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Especial: Glen Keane | Dando vida à Fera

 

Que a Fera é um personagem que deu muito trabalho para chegar ao resultado que chegou, não é novidade pra ninguém. Porém, todo o trabalho de pesquisa que foi realizado, vocês só conferem aqui, no Disney Mania, nessa entrevista exclusiva com Glen Keane, animador de uma das personagens  mais marcantes do mundo Disney.

De acordo com o site “Why so Blu”, o animador contou tudo sobre os bastidores da criação da Fera. Confira agora os principais momentos dessa entrevista imperdível!

 

Como foi pra você criar um personagem interessante para a Fera? O que te inspirou?

Bem, você sabe, ele tinha de ser assustador. E quando eu ia fazer esses desenhos, eu ficava pensando; como a Bela vai se apaixonar por esse cara? Quero dizer, eu achei que ninguém ia acreditar, realmente. E assim, nada parecia estar dando certo para mim. E se você entrar em meu escritório você veria todos os tipos de fotos nas paredes, de gorilas em esboços.  E então houve o leão. A juba do leão. Eu amava. A suavidade dela e assim, juba do leão entrou para fazer parte da Besta, assim como as presas. Mas havia o javali, a feiúra, e o seu focinho. Por isso eu o coloquei na Fera. E acrescentei a tristeza do búfalo. O peso. Parece que o búfalo carrega todo o peso do mundo em sua cabeça. E eu adorava isso. E, em seguida, a barba do búfalo. Todo dia eu ia a pé para o trabalho passando no jardim zoológico de Londres. E via lobos andando para trás e para frente. E eu percebi que eles são tão selvagens, como eu precisava. E uma das coisas que eu realmente procurava é como eu poderia comunicar um animal inteiro com o este animal “Fera”? Que não é apenas a cabeça ou as mãos ou os pés. E assim foi a estrutura da perna. Eu comecei a usar uma perna de lobo e uma cauda para a Fera. E a maneira como a Fera poderia mexer sua cauda deu mais possibilidades para emoção. E de repente eu olhei para ele. Essa é a Fera. E foi como eu disse, é como se o personagem existisse antes, e de repente ele aparece no papel e você o reconheceu. Há essa petulância na Besta. Sim. Quando a Bela é obrigada a cuidar das suas feridas após a Fera tê-la salvo dos lobos, você começa a ver uma rachadura na armadura. E a Fera começa a amolecer. E você sabe ali, que ele foi transformado em uma fera não porque ele era um assassino ou algo assim, mas sim, porque ele era egoísta.

~ Glen Keane

 

Facialmente, quais foram algumas de suas referências para as expressões da Fera?

Muito do meu rosto. Eu tenho um espelho na minha mesa, e eu fiquei constantemente olhando para meu próprio rosto e expressões durante todo o filme.

~ Glen Keane

Qual é a importância da Fera ter olhos humanos?

Bem, sim. Como eu passei por essa lista de animais, o que eu não mencionei foi o olhos. Era importante lembrar que havia um príncipe preso dentro dessa besta, e era importante que seus olhos fossem azuis. Até porque Robby Benson tinha olhos azuis. Isso é uma daquelas coisas que eu acho que realmente se conecta com as pessoas.

~ Glen Keane

 

E a esse ponto, a Fera é realmente um dos mais profundos personagens da Disney. Como você fez isso acontecer? Isto é, assustador no começo, e depois mais e mais humano para um final emocionante?

Bem, no começo, eu realmente precisava aprender uma lição. Eu acho que a beleza é apenas superficial, porque eu não acreditava que o público ia acreditar que Bela iria cair em amor por esta besta. Foi a zona intermediária. Quando ele passou de animal silvestre à natureza humana egoísta. E depois, no final, e na minha opinião a cena mais difícil para se animar, foi o momento em que Fera deixa Bela voltar para casa. Ele está de pé olhando para a rosa sob o vidro, e ele sabe que vai morrer, mas ele não diz à Bela. Ele permite que ela volte para ver o pai. E Cogsworth chega e diz: “Você deixou-a ir. Por que você fez isso?” E ele diz, “eu a amo”.

~ Glen Keane

 

Houveram alterações no design ao longo do filme, a Fera muda de cor várias vezes, durante as cenas sombrias. Ela fica muito mais escura, passando para mais de um tom. Como você trabalhou com a determinação dessas mudanças?

Brian McEntee foi o diretor de arte do filme. Ele fez um script de cor de toda a história, e essas ideias foram realmente funcionando, ao mesmo tempo em que o script estava sendo escrito. Então nós estávamos realmente pensando em termos de cor e  emoção desde o início. A cor é tão poderoso como um elemento de script, como o script em si.

~ Glen Keane

Então, você teve a sorte de dar uma segunda olhada em como a Fera ia ser moldado. Vamos voltar para esse início da criação.

