in

VALENTE e a inspiração da Escócia Medieval

 

A Pixar Animation Studios possui o costume de fazer viagens de pesquisa para aprender mais sobre a cultura, a história e tudo aquilo que pode ser transportado para as telonas. O local escolhido para “Valente” é a Escócia da era medieval, portanto, a equipe de produção foi até a terra dos kilts para ser o mais realista possível.

Leia também:

Quando Brenda Chapman, codiretora, teve a ideia de uma animação sobre uma princesa, escolheu logo a Escócia como cenário, por amar as lindas paisagens e a cultura daquele país. E, como toda estória com uma família da realeza, era preciso ter um castelo.

 

Castelo de Dunottar.

 

Assim, eles visitaram os castelos de Eilean Donan e Dunnottar para criar o de DunBroch, onde vive Mérida e sua família. A residência real situa-se além das Terras Altas e perto do mar. Nenhum filme anterior da Pixar havia tido um castelo, por isso toda a estrutura teve que ser planejada e moldada através de maquetes.

 

Arte conceitual do castelo

 

Outro local usado como referência são as Callanish Stones (Pedras de Callanish), onde se passará uma parte importante do enredo. O círculo de pedras data de, aproximadamente, 2900 a.C. e a disposição das mesmas assemelha-se a uma cruz celta (distorcida). A altura média das pedras é de quatro metros.

 

Cena finalizada do castelo de DunBroch.

 

Ainda há os aspectos mágicos daquele país. Nos pântanos, há um fenómeno que ocorre naturalmente, onde os gases do local acendem uma luz de cor azulada. No folclore escocês, as pessoas costumavam acompanhar as luzes flutuantes, pensando que eram fadas. Isto deu origem ao “will-o-wisps” de “Valente”, que a iluminam o caminho da garota de cabelos ruivos, permitindo a ela mudar o seu destino.

 

Mérida encontra os “will-o-wisps“.

 

Com essa exposição da cultura e paisagens escocesas, espera-se um grande aumento no número de turistas, inclusive a Pixar já formou uma grande parceira com uma empresa de turismo escocês.

O aguardado primeiro conto de fadas e a primeira animação protagonizada por uma menina da Pixar, “Valente”, chega aos melhores cinemas nacionais em 20 de Julho de 2012, apresentado em Disney Digital 3D.

 

Desde os tempos antigos, as histórias de batalhas épicas e lendas místicas foram passadas através de gerações pelas montanhosas e misteriosas Terras Altas da Escócia. Em “Valente” (Brave), um conto de fadas se une a uma sombria jornada quando a corajosa Merida (voz de Kelly Macdonald) confronta os seus costumes, o destino e o mais feroz dos animais.

Merida é uma habilidosa e impetuosa arqueira filha do Rei Fergus (voz de Billy Connolly) e da Rainha Elinor (voz de Emma Thompson). Determinada a conquistar o seu próprio caminho na vida, Merida desafia um costume antigo e sagrado para os senhores da terra: o grande Lorde MacGuffin (voz de Kevin McKidd), o mal-humorado Lord Macintosh (voz de Craig Ferguson) e o briguento Lorde Dingwall (voz de Robbie Coltrane).

As ações de Merida inadvertidamente desencadeam o caos e a fúria no reino, e quando ela recorre a uma bruxa velha excêntrica (voz de Julie Walters) para obter ajuda, a ela é concedido um desejo malfadado. O perigo subsequente força Merida a descobrir o significado da verdadeira bravura, a fim de desfazer a maldição bestial antes que seja tarde demais.

“Valente” (Brave) da Disney·Pixar, chega em Junho de 2012 aos cinemas dos Estados Unidos, e em 20 de Julho de 2012 ao Brasil, podendo sofrer alterações na data.

Com informações do The Pixar Times.

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".