Menu
in

O complexo funcionamento interno do curta Inner Workings

Os curtas do Walt Disney Animation Studios sempre romperam limites, desde a inclusão de cores e sincronização de sons à combinação de animação tradicional e computação gráfica, sem nunca deixar de lado a história, muitas vezes contada sem quaisquer diálogos. E Inner Workings é o próximo a entrar para essa lista de ótimas animações de poucos minutos.

Com direção do brasileiro Leo Matsuda, a trama acompanha Paul, um homem certinho a caminho de seu trabalho tedioso, enquanto passa por opções, com as quais poderia ser feliz. Porém, no duelo entre Cérebro e Coração, o primeiro órgão sempre vence. Durante o trajeto, veremos o seu funcionamento interno – dai o título – e como seus órgãos têm personalidade e trabalham.

Em entrevista ao Oh My Disney, Matsuda revelou alguns novos detalhes do projeto. Além da sabida inspiração nas enciclopédias antigas, o diretor se baseou no estilo cinematográfico de Wes Anderson, na comédia do francês Jacques Tati, nos animadores Eyvind Earle e Mary Blair, no episódio Mars and Beyond, da série Disneyland (1954-1958), e também nos Muppets.

Segundo Matsuda, a ideia era criar uma espécie de The Muppet Show (1976-1981) dentro do corpo de Paul, com seus órgãos possuindo uma estética semelhante aos famosos fantoches da turma de Kermit, o Sapo. No entanto, o conceito foi abandonado porque os órgãos precisavam ter uma aparência mais lisa, e ao mesmo tempo, parecerem adoráveis.

Para trazer esse projeto à vida, a Casa do Camundongo recorreu a novatos e veteranos. Ami Thompson, uma trainee recém-ingressada no estúdio, ficou responsável por supervisionar o visual dos personagens e animar as “visões do cérebro”, nas quais o Cérebro imagina quais as consequências caso Paul cedessem aos desejos de seu coração, e são feitas em animação tradicional.

No entanto, Thompson contou com a ajuda de Mark Henn, o responsável por animar personagens marcantes como Bela, Jasmine, Simba, Pocahontas e Mulan, nessa empreitada de trazer um estilo de livro infantil para o curta. “Um dos meus grandes sonhos era poder trabalhar com [Mark] e nunca imaginei que iria acontecer tão cedo,” conta Thompson sobre a experiência.

O designer de produção Paul Felix se apaixonou imediatamente pela ideia de Matsuda, assim como o produtor Sean Lurie e o chefe criativo John Lasseter. E baseado nas silhuetas e cores presentes nos primeiros esboços feitos pelo diretor, Felix começou a moldar a concepção artística do curta, cujo principal elemento é a simplicidade do desenho de Matsuda.

Meu grande desafio foi pegar os meus bonecos palitos e transformá-los em realidade. Isso foi tão difícil,” comenta Matsuda, o qual continua boquiaberto com o resultado final do curta-metragem. Ludwig Göransson ficou responsável por compor a trilha sonora. Inner Workings será exibido a partir de 05 de Janeiro de 2017 nos cinemas nacionais.

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

Leave a Reply

Sair da versão mobile