Hayao Miyazaki, cofundador do Studio Ghibli e um dos principais nomes das animações japonesas e do cenário mundial, anunciou que irá se aposentar. Seu último trabalho como diretor estreou nos cinemas do Japão em Julho deste ano – e no início do próximo, inicia sua trajetória no mercado internacional, incluindo o Brasil.
“The Wind Rises” (“Kaze Tachinu”, no original) marca um diferencial na carreira do cineasta. Diferente do tradicional, a produção não terá foco nos elementos fantasiosos – vistos em “Meu Amigo Totoro” e “A Viagem de Chihiro”, entre outros –, porém no romance de seus protagonistas: Jiro e Nahoko.
Retratando eventos históricos, como o Terremoto de Kanto de 1923, a Grande Depressão, a epidemia de tuberculose e a entrada do Japão na guerra, Miyazaki presta uma homenagem ao engenheiro Jiro Horikoshi, que projetou diversos modelos de aviões, incluindo o Mitsubishi A5M e o Mitsubishi A6M ‘Zero’ – ambos usados na Segunda Guerra Mundial.
Joseph Gordon-Levitt (“Como Não Perder Essa Mulher”) dará voz a Jiro na versão estadunidense. John Krasinski (“The Office”) dubla Honjo, amigo e colega de trabalho de Jiro, e Emily Blunt (“Into the Woods”) faz a voz de Nahoko Satomi, paixão de Jiro.
Trailer oficial de “The Wind Rises”:
http://youtu.be/PlaW8-2T1HI
Martin Short, Stanley Tucci, Mandy Patinkin, William H. Macy, Mae Whitman, Jennifer Grey, Darren Criss e Elijah Wood também estão no elenco inglês do longa-metragem. Gary Rydstrom (diretor dos curtas “Quase Abduzido” e “Férias no Havaí”, e designer de som de “Detona Ralph”) dirige a dublagem.
A animação será distribuída nos Estados Unidos pelo Walt Disney Studios, através do selo Touchstone Pictures. Em terras nacionais, no entanto, a distribuição fica a cargo da Califórnia Filmes, a qual a lançará nos cinemas em 2014 com o título “Vidas ao Vento”.
Até o momento, a produção acumula uma indicação ao Globo de Ouro (Melhor Filme de Língua Estrangeira), cinco ao Annie Awards (incluindo Melhor Filme de Animação e Roteiro), ao Leão de Ouro do Festival de Veneza, além de outras quinze em premiações diversas e uma pré-nomeação ao Oscar®.
Jiro Horikoshi vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Nahoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.