in

Minnie Side | Semelhanças e reciclagens do Universo Disney

minnie-side-reciclagem-inicio-camundongo

Uma empresa que se mantém tantos anos como uma gigante no mercado de entretenimento audiovisual deve ter um truque na manga. No caso, a nossa querida Disney tem vários, e mais um deles foi descoberto.

Leia também:

Você sabe por que se sente tão conectado ao Universo Disney? É porque ele vem se repetindo desde os primeiros clássicos. A cada nova animação e filme temos lembranças e menções aos anteriores, criando uma sensação de conforto e conhecimento. Não acredita? Vamos aos fatos.

O canal do Youtube Movie Munches levantou essa teoria em “Walt Disney Recycled Animation Scenes”, dividido em dois vídeos, onde mostra que cenas, movimentos e até mesmo personagens são reutilizados em mais de uma animação.

A valsa da cena final de A Bela e a Fera é exatamente igual à valsa da cena final de A Bela Adormecida. Seria uma homenagem? Uma reutilização de cenas para cortar novos custos? Independente do real motivo, eis aqui os vídeos para esclarecer que a Disney é tão querida, mas tão querida que nem ela própria duvida de sua capacidade e não mexe em time que ganha.

Aproveitei o assunto para criar minhas próprias teorias a respeito dessa “familiaridade” com cenários da Disney em diversas obras. Fique à vontade para viajar comigo.

minnie-side-reciclagem-thor-leao

Não é novidade a similaridade entre esses personagens. Mas tirando os aspecto visual, em que Thor parece Mufasa e Loki parece o Scar, outras características se mantêm muito parecidas entre as histórias que envolvem cada um deles.

Vejamos, por exemplo, o fato de serem irmãos: Mufasa e Thor são os mais velhos e, por isso, são os herdeiros do trono; Loki e Scar são os filhos mais novos, enciumados pelo prestígio de seus irmãos mais velhos. Thor e Mufasa são impetuosos, valentes e confiantes, Loki e Scar são calculistas, levando os assuntos mais na surdina.

minnie-side-reciclagem-mufasa

A traição de Scar ao irmão é similar à de Loki para Thor, entretanto há uma diferença interessante. Após a morte de Mufasa, Simba é o novo herdeiro do trono, se tornando, então, em nossa teoria o novo Thor. Simba se exila quando criança arrependido e se sentindo culpado pela morte de seu pai, já Thor é exilado pelo seu pai e fica em uma situação de arrependimento e culpa. Deu pra entender?

minnie-side-reciclagem-scar

Depois de encontrar dois amigos excêntricos e engraçados Simba começa a se humanizar com suas falhas e aprende que “o passado pode até doer, mas você pode fugir ele ou aprender com ele” e assim, Simba retorna para restaurar a savana da pobreza em que Scar a deixou.

Em Thor, o deus nórdico encontra com três cientistas que ficam encucados com sua origem e após saber que perdeu o pai, o trono e seus poderes Thor aprende com seus erros e que deve ser responsável e humanitário. E quando descobre o que seu irmão andou aprontando com Asgard, para pegar o trono, ele o perdoa com o coração humilde e tenta entender a sua posição. Parece muito? Vamos a outra.

minnie-side-reciclagem-bela-frozen-ariel

Pode parecer extremo, mas aqui vai a teoria. Frozen: Uma Aventura Congelante (2013), resumidamente, é a história de duas irmãs que tem um relacionamento difícil, pois uma delas ficou sem contato com o mundo exterior devido a um exílio para a proteção da outra irmã. Até aí, todo mundo conhece a animação. As coisas em comum começam com a personalidade de ambas . Primeiro, vamos falar da Anna.

Anna é uma jovem princesa e caçula da família, é alegre, espontânea, divertida e extremamente curiosa. Isso nos lembra Ariel, com espirito aventureiro, apaixonada por todas as coisas novas e tem o mesmo sentimento que Anna, de estar em um lugar onde ela não gostaria de estar.

minnie-side-reciclagem-elsa

Elsa tem um poder incrível, porém se vê como uma aberração, e por isso, age de forma grosseria contra sua irmã para deixá-la afastada, a fim de não prejudicá-la com seus poderes. Esse comportamento hostil também pode ser visto no Fera – ambos são vítimas de um encanto e não sabem como lidar com o mesmo.

Por outro lado, Anna se parece muito com a Bela, principalmente pelo fato de ela correr atrás e entender e aceitar sua irmã como ela é e como age. Além de extremamente companheira, ela se coloca em situações corajosas em nome de sua irmã, assim como Bela faz com Fera, vencendo qualquer preconceito. Muito ou pouco, as irmãs de Arendelle são remodelagem de antigas princesas.

minnie-side-reciclagem-cinderela-tiana

Gosto muito dessa comparação, pois é a mais fácil de todas. Os clássicos Cinderela (1950) e A Princesa e o Sapo (2009) são os mais parecidos aos contos de fadas clássicos, são histórias sobre amor, trabalho, sacrifício e sonhos.

Por serem de épocas distintas, Cinderela e Tiana respondem de formas diferentes a quase as mesmas situações colocadas em seus caminhos, e é muito bacana avaliar como a Disney pode se aproveitar de uma premissa semelhante e modificar poucas coisas nela e, assim, criar algo inovador.

minnie-side-reciclagem-cinderela

Tiana é dedicada ao seu dia-a-dia, trabalhando em dois empregos. Cinderela trabalha em casa, como criada de sua família, durante vinte e quatro horas e sete dias por semana. Ambas são sonhadoras e extremamente práticas em seu cotidiano, não são tão deslumbradas com o mundo, como outras princesas, a exemplo de Aurora, Ariel ou Anna.

Sua realidade é real! Apesar da redundância, o que quero dizer é que muitas outras mulheres vivenciam o que as duas fazem em seus cotidianos. Seja faxinar para pagar as contas, servir garçonete para pagar aquele curso superior para valorizar a carreira; seja trabalhar em dois turnos para comprar a casa própria, ou fazer tudo isso, pois vive em uma situação submissa. Essas princesas trazem uma realidade feminina de duas formas: o trabalho por sustento e o trabalho não reconhecido, mas que de ambas a formas sempre existiu.

minnie-side-reciclagem-tiana

Outra coisa peculiar com ambas é como elas despertam para o amor. Cinderela, por viver em uma época mais retrógrada, tinha o pensamento de que se fosse ao baile poderia começar sua história de amor com o príncipe, já Tiana está tão focada em conseguir seu restaurante que não liga para o fato do príncipe estar falido, até que ela percebe com ajuda da convivência, que não pode mais viver sem ele. É diferente? Parece ser, mas comparando ambas e invertendo as duas de papel, Tiana e Cinderela teriam as mesmas atitudes pois são muito parecidas em personalidade.

Existem vários outros comparativos a serem feitos, e quem sabe essas viagens não virem um dia um especial, em que posso mostrar para vocês mais das “reciclagens” feitas pela Disney. Até a próxima, Camundongos!

minnie-side-reciclagem-final-camundongo

Escrito por Sarah

Sarah Campos ama tudo o que diz respeito a Disney, principalmente a Cinderella. Gosta de cinema, jogos de vídeo game, ficção científica e quadrinhos da Marvel. Tem como sonho conhecer o mundo e mais do que ele tem a oferecer.