in

Notícias sobre a próxima edição do Oscar®

 

Conforme noticiado anteriormente, o curta “La Luna”, da Pixar, e “A História de Nessie”, da Disney, estavam na lista dos concorrentes a uma vaga na categoria de melhor curta-metragem animado da próxima edição do Oscar®.

Na última semana, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou quais são os pré-selecionados. Desta lista, serão extraídos os cinco finalistas. Infelizmente, apenas “La Luna” continua na disputa. Conheça os outros curtas, abaixo:

 

São Dimanche/Sunday (Patrick Doyon)

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore (William Joyce e Brandon Oldenburg)

I Tawt I Taw a Puddy Tat (Matthew O’Callaghan)

La Luna (Enrico Casarosa)

Luminaris (Juan Pablo Zaramella)

Magic Piano (Martin Clapp e Hugh Welchman)

A Morning Stroll (Grant Orchard e Sue Goffe)

Paths of Hate (Damian Nenow)

Specky Four-Eyes (Jean-Claude Rozec e Mathieu Courtois)

Wild Life (Amanda Forbis e Wendy Tilby)

 

A Disney já enviou para Academia analisar os seguintes filmes: “Carros 2”, “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” e “Winnie The Pooh”. O longa-metragem “Histórias Cruzadas” (distribuído pela Disney), apesar de não ter enviado sua fita para avaliação, já iniciou sua campanha “Para Sua Consideração”, assim como “Carros 2” e “Winnie The Pooh”. Confira o pôster em seguida:

 

 

Além disso, há rumores de que o próximo ano seja o último da categoria de Melhor Filme Animado. Quando foi instituída, a Academia tinha nobres intenções, prestigiar as animações, pois não eram levadas a sério para concorrerem nas principais categorias.

Nos primeiros 74 anos da premiação, apenas “A Bela e a Fera” (1991) conseguiu ser indicado a Melhor Filme e apenas “Toy Story” (1995) tinha sido indicado a Melhor Roteiro. Em 2002, quando a categoria foi estabelecida, o vencedor “Shrek” (2001) também foi indicado ao prêmio de roteiro. Isso se repetiu com outros vencedores: “Procurando Nemo” (2003), “Os Incríveis” (2004), “Ratatouille” (2007), “Wall-E” (2008), “Up” (2009), e “Toy Story 3“(2010).

Para a próxima edição, dezoito animações são elegíveis, podendo render até cinco indicações, se marcarem, pelo menos, uma nota no mínimo de 7.5/10 na comissão de triagem, uma taxa de 28% de Sucesso. Os 248 longas do ano passado disputaram 10 vagas como Melhor Filme, com taxa de sucesso de 4%, e um dos indicados foi “Toy Story 3”. Em 2010, “Up” também foi um dos dez indicados.

 

 

Segundo os críticos, os mais certos de serem nomeados são “Operação Presente”, “Rio”, “Rango”. “Gatos de Botas” e “Winnie The Pooh” são fortes candidatos, junto a “As Aventuras de Tintim”. “Carros 2”, “Kung Fu Panda 2” e “Happy Feet 2: O Pinguim” possuem chances de aparecer entre os indicados, porém as chances são menores.

O principal motivo para o fim da categoria, talvez, seja o preconceito que alguns dos votantes ainda possuem em relação aos filmes animados, e por isso, tentam retirá-los da premiação. Antes, o Oscar® de Melhor Animação era considerado um prêmio de consolação. Atualmente, as animações estão cada vez mais populares e, em alguns casos, sendo comparadas às produções live-action.

Mesmo com nomeações às categorias mais importantes, as animações ainda não receberam nenhuma delas. Os longa animados ainda precisam de mais força para vencer ou os votantes que precisam avaliar seus conceitos? Quando os “desenhos” começarem a vencer os prêmios mais importantes, a exclusão da categoria de animação será mais aceita.

Os indicados ao 84º Oscar® serão conhecidos em 24 de Janeiro de 2012.

 

Via Rubens Ewald Filho e Cinema é Tudo Isso

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".