in

Um novo FANTASIA está a caminho?

 

Lembra-se da Destination D, aquele evento celebrado em Agosto na Disneyland Resort da Califórnia? Pois bem, em meio à esta festejada celebração, Roy Patrick Disney, o filho do já falecido Roy Disney, inesperadamente perguntou aos Disney Maníacos locais sobre o que eles achariam se a Disney produzisse…. um “Fantasia 2020”.  Irônica ou não, esta “simples” pergunta acabou sendo recebida com uma violenta salva de palmas de um público completamente entusiasmado e eufórico. Mas claro, mesmo com tamanha reação, Roy P. Disney limitou-se a dizer que entraria em contato com Bob Iger – o atual chefe executivo e charmain da Walt Disney Company.

 

 

E antes de você mesmo entrar em estado de euforia (tal como o ocorrido com este que vos escreve), tenha consciência de que este acontecimento indica que um novo “Fantasia” pode, apenas, estar sendo discutido e cogitado pela Disney atualmente. Ou seja, tal declaração não significa que o projeto já esteja em desenvolvimento, embora, de fato, haja chances de um filme como esse ser efetivamente produzido em um futuro não muito distante – vide o enorme prestígio de “Fantasia” e “Fantasia 2000”, mesmo estes não sendo grandes sucessos comerciais.

 

Chernabog gostou da ideia…

 

Vale a pena ressaltar que nesta última década a Disney planejou de fato um novo “Fantasia” intitulado “Fantasia 2006”, chegando inclusive a produzir e finalizar um segmento criado especialmente para o longa-metragem – no caso, “A Pequena Vendedora de Fósforos”, adaptado do conto de fadas homônimo de Hans Christian Andersen e musicado pelo “Quarteto de cordas nº. 2 em ré maior”, de Aleksandr Borodin. Infelizmente, o projeto acabou sendo cancelado e a pequena animação teve de se contentar com um lançamento restrito no DVD Platinum do Clássico “A Pequena Sereia”.

 

“A Pequena Vendedora de Fósforos”

 

E outro dado assaz interessante: segundo outros rumores, após ter se retirado da Disney, o animador Glen Keane estaria trabalhando agora em uma animação pessoal, “ilustrada” por nada menos que a “9ª Sinfonia” de Beethoven. Além disso, ainda de acordo com as línguas, o mestre estaria interessado em utilizar a técnica de desenho em carvão, utilizada pelo próprio Keane na animação de Pocahontas surgindo do vento em “Colors of the Wind”.

 

Animação em carvão de “Pocahontas”

 

Em síntese, estaríamos próximos de um novo animado “musicado”? Algo tão inovador e imponente quanto os outros “Fantasias”? E se a Disney fizesse um novo “Fantasia”, este seria produzido em animação tradicional ou computadorizada? Por acaso utilizaria a nova técnica prometida para “Paperman”? Quais compositores seriam homenageados? Quais histórias seriam apresentadas? Infelizmente, só o tempo poderá nos responder…

 

Escrito por Luís Fernando

"Tupi or not tupi! That is the question..."