in

O Legado de Walt – por Pete Docter

Em homenagem ao dia da partida de Walt Disney em 15 Dezembro de 1966, o "The Walt Disney Family Museum" pediu ao Diretor da PIXAR vencedor do Oscar® Pete Docter para compartilhar seus pensamentos sobre Walt e seu legado.

.

Em homenagem ao dia da partida de Walt Disney em 15 Dezembro de 1966, o “The Walt Disney Family Museum” pediu ao Diretor da PIXAR vencedor do Oscar® Pete Docter para compartilhar seus pensamentos sobre a duradoura influência de Walt e seu legado.


O Maravilhoso Mundo de Disney!

Hoje em especial, essas palavras aumentam o meu ritmo cardíaco. Eu não ligava muito para o show de Lawrence Welk, mas eu rotineiramente sentava-me por meia hora acompanhando The Sisters Lennon para ter ceteza que não perderia um minuto do que estava por vir. Uma vez que Sininho apareceu sobre o castelo da Disneylândia®, começaria o encantamento: “Por favor, seja uma animação, por favor, seja uma animação, por favor, animação … Aww,” Charlie, The Lonesome Cougar? A primeira parte das duas?!? ” É claro que eu assisti e amei Charlie de qualquer maneira, mas era por uma animação que eu estava esperando.

De volta a aqueles dias pré-VHS, a única maneira que eu tinha que preservar o que eu tinha visto era gravar na fita de áudio para reprodução ao longo da semana. Esta operação precisava de um rigoroso silêncio de minhas irmãs e os pais, já que o microfone ficava pendurado na frente do alto-falante da TV, também pegava conversas no quarto. Assim, eu condicionava a minha família a um estrito código de silêncio durante a animação – não precisava ficar rindo ou batendo palmas! – Um hábito que, infelizmente, continuam ainda hoje quando eles vêem os meus próprios filmes.

No verão, minha família viajava de Minnesota para a Califórnia para visitar parentes, e a viagem nunca era completa sem uma parada na Disneylândia. Após uma dessas visitas, eu descobri que meus avós tinham uma plantação de bambu em seu quintal. De alguma forma, eu falei meu pai para transportar um pacote no telhado da nossa van de volta para o Centro-Oeste para que eu pudesse recriar “A Sala Tiki” (The Tiki Room) no meu quarto.

Duvido que eu teria me tornado um animador se não fosse por Walt Disney. Eu me lembro de ter visto “Dumbo” e “Pinóquio” no cinema e ter ficado maravilhado com toda aquela habilidade incrível. Foi só depois de assistir a filmes não-Disney que eu percebi o que Walt trouxe para os seus filmes além dessa técnica incrível: histórias interessantes e personagens cativantes e divertidos que ficaram comigo por muito tempo após as luzes se acenderem na sala de exibição.

Há algo quase mítico sobre a visão de Walt e na confiança no que ele tinha em mente. Ele tinha uma incrível capacidade de compreender o que o público iria realmente gostar, ao mesmo tempo desafiando-os a manterem-se como ele os designou e os mesmos níveis de mestria.

Eu ainda estou aprendendo com ele hoje.

~Pete Docter

Via: The Walt Disney Family Museum


Escrito por Jonas

O diretor de marketing de O Camundongo iniciou sua aventura virtual com a Disney há mais de seis anos e, desde então, acompanha o crescimento do projeto e se orgulha do que foi e será feito por aqui.