Menu
in

Dory sonha em encontrar sua família no trailer de Procurando Dory

Em algum lugar além do mar… Mais de dez anos depois saberemos o que aconteceu com Nemo, Marlin, e, principalmente, Dory. Hoje, o Pixar Animation Studios divulgou o primeiro trailer da tão aguardada sequência de Procurando Nemo (2003).

A prévia, na verdade, não traz nada muito novo para quem está acompanhando a produção desde antes do anúncio oficial — ainda mais para aqueles que nos acompanharam durante a nossa cobertura especial da D23 Expo 2015.

No vídeo, assista à versão dublada abaixo, Dory demonstra os primeiros sinais de seu sonambulismo subaquático, enquanto algo desperta nela o desejo de ir atrás de sua família, a qual não deve ver há um bom tempo e da qual sequer se lembra.

Porém, apesar do título Procurando Dory e da prévia insinuarem uma busca pela peixinha esquecida no estilo do filme original, não veremos Marlin e Nemo cruzando os oceanos para encontrá-la. Pai e filho irão partir com ela à procura de suas origens.

Trailer dublado de Procurando Dory:

Quem é Dory? Qual o seu passado? Como ela aprendeu a falar baleiês? Ela teria irmãos ou seria filha única? A continuação promete responder a muitas dessas perguntas, senão todas. Iremos mergulhar de cabeça na vida pregressa de Dory.

Dory, na animação de 2003, roubou a cena, muito graças ao carisma de sua intérprete, a apresentadora Ellen DeGeneres. Aliás, teria sido DeGeneres a grande responsável pela realização da sequência. “Tudo é possível se você implorar muitas vezes na televisão aberta,” brincou no anúncio da animação.

Tanto Marlin quanto Dory não tiveram seus passados explorados em Procurando Nemo (2003). Muito pouco da vida deles antes do sequestro de Nemo e de eles se encontrarem no meio do oceano foi comentado. Tivemos apenas um breve vislumbre de Coral e dos irmãos de Nemo. Então, será interessante e curioso saber mais acerca de personagens tão queridos.

Contudo, embora o trailer não decepcione, ele não empolga como deveria. São doze anos desde a estreia — e três desde o lançamento em três dimensões. E o vídeo não investe em preencher esse longa ausência, no máximo reciclaram a música “Somewhere Beyond the Sea“. O anúncio feito por Ellen em seu programa consegue mexer melhor com nossas emoções e nossas memórias.

Ellen DeGeneres anuncia Procurando Dory:

https://youtu.be/_JJmDavBXrw

Universidade Monstros (2013), por exemplo, soube brincar e homenageou o teaser divulgado em 2000 para o lançamento de Monstros S. A. (2001). O estúdio sempre foi conhecido por sua excelência e criatividade na criação desse tipo de material de divulgação, mas O Bom Dinossauro (07 de Janeiro de 2016) decepcionou e também não apresentou o charme de outrora.

Seria, então, o fim daquelas prévias divertidas e encantadoras? Nelas, não havia a necessidade de exibir cenas da animação em questão ou abordar qual a trama para nos cativar. Eram simples trechos criados com a finalidade de divulgar a estreia e nos entreter, e dependiam exclusivamente dos personagens.

Há alguns anos o Walt Disney Animation Studios começou a usar essa técnica para promover seus projetos, como nos recentes Frozen: Uma Aventura Congelante (2013) e Operação Big Hero (2014). Talvez, o lar de Luxo Jr. tenha abandonado a ideia a fim de evitar maiores semelhanças com o seu estúdio-irmão.

Via de regra, o estúdio costumava liberar meses antes da estreia esses vídeos e, muito provavelmente, O Bom Dinossauro tenha se tornado uma exceção devido ao pouco tempo entre o início da divulgação e a chegada aos cinemas. Porém, nesse caso, existe um intervalo de sete meses até Procurando Dory estrear em 30 de Junho de 2016, no Brasil. É tempo suficiente, portanto.

Teaser trailer de Procurando Nemo:

Muito se comentou nos últimos anos a respeito de uma possível crise criativa no estúdio, após atingir o ápice com Toy Story 3 (2010), e pelo fato da turma de John Lasseter estar se rendendo ao lucro fácil das sequências — nos próximos quatro anos, haverá mais outras três continuações contra apenas um filme original.

Grande parte do sucesso foi recuperado com Divertida Mente (2015) e O Bom Dinossauro, segundo análise em redes sociais, pode obter um êxito ainda maior com o público. Entretanto, ambos são projetos originais e o primeiro foi idealizado por uma das mentes mais criativas e de maior renome da casa, além de ter tido um dos melhores materiais de divulgação recentemente.

Quando há uma expectativa tão grande quanto a para Procurando Dory, os riscos se tornam bem maiores. Torna-se muito fácil deixar as expectativas inalcançáveis e sair da sala de cinema decepcionado. Não à toa, Andrew Stanton voltou ao estúdio para assumir a direção da sequência, sendo auxiliado por Angus MacLane (Toy Story de Terror).

Logo, existem dois caminhos para Dory seguir nadando: ser o próximo Toy Story 3 (2010) ou o próximo Carros 2 (2011). E se o brilho tão inesquecível dos teasers já parece meio opaco, podemos de fato estar diante de um futuro meio sombrio para a Pixar. E quando a vida te decepciona, qual é a solução? Continue a nadar…

Seis meses após reunir Marlin e Nemo, Dory subitamente se lembra das memórias de sua infância. Acompanhada por seus amigos, ela parte em busca de sua família e chega ao Instituto de Vida Marinha em Monterey, na Califórnia, onde conhece três novos amigos: Bailey, uma baleia branca; Destiny, um tubarão-baleia; e Hank, um polvo, que se torna o seu guia no local.

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

Leave a Reply

Sair da versão mobile