Menu
in

Listas 2000 | Curiosidades que você não sabia do Universo Disney

“Esse é o problema do mundo real. Muitas pessoas crescem.”

Walt Disney

Você sabia, Camundongo, que a Disney foi fundada em 16 de Outubro de 1923 pelos irmãos Walt e Roy Disney? Nesses mais de noventa anos de história, a empresa cresceu espantosamente e se tornou um grande império e uma das marcas mais populares de todos os tempos.

Quem nos acompanha no Instagram sabe que nós amamos curiosidades e todas as semanas nós publicamos algumas delas. Por isso, apresentamos as melhores delas, segundo os nossos seguidores, sobre esse universo de magia e fantasia. Vamos?


Os nomes de Hans, Kristoff, Anna e Sven são uma homenagem a Hans Christian Andersen, o autor do conto “A Rainha da Neve”, no qual Frozen: Uma Aventura Congelante (2013) é baseado. Outras de suas obras adaptadas pelo Walt Disney Animation Studios são A Pequena Sereia (1989), O Patinho Feio (1939) e A Pequena Vendedora de Fósforos (2006) – os dois últimos são curtas-metragens.


Em 1939, Walt Disney adquiriu os direitos para adaptar Peter Pan (1953) como o seu segundo filme, após Branca de Neve e os Sete Anões (1937). Porém, o lançamento foi adiado para depois de Bambi (1942) e, com o início da Segunda Guerra, a produção ficou suspensa até o término da guerra. Essa era uma das histórias favoritas de Walt Disney e ele interpretou o personagem em uma peça escolar na infância.


Os sapatinhos de cristal usados por Cinderela simbolizam que ela é tão delicada a ponto de andar sobre o vidro sem quebrá-lo. Eles também representam o quanto ela pode se adaptar facilmente às situações difíceis da vida.


Os Incríveis (2004) foi o primeiro filme do Pixar Animation Studios a ter humanos como personagens principais e suas personalidades definiram os seus poderes. Senhor Incrível é o pilar da família, por isso ele é superforte. Como mãe, Helena se estica em diferentes direções. Por ser tímida, Violeta é capaz de ficar invisível e Flecha é veloz devido à sua hiperatividade.


Seis dos anões tiveram suas sobrancelhas desenhadas usando como modelo as do próprio Walt Disney. A única exceção é Feliz, pois as suas são brancas e espessas. Cada um deles representa um tipo de personalidade comum humana. Assim, os visuais (até os pelos faciais, como barba e sobrancelhas) deles foram pensados para refletir isso.


O nome real da Boo de Monstros S.A. (2001) é Mary Gibbs, o mesmo de sua dubladora, que na época tinha apenas dois anos e meio. Como Mary era jovem demais para ficar no estúdio de gravação, a equipe a seguia com um microfone, enquanto ela brincava pelos corredores da Pixar.


Alicia Keys fez três testes para o papel de Tiana, a protagonista do clássico A Princesa e o Sapo (2009). Beyoncé, por outro lado, se recusou a fazer uma audição e esperava um convite para dublar a personagem. O papel acabou indo para Anika Noni Rose, que atuou ao lado de Beyoncé em Dreamgirls – Em Busca de um Sonho. Por seu trabalho, Anika Noni Rose foi consagrada como uma Disney Legend, em 2011.


Embora se passe no período atual, Operação Big Hero (2014) acontece em uma realidade alternativa, na qual, após ser destruída pelo terremoto de 1906, a cidade de São Francisco foi reconstruída por imigrantes japoneses. A cidade foi rebatizada de San Fransokyo como homenagem aos japoneses que a reconstruíram.


O tom esverdeado da cauda de Ariel foi criado especialmente pelo laboratório de tinta da Disney. A nova cor foi batizada com o nome de Ariel, em homenagem à personagem. Além disso, Ariel é ruiva devido à cor de sua cauda. Isso mesmo, a equipe escolheu o vermelho, pois é uma das cores complementares do verde.


Na versão brasileira de A Bela e a Fera (1991), os personagens Fera e Gaston foram dublados pelo mesmo profissional: o carioca Garcia Júnior. Simba e Eric também foram dublados por ele. Garcia Júnior ainda trabalhou como diretor de dublagem em Procurando Nemo (2004), UP: Altas Aventuras (2009), Vida de Inseto (1999), Os Incríveis (2004), A Princesa e o Sapo (2009) e Enrolados (2010).


A tão famosa cena de Vagabundo e Lady dividindo um prato de espaguete com almôndegas quase foi cortada de A Dama e o Vagabundo (1955), pois Walt Disney achava que ficaria ridícula, mas mudou de ideia ao ver a animação finalizada. O clássico foi eleito pelo American Film Institute como uma das 100 Melhores Histórias de Amor. Ele é uma das duas animações que figuram na lista, a outra é A Bela e a Fera (1991).


Cinderela, Quasímodo e Rapunzel possuem histórias de vida semelhantes, porque os três sofriam maus-tratos e abusos por parte de seus responsáveis (respectivamente Lady Tremaine, Frollo e Gothel) e em algum momento de seus filmes os três protagonistas cantam sobre ter uma vida melhor (“Um Sonho é um Desejo D’Alma“, “Lá Fora“, “Quando a Minha Vida Vai Começar?“).


Em Enrolados (2010), sobre o berço de Rapunzel há um mobile de animais, incluindo a figura de um camaleão, em uma futura referência ao Pascal, que se tornaria o único amigo dela durante os anos de isolamento na torre.


Cinquenta pessoas trabalharam na tecnologia usada na cena em que Elsa constrói seu castelo em Frozen: Uma Aventura Congelante (2013). Cada segundo da cena demorou trinta horas para renderizar. Por outro lado, Elsa gasta apenas trinta e seis segundos para construí-lo. A cena demorou o equivalente a mil e oitenta horas (ou quarenta e cinco dias) para ficar pronta.


As janelas são elementos narrativos importantes em A Bela e a Fera (1991). A câmera se aproxima e se afasta de diversas janelas durante o filme, pois os cineastas acreditam que os olhos são as janelas da alma. As janelas também foram utilizadas para substituir a clássica abertura com um livro de conto de fadas. Para isso, criaram belíssimos vitrais que contam a história do jovem Príncipe que fora amaldiçoado.


Gostou dessas curiosidades e quer mais? Basta nos seguir o @OCamundongo no Instagram para receber outras e muitas novidades do Universo Disney, aproveite e nos siga nas demais redes – estamos no Facebook, no Twitter e no Tumblr. Até a próxima, Camundongo!

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

Leave a Reply

Sair da versão mobile