in

Figurinos de OZ ganham exposição em São Paulo

 

Um dos elementos para uma produção cativar o público e ser bem-sucedida é o cuidado com o figurino. Com “Oz: Mágico e Poderoso, da Disney, não poderia ser diferente – especialmente por ter três protagonistas femininas e com personalidades diferentes.

 

O figurinista Gary Jones (indicado ao Oscar® por “O Talentoso Ripley”) e sua equipe de sessenta pessoas criaram mais de duas mil peças. As feiticeiras interpretadas por Mila Kunis, Michelle Williams e Rachel Weisz receberam maior atenção, para que, além de refletir nuances de suas personalidades, ressaltasse a dualidade entre o bem e o mal e o ambiente em que estavam.

 

 

Evanora, a bruxa vivida por Weisz, é a governadora da Cidade Esmeralda e tem em seu guarda-roupa um reflexo da cidade que toma conta. Por isso, a predominância do verde em seu figurino. “Eu queria que ela não fosse só uma pessoa neste lugar, mas que o representasse. As formas e cores do figurino dela refletem a arquitetura art déco da Cidade Esmeralda”, explica Gary Jones.

Já o estilo de Glinda (Williams) é dominado por roupas claras feitas com tecidos delicados, que vão se tornando mais resistentes no decorrer da história. O visual de Theodora, papel de Mila Kunis, tem ares esportivo para contrapor a realeza e a autoridade das outras personagens.

 

 

O chápeu de veludo vermelho de Theodora é um dos ornamentos favoritos da equipe. “O chapéu está no mundo da fantasia, ao mesmo tempo que continua sendo uma peça de época. Eu pesquisei a moda por volta de 1900, quando as pessoas usavam incríveis chapéus estranhos. O look de Theodora é quase uma colcha de retalhos de diferentes períodos e isso faz que não pareça com nenhuma época específica. E é isso que dá um pouco a sensação de fantasia,” comenta Michael Kutsche, designer.

Nesta semana, chega à cidade de São Paulo uma exposição dos figurinos originais de “Oz: Mágico e Poderoso”. Além das peças de roupa, serão exibidas objetos usados nas filmagens, como o livro de mágico de 1900 e a caixinha de música usada pelo personagem central, Oscar, interpretado por James Franco, e painéis com cenas do longa-metragem.

 

 

O evento gratuito está sediado no piso do cinema do Shopping JK Iguatemi (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia) e permanece lá até dia 15 de Março. O horário da exposição é das 11h às 23h, de segunda a sábado, e das 11h às 22h, aos domingos.

Oz: Mágico e Poderoso”, dirigido por Sam Raimi, estreia nos cinemas nacionais em 08 de Março, com exibição em Disney Digital 3D.

Oz: Mágico e Poderoso conta a história de Oscar Diggs (James Franco), um mágico de circo não muito confiável que acaba sendo levado de Kansas para a vibrante Terra de Oz através de um violento tornado. Ao chegar no país das estradas de tijolos amarelos, ele pensa que enfim será bem-sucedido em seus planos, já que a fama e a fortuna agora parecem estarem cada vez mais próximas ao seu alcance. Entretanto, ele não contava com as bruxas Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glinda (Michelle Williams), que são as únicas a duvidar de suas habilidades como feiticeiro.

Embora relutante, Oscar acaba sendo levado a enfrentar os épicos problemas que assombram os habitantes de Oz e deverá descobrir quem é bom e quem é mau antes que seja tarde demais. Ao colocar em prática seus truques mágicos de esperteza e de ilusionismo – incluindo toques de feitiçaria – ele acaba se tornando o célebre Mágico de Oz assim como um homem melhor.

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".