in

O mágico por trás da produção de SNOW QUEEN

 

Você sabe o que o Rei Tritão, Jafar, Scar, Hades e Mama Odie têm em comum? Respondeu certo quem disse “Andreas Deja”, um dos animadores mais conceituados e criativos da Disney! O alemão foi o responsável por criar em 2D esses personagens únicos e trazê-los para as telonas.

Depois dos boatos do seu afastamento da Disney Studios no meio do ano, e de interromperem o projeto de “The Snow Queen”, sua grande retomada deixou bem claro que ele voltou com tudo, e “The Snow Queen” também. Ele confirmou que tomou uma licença para descansar, mas é tecnicamente ainda empregado do estúdio e da produção da Disney MasterMinds, John Musker e Ron Clements. Ao lado de Mark Henn ajudando com os movimentos e com a arte, Andreas já afirmou que foi confirmado a estreia de “Snow Queen” para 2014. Anotem na agenda!

 

 

Em entrevista ao site espanhol “De Cine 21” Deja fala sobre como é trabalhar nos bastidores das produções Disney. “Como artista, eu sinto que posso me expressar bem através da Disney. Sinto que tenho total liberdade para criar. É verdade que a Disney criou uma imagem que faz parte de sua infância e depois ter a oportunidade de trabalhar na sua continuidade é maravilhoso. O que eu tento ao desenvolver um personagem é visualmente- e na personalidade também- criar o novo, que é desconhecido, diferente de qualquer outro. Eu quero que o público descubra algo novo. Eu tentei com Scar, Jafar, e minha Mama Odie e se no final dá certo ou errado, podemos culpar os animadores, pois em última análise, é nossa responsabilidade” afirma Deja.

Quando perguntado sobre qual personagem deu mais trabalho ele não pensa duas vezes: “Gaston de “A Bela e a Fera”. Me disseram que tinha que ser muito realista, foi bonito e também o vilão. E este é um novo conceito, porque se você pensar em vilões Disney, todos fisicamente parecem ser maus. Isso foi muito estranho e eu pensei que eles estavam pedindo realismo e temia que isso seria uma limitação para mim. Gradualmente, depois de cinco ou seis cenas, comecei a entrar em expressões Gaston de vilão mau, e você percebe que tudo vem de sua personalidade. É tão apaixonado por si mesmo …Conheço pessoas assim. Se você ir para um ginásio em Los Angeles você conhecer tantas pessoas, olhando no espelho” explica o animador.

 

 

Se você é fã de todas as animações de Andreas Deja, não pode deixar de conferir o seu blog (www.andreasdeja.blogspot.com). Aliás, todo mundo que gosta de Disney precisa dar pelo menos uma passada por lá. O motivo é simples: O blog está cheio de desenhos, vídeos e imagens inéditas dos rascunhos dos seus desenhos preferidos! Quando estiverem de bobeira, vale à pena dedicar algum tempo no blog, seja lendo as postagens com informações da Disney ou admirando as imagens criadas por ele.

E a história?

Se você nunca ouviu ou leu nada de qualquer coisa que fale de “A Rainha da Neve” – Tadução livre para “The Snow Queen” – vale a pena dar uma olhada no conto de Hans Christian Andersen ou conferir as duas versões cinematográficas.

 

 

 

O enredo é baseado no conto de Hans Christian Andersen que dizia que certa vez um diabo, havia fabricado um espelho, que transformava em malvado quem se espelhasse nele. Mas, o espelho se quebrou em mil pedaços, espalhando-se pelo mundo, enfiando-se nos corações das pessoas, transformando os corações em pedaços de gelo, sem bons sentimentos.

 

Clique nas artes de “The Snow Queen” abaixo para ampliá-las:


A partir daí a história passa a ser da pequena Gerda e do seu mais novo amigo, o garoto Kay. Mas esta recente amizade é interrompida bruscamente estilhaços de um espelho ou gelo maligno (vamos ver qual versão a Disney usará no final) atinge Key, que muda completamente seu comportamento, tornando-se uma criança perversa. Um dia, Key sai para esquiar na neve e é raptado por um grande trenó branco: é a rainha da neve que o leva para morar com ela no castelo da neve. A amizade é o foco, então Gerda vai atrás de seu amigo, enfrentando os poderes da rainha de gelo.

E se você gostou da história, não deixe de torcer (para terminarem logo) e conferir o resultado. Estreia prevista para 2014.

 

Escrito por Ana Navarrete

Estuda Comunicação Social - Jornalismo, na UNESP. Natural de Votuporanga. Atualmente, em Bauru. Atua em diversas áreas do Jornalismo mais precisamente o Cultural e Social. Pesquisa sobre perfis femininos das personagens Disney. Estuda francês, fala em espanhol e "se vira" em inglês. Fala muito. Ama jornalismo e escrever. É repórter da revista radiofônica "Diferente, Pero no Mucho" sobre assuntos da América Latina, veiculada na Rádio Unesp Virtual. É bolsista e editora-chefe do projeto de extensão universitária - jornal comunitário "Voz do Nicéia". Editora de Expressão da revista digital Livrevista.