in

Especial Walt Disney World | Parte 1

A partir de hoje o Disney Mania expande seu foco em mais uma direção, os Parques Disney! Continuaremos normalmente com as notícias sobre filmes, lançamentos nos cinemas e em home video com o mesmo empenho de sempre. Até hoje, focamos pouco nas novidades sobre os Parques, o que mudará agora devido ao nosso colaborador Luiz Henrique Assunção, que será o responsável por trazer o melhor da magia dos Parques Disney até você.

Disbrow/DisneyPhotographyBlog.com

 

Esta é a primeira matéria de uma série especial sobre Walt Disney World. Aqui, contaremos um pouco sobre a história deste Mundo Mágico. Nesta primeira matéria, trazemos uma introdução sobre sua criação, e nas próximas matérias, exploraremos um pouco mais sobre cada um dos parques. Boa viagem!

Walt Disney sempre foi um aficionado pelas suas criações. Os desenhos animados criados por ele já encantavam crianças e adultos nas salas de cinema e televisão, mas para ele isso não foi o bastante. Ele queria não apenas entreter as pessoas com imagens e sons, mas também com experiências, colocando-as dentro dos desenhos animados, literalmente. Além disso, ele adorava parques de diversões. Assim surgiu a ideia de criar um parque, chamado Disneyland, na Califórnia. Aberto em 18 de julho se 1955, o parque é localizado em Anaheim, a 40km de Los Angeles.

Mas Walt Disney percebeu um pequeno problema neste parque. Quando ele foi planejado, não se pensava no tamanho de seu sucesso e o planejamento considerava apenas o parque e não todas as amenidades ao seu redor, como hotéis, lojas e até mesmo outros parques. Disneyland foi construída e várias empresas de outros setores abriram negócios próximos ao parque principal. Não havia mais espaço suficiente para as idéias de Walt Disney, entre elas uma cidade do futuro (atualmente o Epcot, que falaremos em outro post). Além disso, grande parte da população dos EUA morava no leste, ou seja, Walt Disney e sua equipe perceberam que muitos dos visitantes não atravessariam os Estados Unidos para visitar Disneyland.

 


Pesquisando novas possibilidades, Walt Disney viajou para a Florida em 1963 e observou que a infra-estrutura das estradas daquela região era perfeita para seus visitantes. Além disso, existia uma região de pântanos onde enormes terrenos estavam disponíveis para uma nova empreitada.  Walt Disney Company comprou vários terrenos, mas em nome de “falsas empresas”, para não haver especulações sobre o que seria construído ali. Vários dos proprietários destes terrenos os venderam com certo entusiasmo, pensando que era uma ótima idéia se livrar das terras pantanosas. Mal eles sabiam que aquela região seria o destino turístico mais famoso do mundo. Várias empresas que venderam estes terrenos possuem seus nomes eternizados na Main Street (Rua Principal), do Magic Kingdom.

 

 

Encontrado um local na Florida e já com os primeiros terrenos, se concretizava a idéia do novo parque, na cidade hoje chamada Lake Buena Vista, a 34 km de Orlando, Florida. Em 1965 foram divulgados os primeiros planos para a área e como ainda não tinha um nome definido, muitas vezes era chamado de Project X (Projeto X), The Florida Project (O Projeto Florida) ou apenas Disney World. Disney apresentou as idéias que ele tinha para uma cidade do futuro, entre outras atrações. A cidade seria denominada EPCOT (Experimental Prototype Community of Tomorrow), algo como Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã; seria uma cidade de verdade, com comércio e residências, mas diferentemente das cidades comuns, ela seria totalmente planejada. A idéia era criar uma cidade ideal, para que as idéias e projetos fossem replicados em cidades reais. Hoje EPCOT existe, mas como um parque, e não uma cidade como era planejado.

Infelizmente Walt Disney não viu seu sonho se tornar realidade. Embora ele tenha participado de toda a criação da Disneyland, na California, e ter presenciado seus primeiros anos de vida, ele não chegou a ver sua nova criação na Florida. Walt Disney faleceu em 1966, de câncer no pulmão.

 

 

Roy Disney, seu irmão e parceiro nos negócios, resolveu dar continuidade às obras. Pensando no nome deste novo local, resolveu homenagear seu irmão, dando o nome completo, diferente do que havia ocorrido em Disneyland. Ele pensou então no nome Walt Disney World (e não apenas Disney World, como era planejado inicialmente), pois queria evitar o que aconteceu com Ford. Segundo ele, todos conheciam o nome Ford, mas o nome do seu criador, Henry Ford, era pouco conhecido. Colocar Walt Disney World como nome da área seria uma forma de eternizar seu nome completo (ou quase completo, visto que seu nome é Walter Elias Disney).

 

 

Foram construídos o Magic Kingdom e os primeiros hotéis ao seu redor e em 1º de outubro de 1971 este primeiro parque foi inaugurado. Mas agora o seu sonho de ampliar a área seria possível. Neste mesmo dia Roy publicou que toda a área seria denominada Walt Disney World e que o Magic Kingdom era só o começo.

 

Neste vídeo, você pode ver algumas imagens da construção:

 

Hoje, Walt Disney World possui 101 km2, sendo 4 parques (Magic Kingdom, EPCOT, Disney’s Hollywood Studios e Disney’s Animal Kingdom), 2 parques aquáticos, 33 hotéis e resorts, entre outras atrações. É o resort mais visitado do mundo, sendo o Magic Kingdom o parque de diversões com maior número de visitantes no mundo, alcançando quase 17 milhões de pessoas em 2010. Muitos destes visitantes são brasileiros.

Embora Walt Disney não tenha participado ativamente da construção e nem presenciado sua inauguração, Walt Disney World segue todas as diretrizes e os sonhos de Walt Disney.  Disneyland e Walt Disney World, assim como os outros parques da Disney, são bem diferentes de um parque de diversões comum. Walt Disney era um nostálgico e ao mesmo tempo um visionário.

 

Joe Penniston – Express Monorail

 

Seus parques são verdadeiras representações da realidade, tanto do passado quanto do que ele imaginava do futuro. Entrando no Magic Kingdom, na Main Street, você se sente como se estivesse entrando em uma cidade antiga dos Estados Unidos. Visitando o Tomorrowland (Terra do Amanhã), outra área do Magic Kingdom, você pode ter uma visão incrível do que Walt Disney pensava sobre o futuro. As atrações dos parques são totalmente imersíveis, e não meras máquinas, como nos parques comuns.

Nas próximas 4 matérias desta série, saberemos mais sobre cada um dos parques, suas áreas temáticas e principais atrações. Também daremos algumas dicas para quem tem planos de visitar Walt Disney World. Aguardem!