Sim. Alguns desenhos do início têm um tipo de espécie alienígena de uma criatura para mim. Eles são divertidos e extravagantes. Mas para mim não fala da Besta. E estes eram desenhos Andreas Deja, e eram muito escuros, torcidos e assustadores. Mas ainda havia algo com o corpo humano, coisa que me incomodou. Outra coisa importante eram seus cabelos. Os cabelos de um personagem é uma espécie de luta. O cabelo é como um símbolo de luta do personagem com história. Para Ariel, seu cabelo flutuante levava um lembrete constante de que essa garota está debaixo d’água e que ela tem que lutar para viver em outro fuso, para sobreviver na terra. Com Pocahontas, foi esse espírito etéreo como o movimento de seus cabelos, que se moviam com o vento. As cores do vento. Com Tarzan, que era o dreadlocks. É ele que ele vai abraçar a si mesmo como um animal. E com a Fera, que era um lembrete constante da pele que aprisionava este príncipe. Eu não sei, estes são  pensamentos que só passaram pela minha cabeça enquanto eu estava trabalhando em ambos os personagens.

~ Glen Keane

Há qualquer coisa sobre a Fera que o faria voltar atrás e mudar, se pudesse?

Eu gostaria que ele pudesse ter ficado a Fera.

~ Glen Keane

 

Há qualquer coisa sobre a Fera, sua aparência, que você teria desejado mudar ou acrescentar?

Eu senti como se tudo tivesse se reunido nesta personagem. E de uma forma tão surpreendente que eu não mudaria nada sobre ele. Mesmo as listras que tiraram. Estou muito satisfeito com a maneira como ele olha, você sabe. Eu acho que vou arruiná-lo se eu tentasse mudá-lo.

~ Glen Keane

No início, quando a vimos pela primeira vez, a Fera é um personagem forte e assustador. Que tipo de coisas que você fez para melhorar a transição para uma Fera mais suave?

Bem, há pequenas coisas que eu fiz com a Fera em termos de como ele teria gentileza em sua expressão. Eu sei que para mim, o centro da emoção em um personagem está nas sobrancelhas e os olhos. E esse é o lugar onde o público está procurando a emoção. Os olhos são a janela para a alma. E a única coisa que eu não modifiquei em todos os aspectos da concepção da Fera, eram os olhos, que são de alguém que está preso dentro desta besta. E isso é a coisa que acontece no final do filme onde Bela, depois que o cara se transformou, tem que olhar em seus olhos e perceber, “é você”.

~ Glen Keane

Como foi comparar o trabalho de Tarzan com a Fera? Porque em Tarzan, você tem um homem que pensa que é uma fera, e a Fera é uma besta que realmente é um homem.

Sim é interessante. Eu realmente pensei muito sobre esses dois personagens, porque são o oposto. Quero dizer, o Tarzan era um homem de nobreza tentando desesperadamente se tornar um animal, para se encaixar no seu grupo. E a Fera é alguém que não possuía nobreza, e é por isso que ele foi transformado em uma fera. Seus caminhos foram se cruzando mesmo sendo caminhos opostos. Nós tentamos amadurecer e crescer. A única coisa que eu acho que realmente conecta ambos os personagens foi a sensação visceral de animalidade. Sobreviventes, movendo-se como um animal.

~ Glen Keane

 

 

Maior parte do tempo no filme Tarzan, ele é corcunda. A Fera no começo é mais ou menos da mesma forma, andando de quatro. Você seguiram algum modelo da Besta que se reutilizaram no Tarzan? Ou apenas vieram dessa forma?

Quando eu comecei a pensar no Tarzan, imaginando Johnny Weissmuller a andar por aí apenas como um cara normal, eu tentei desenhar Tarzan assim. Foi embaraçoso. Quero dizer, ele um tipo de um cara  que na maior parte anda por aí nu com uma tanga. E assim, eu o fiz como um animal, como era. E o mesmo com a Fera. Ele é um homem cujo peso é para baixo, com este corpo animal. Ele quer ficar de pé. E o que era realmente uma coisa importante na Fera, é sentir como se houvesse sempre uma luta para ele ficar ereto. Mas, naturalmente, ele gostaria de ir para baixo, como todo animal.

~ Glen Keane

 

Glen, há um pouco de você no Fera de alguma forma?

Oh, sim. Sim, há muito de mim na Fera. Eu tinha um temperamento incrível quando criança. Me lembro de quando era pequeno, quebrando as coisas no meu quarto. Você sabe, eu teria sido amaldiçoado como a Fera, se tivesse cruzado com alguma feiticeira ou algo assim. Eu poderia facilmente ter sido ele. Eu realmente me relaciono a esse personagem. Em qualquer personagem que você faz. Você quer encontrar algo de si mesmo… para colocar nele.

~ Glen Keane

Para saber mais:

Escrito por Ana Navarrete

Estuda Comunicação Social - Jornalismo, na UNESP. Natural de Votuporanga. Atualmente, em Bauru. Atua em diversas áreas do Jornalismo mais precisamente o Cultural e Social. Pesquisa sobre perfis femininos das personagens Disney. Estuda francês, fala em espanhol e "se vira" em inglês. Fala muito. Ama jornalismo e escrever. É repórter da revista radiofônica "Diferente, Pero no Mucho" sobre assuntos da América Latina, veiculada na Rádio Unesp Virtual. É bolsista e editora-chefe do projeto de extensão universitária - jornal comunitário "Voz do Nicéia". Editora de Expressão da revista digital Livrevista.