recebi sobre isso: ‘Crie uma ideia, seja fiel a ela e divirta-se’”.

 

 

Kelsey conta que se baseou em suas próprias experiências, como sempre faz ao trabalhar em um curta-metragem ou filme. “Quando trabalhamos em algum filme da Pixar, alguém sempre faz referência à própria vida, principalmente em termos de história. Você pega referências nas lembranças do que viveu em uma área, época ou até em um evento em particular”, explica.

 

Clipe #1:

 

O diretor, no entanto, garante que os seus dias de universitário não foram tão geniais como os da galera da Oozma Kappa: “Eu não costumava ir a festas, então eu nunca fiz nada parecido com o que os Oozma Kappa fazem em casa”. E o que eles estão fazendo? Parece ser bastante coisa.

Kelsey conta que ficou surpreso ao perceber o quão longe ele conseguiu levar a história: “Todas as vezes que pensei estar indo longe demais com o curta, percebi que não tinha ido longe o suficiente. Quando vimos que ele estava nota 11, resolvemos melhorar para 12, e assim por diante, então espero que todos gostem bastante, tanto quanto nós gostamos de fazê-lo”.

 

 

O que os admiradores de Universidade Monstros podem esperar? Diversão, diversão e mais diversão… E um pouquinho de travessuras. “Podemos dizer que os Oozma Kappa se meteriam em muitos problemas com a Diretora Hardscrabble se ela soubesse o que eles fariam na festa”, conta Kelsey.

Quanto às referências escondidas que estão sempre presentes nos filmes da Pixar, Kelsey revela que, desta vez, será um pouco diferente, mas que os fãs não ficarão decepcionados: “Há uma referência escondida. Não é nada antigo, como um caminhão do Pizza Planet, mas há um detalhe no curta que fez até as pessoas aqui do estúdio demorarem um pouco para perceber. Vocês saberão ao vê-lo”.

 

 

Por fim, Kelsey revela o que ele deseja que o público tire do curta: “Espero que todos gargalhem do início ao fim e que se divirtam muito durante a exibição. É isso que queremos com esse curta, fazer uma festa épica e selvagem na fraternidade dos monstros”.

 

Clipe #2:

Na trama de “Central de Festas”, Mike e Sulley retornam à Universidade Monstros para um final de semana na Oozma Kappa, pois a fraternidade está organizando sua primeira festa, no entanto, ninguém comparece. A dupla de assustadores, então, elabora um plano para transforma-la em uma festa épica.

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".