in

Dory sonha em encontrar sua família no trailer de Procurando Dory

procurando-dory-poster-teaser-camundongo

Em algum lugar além do mar… Mais de dez anos depois saberemos o que aconteceu com Nemo, Marlin, e, principalmente, Dory. Hoje, o Pixar Animation Studios divulgou o primeiro trailer da tão aguardada sequência de Procurando Nemo (2003).

A prévia, na verdade, não traz nada muito novo para quem está acompanhando a produção desde antes do anúncio oficial — ainda mais para aqueles que nos acompanharam durante a nossa cobertura especial da D23 Expo 2015.

procurando-dory-trailer-001

No vídeo, assista à versão dublada abaixo, Dory demonstra os primeiros sinais de seu sonambulismo subaquático, enquanto algo desperta nela o desejo de ir atrás de sua família, a qual não deve ver há um bom tempo e da qual sequer se lembra.

Porém, apesar do título Procurando Dory e da prévia insinuarem uma busca pela peixinha esquecida no estilo do filme original, não veremos Marlin e Nemo cruzando os oceanos para encontrá-la. Pai e filho irão partir com ela à procura de suas origens.

Trailer dublado de Procurando Dory:

Quem é Dory? Qual o seu passado? Como ela aprendeu a falar baleiês? Ela teria irmãos ou seria filha única? A continuação promete responder a muitas dessas perguntas, senão todas. Iremos mergulhar de cabeça na vida pregressa de Dory.

Dory, na animação de 2003, roubou a cena, muito graças ao carisma de sua intérprete, a apresentadora Ellen DeGeneres. Aliás, teria sido DeGeneres a grande responsável pela realização da sequência. “Tudo é possível se você implorar muitas vezes na televisão aberta,” brincou no anúncio da animação.

procurando-dory-trailer-002

Tanto Marlin quanto Dory não tiveram seus passados explorados em Procurando Nemo (2003). Muito pouco da vida deles antes do sequestro de Nemo e de eles se encontrarem no meio do oceano foi comentado. Tivemos apenas um breve vislumbre de Coral e dos irmãos de Nemo. Então, será interessante e curioso saber mais acerca de personagens tão queridos.

Contudo, embora o trailer não decepcione, ele não empolga como deveria. São doze anos desde a estreia — e três desde o lançamento em três dimensões. E o vídeo não investe em preencher esse longa ausência, no máximo reciclaram a música “Somewhere Beyond the Sea“. O anúncio feito por Ellen em seu programa consegue mexer melhor com nossas emoções e nossas memórias.

Ellen DeGeneres anuncia Procurando Dory:

Universidade Monstros (2013), por exemplo, soube brincar e homenageou o teaser divulgado em 2000 para o lançamento de Monstros S. A. (2001). O estúdio sempre foi conhecido por sua excelência e criatividade na criação desse tipo de material de divulgação, mas O Bom Dinossauro (07 de Janeiro de 2016) decepcionou e também não apresentou o charme de outrora.

Seria, então, o fim daquelas prévias divertidas e encantadoras? Nelas, não havia a necessidade de exibir cenas da animação em questão ou abordar qual a trama para nos cativar. Eram simples trechos criados com a finalidade de divulgar a estreia e nos entreter, e dependiam exclusivamente dos personagens.

procurando-dory-trailer-003

Há alguns anos o Walt Disney Animation Studios começou a usar essa técnica para promover seus projetos, como nos recentes Frozen: Uma Aventura Congelante (2013) e Operação Big Hero (2014). Talvez, o lar de Luxo Jr. tenha abandonado a ideia a fim de evitar maiores semelhanças com o seu estúdio-irmão.

Via de regra, o estúdio costumava liberar meses antes da estreia esses vídeos e, muito provavelmente, O Bom Dinossauro tenha se tornado uma exceção devido ao pouco tempo entre o início da divulgação e a chegada aos cinemas. Porém, nesse caso, existe um intervalo de sete meses até Procurando Dory estrear em 30 de Junho de 2016, no Brasil. É tempo suficiente, portanto.

Teaser trailer de Procurando Nemo:

Muito se comentou nos últimos anos a respeito de uma possível crise criativa no estúdio, após atingir o ápice com Toy Story 3 (2010), e pelo fato da turma de John Lasseter estar se rendendo ao lucro fácil das sequências — nos próximos quatro anos, haverá mais outras três continuações contra apenas um filme original.

Grande parte do sucesso foi recuperado com Divertida Mente (2015) e O Bom Dinossauro, segundo análise em redes sociais, pode obter um êxito ainda maior com o público. Entretanto, ambos são projetos originais e o primeiro foi idealizado por uma das mentes mais criativas e de maior renome da casa, além de ter tido um dos melhores materiais de divulgação recentemente.

procurando-dory-trailer-004

Quando há uma expectativa tão grande quanto a para Procurando Dory, os riscos se tornam bem maiores. Torna-se muito fácil deixar as expectativas inalcançáveis e sair da sala de cinema decepcionado. Não à toa, Andrew Stanton voltou ao estúdio para assumir a direção da sequência, sendo auxiliado por Angus MacLane (Toy Story de Terror).

Logo, existem dois caminhos para Dory seguir nadando: ser o próximo Toy Story 3 (2010) ou o próximo Carros 2 (2011). E se o brilho tão inesquecível dos teasers já parece meio opaco, podemos de fato estar diante de um futuro meio sombrio para a Pixar. E quando a vida te decepciona, qual é a solução? Continue a nadar…

Seis meses após reunir Marlin e Nemo, Dory subitamente se lembra das memórias de sua infância. Acompanhada por seus amigos, ela parte em busca de sua família e chega ao Instituto de Vida Marinha em Monterey, na Califórnia, onde conhece três novos amigos: Bailey, uma baleia branca; Destiny, um tubarão-baleia; e Hank, um polvo, que se torna o seu guia no local.

procurando-dory-final-conceitual-algas-camundongo

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".