in

VALENTE da Pixar pode ter seu título alterado

 

Não é novidade que os filmes, animados ou não, alterem seus títulos para tentar atrair uma maior parcela do público, aconteceu com “Enrolados”, “John Carter” e muitos outros, e poderá acontecer com “Valente”, próximo filme da PIXAR.  Contudo, nesse caso, o motivo não é para conseguir um aumento na bilheteria, mas por disputa judicial.

Em Março do ano passado, a PIXAR registrou a alteração do título “The Bear and the Bow” (O Urso e o Arco, em tradução livre) para “Brave” (“Valente“, no Brasil) e, antes disso, a Atlanta National League Baseball Club, donos do Atlanta Braves (time de beisebol), apresentou formalmente um pedido para registrar várias marcas. Apesar dos registros serem feitos para o singular e plural de cada uma das palavras, não há nenhum registro da palavra Brave, apenas Braves. A organização acredita que o filme causará danos à empresa, pois a mídia e os fãs usam a forma singular quando se referem a um único jogador, e o plural para se referirem à equipe toda, e o título do filme poderia confundi-los.

 

Nova imagem de “Valente”. Clique para ampliar

 

Negociações privadas, entre a The Walt Disney Company e a Atlanta National League Baseball Club, estão acontecendo atualmente, para tentar evitar maiores processos. As empresas devem se policiar e tomar todas as medidas possíveis para proteger suas marcas, caso contrário podem cair em domínio público.

No Brasil, pode acontecer algo semelhante, visto que “Valente” é título de um filme (no original, “The Brave One”), de 2007, estrelado por Jodie Foster, pertecente à Warner Bros.

A Disney também está em disputa com a Pixar Petroleum Corp.  – petrolífera canadense, especializada em operações em areias betuminosas, controlada pela Paramount Resources Ltd. -, pelo uso indevido da marca PIXAR. A empresa é conhecida por batizar suas subsidiárias com nomes de produtoras de Hollywood.

Com nome alterado ou não, “Valente” tem estreia prevista para 20 de Julho de 2012, no Brasil.

Desde os tempos antigos, as histórias de batalhas épicas e lendas místicas foram passadas através das gerações pelas montanhosas e misteriosas Terras Altas da Escócia. Em “Valente” (Brave), um conto de fadas se une à uma sombria jornada quando a corajosa Merida (voz de Kelly Macdonald) confronta os seus costumes, o destino e o mais feroz dos animais. Merida é uma habilidosa e impetuosa arqueira filha do Rei Fergus (voz de Billy Connolly) e da Rainha Elinor (voz de Emma Thompson). Determinada a conquistar o seu próprio caminho na vida, Merida desafia um costume antigo sagrado para os senhores da terra: o grande Lorde MacGuffin (voz de Kevin McKidd), o mal-humorado Lord Macintosh (voz de Craig Ferguson) e o briguento Lorde Dingwall (voz de Robbie Coltrane). As ações de Merida inadvertidamente desencadeam o caos e a fúria no reino, e quando ela recorre à uma bruxa velha excêntrica (voz de Julie Walters) para obter ajuda, ela é concedida um desejo malfadado. O perigo subsequente força Merida a descobrir o significado da verdadeira bravura, a fim de desfazer a maldição bestial antes que seja tarde demais. “Valente” (Brave) da Disney·Pixar, chega em Junho de 2012 aos cinemas dos Estados Unidos, e em 20 de Julho de 2012 ao Brasil, podendo sofrer alterações na data.

 

Via Stitch Kingdom.

Colaborou Beloto Cabral.

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".