Menu
in ,

Listas 2000 | Referências ao Universo Disney em Unbreakable Kimmy Schmidt

“Unbreakable! They alive, dammit! But females are strong as hell!”

“Unbreakable Kimmy Schmidt – Opening Theme”

Lançada em 2015, Unbreakable Kimmy Schmidt é uma série original da Netflix, cuja trama gira em torno de uma moça de vinte e nove anos resgatada, depois de quinze anos, de um culto pós-apocalíptico. Kimmy, então, se muda para Nova York, a fim de tentar descobrir quem ela é agora e provar ainda haver espaço para a sua energia e seus pensamentos positivos nesse mundo caótico.

Qual a sua relação com o Universo Disney? Apesar de ser produzido pela Universal Television, o seriado apresenta uma grande variedade de piadas e comentários às produções, personagens e até ao criador do conglomerado do Camundongo. Abaixo, separamos as nossas referências favoritas das duas temporadas.


Vamos começar com Titus, então. O companheiro de apartamento da protagonista inicia a série trabalhando na Times Square como uma versão não-autorizada do Homem de Ferro, personagem de Robert Downey Jr. No segundo episódio, Kimmy o convence a enfrentar o malvado dono da loja de fantasias com a ajuda de todas as pessoas prejudicadas por ele, incluindo os falsos Woody e Miss Piggy. Em Kimmy Vai Brincar!, da segunda temporada, descobrimos que Titus possui também uma fantasia de Mickey Mouse entre seus pertences.


No oitavo episódio do segundo ano, Kimmy se Hospeda num Hotel!, a protagonista tenta ter uma noite romântica com Dong em um hotel abandonado. Porém, nada sai como o planejado e Kimmy fica nervosa sobre levar o relacionamento para o próximo nível. Então, Dong sugere para eles esperarem. “Não, eu quero. Por qual outro motivo eu teria vestido essa camisola chique?,” responde a moça, revelando uma camisola azul da Elsa com uma péssima imitação de Olaf nas costas.


Um dos maiores clássicos do Universo Disney também foi mencionado algumas vezes. No sexto e no sétimo episódios da segunda temporada, Kimmy faz duas referências a Mary Poppins (1964). Após uma briga com sua patroa, Jacqueline Voorhees, a personagem diz: “De agora em diante, apenas quero saber de ser paga, assim como o pai em Mary Poppins, antes de eles empinarem pipas.” No episódio seguinte, Kimmy vai a um bar e acha curioso suas bebidas acompanharem pequenos guarda-chuvas, os quais ela pretende dar ao camundongo “Mousey Poppins”.


O segundo ano da série está repleto de menções às animações da casa do Camundongo. Em Kimmy Vai Brincar!, a protagonista e Jacqueline estão conversando, quando essa usa o personagem Robin Hood como uma metáfora. “Você conhece o Robin Hood,” pergunta Jacqueline. “Claro. Aquele filme da Disney no qual Robin Hood é uma raposa. Quando você era pequena, você também achava ele bonito?,” responde Kimmy. “Você está brincando? Aquela voz e o fato de ele não usar calças,” completa Jacqueline.


A Pequena Sereia (1989) também entrou na brincadeira. O episódio Kimmy Tem uma Consulta! começa com a protagonista trazendo uma televisão estragada e encontrada na rua para dentro do apartamento. Ao vê-la com o objeto, Titus reclama: “Ariel, essa coisa curiosa não vai funcionar!” No final da segunda temporada, os colegas de quarto viajam para Orlando. Durante o caminho, Titus está preocupado e questiona: “E se uma bruxa do mar disser que posso conhecer o Príncipe Eric se eu der a minha voz para ela? Eu faço isso, certo?


Há três referências ao clássico Cinderela (1950) no decorrer da primeira temporada. No terceiro episódio, Kimmy sonha estar voltando de um baile do rei e trazendo o Príncipe Encantado para casa. Quatro capítulos depois, Titus e Kimmy estão fazendo uma faxina no apartamento. “Eu me sinto como a Cinderela. E veja, até os pássaros e camundongos estão ajudando,” exclama a protagonista ao ver os animais sobre a cama. Por fim, a dona do apartamento, Lilian, briga com Jacqueline e declara: “Eu sei como vocês ricos tratam os pobres. Eu assisti a Cinderela.”


Para alguns não passa de tolice, para outros é algo verdadeiro, para uns é a premissa perfeita para um filme de comédia. Independente disso, a lenda urbana da cabeça de Walt Disney ter sido congelado também não passou batida em Unbreakable Kimmy Schmidt. Em uma das cenas de Kimmy Tem uma Festa!, o Senhor Voorhees discute com alguém pelo telefone. “Coloque a cabeça de Walt Disney no telefone. Então, acorde ele!,” ordena ele. “Olá, Walt,” diz o personagem após alguns minutos.


Com certeza, o maior homenageado foi O Rei Leão (1994). Logo no primeiro episódio, Titus revela ter feito quinze testes para a adaptação para a Broadway do musical, e no fim do episódio, o personagem e Kimmy cantam “Circle of Life” a pleno pulmões no meio da Times Square. No próximo episódio, Titus confessa ter montado uma versão não-autorizada de um único ator do espetáculo e enfrentado problemas com os advogados da Disney. Depois, Mikey cita o clássico animado para conquistar Titus e usa Timão e Pumba como exemplo de um relacionamento perfeito.


Embora não sejam referências, há mais duas curiosidades dignas de comentários. Tituss Burgess, o intérprete de Titus Andromedon, foi o Sebastião do elenco original do musical A Pequena Sereia. E James Monroe Iglehart, o Gênio de Aladdin na Broadway, aparece em dois episódios da série, como um rival de Titus. E você, Camundongo, já assistiu ao seriado?

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

Leave a Reply

Sair da versão mobile