Em uma noite que evocou alguns dos grandes musicais das últimas décadas, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas realizou, ontem (24 de Fevereiro), a octogésima quinta cerimônia entrega da cobiçada estatueta dourada, tendo “Argo”, dirigido por Ben Affleck, como o vencedor de Melhor Filme.
Após quarenta e três anos desde sua última vitória, com “It’s Tough to Be a Bird”, em 1970, e um espaço de seis anos entre indicações, por “The Little Matchgirl”, em 2007, a Walt Disney Animation Studios volta a receber a honraria de Melhor Curta Animado através de “O Avião de Papel”.
A animação, exibida nos cinemas antes de “Detona Ralph”, utiliza uma técnica híbrida, que une desenhos feitos à mão e computação gráfica de forma única e inovadora, sendo o possível futuro para o estilo tradicional – e um alívio para os admiradores do mesmo.
Ambientado na Nova York da década de sessenta, “O Avião de Papel” conta – sem utilizar diálogos – a história de amor entre um jovem solitário e a garota de seus sonhos, após um encontro ao acaso em uma estação de trem.
Tendo vencido a mesma categoria no Annie Awards, o curta-metragem está disponível na íntegra para ser assistido online.
Além dessa vitória, “Valente”, da Pixar Animation Studios, recebeu o Oscar® de Melhor Longa-metragem de Animação, desbancando “Piratas Pirados!”, “ParaNorman”, “Frankenweenie” e, inclusive, o grande favorito ao prêmio, “Detona Ralph”.
- Oscar® 2013 | Conheça os vinte e quatro vencedores
A primeira produção da Pixar a ser protagonizada por uma garota, a Princesa Mérida, já se encontra à venda, em lojas físicas e virtuais.