in

THE WIND RISES: o último filme de Hayao Miyazaki

 

Hayao Miyazaki, cofundador do Studio Ghibli e um dos principais nomes das animações japonesas e do cenário mundial, anunciou que irá se aposentar. Seu último trabalho como diretor estreou nos cinemas do Japão em Julho deste ano – e no início do próximo, inicia sua trajetória no mercado internacional, incluindo o Brasil.

The Wind Rises” (“Kaze Tachinu”, no original) marca um diferencial na carreira do cineasta. Diferente do tradicional, a produção não terá foco nos elementos fantasiosos – vistos em “Meu Amigo Totoro” e “A Viagem de Chihiro”, entre outros –, porém no romance de seus protagonistas: Jiro e Nahoko.

Retratando eventos históricos, como o Terremoto de Kanto de 1923, a Grande Depressão, a epidemia de tuberculose e a entrada do Japão na guerra, Miyazaki presta uma homenagem ao engenheiro Jiro Horikoshi, que projetou diversos modelos de aviões, incluindo o Mitsubishi A5M e o Mitsubishi A6M ‘Zero’ – ambos usados na Segunda Guerra Mundial.

 

 

Joseph Gordon-Levitt (“Como Não Perder Essa Mulher”) dará voz a Jiro na versão estadunidense.  John Krasinski (“The Office”) dubla Honjo, amigo e colega de trabalho de Jiro, e Emily Blunt (“Into the Woods”) faz a voz de Nahoko Satomi, paixão de Jiro.

 

Trailer oficial de “The Wind Rises”:

 

Martin Short, Stanley Tucci, Mandy Patinkin, William H. Macy, Mae Whitman, Jennifer Grey, Darren Criss e Elijah Wood também estão no elenco inglês do longa-metragem.  Gary Rydstrom (diretor dos curtas “Quase Abduzido” e “Férias no Havaí”, e designer de som de “Detona Ralph”) dirige a dublagem.

 

 

A animação será distribuída nos Estados Unidos pelo Walt Disney Studios, através do selo Touchstone Pictures. Em terras nacionais, no entanto, a distribuição fica a cargo da Califórnia Filmes, a qual a lançará nos cinemas em 2014 com o título “Vidas ao Vento”.

 

 

Até o momento, a produção acumula uma indicação ao Globo de Ouro (Melhor Filme de Língua Estrangeira), cinco ao Annie Awards (incluindo Melhor Filme de Animação e Roteiro), ao Leão de Ouro do Festival de Veneza, além de outras quinze em premiações diversas e uma pré-nomeação ao Oscar®.

Jiro Horikoshi vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Nahoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".