in

Especial: Retrospectiva Disney 2010

Deleite-se com essa grande e completa Retrospectiva Disney de 2010, um ano inesquecível! Esperamos que goste desse grande apanhado!

Apresentamos a você a Retrospectiva Especial Disney com principais acontecimentos desse animado e conturbado ano de 2010! Os principais lançamentos, estreias, as notícias que mais alegraram e abalaram aos fãs, as perdas e as vitórias.. Tudo você pode conferir agora nesse especial de Fim-de Ano do Disney Mania! Vocês vão gostar!

Equipe Disney Mania

O ano começou muito bem com a exibição de “A Princesa e o Sapo”, o retorno da animação tradicional na Disney, nos cinemas! O filme conquistou grande parte dos fãs e dos críticos, mas infelizmente não se deu bem com os números arrecadando modestos $104.4 milhões. Não se sabe se esse fraco desempenho se deve à grande concorrência da época (nada mais nada menos que “Avatar” e “Alvin & os Esquilos 2”) ou pelo fato do grande público não apreciar tanto os contos de fadas como antigamente, mas o fato é que tal desempenho gerou grandes consequências aos próximos animados do estúdio… Outra notícia que surpreendeu a todos na época foi a desclassificação do filme na categoria “Melhor Trilha Sonora” da cerimônia do Oscar, simplesmente por ser um musical e não um drama, de acordo com a Academia.  E falando em premiações, não podemos deixar de falar de “Up – Altas Aventuras” da Pixar Studios que ganhou dois Globos de Ouro por “Melhor Animação” e “Melhor Trilha Sonora”! Em Janeiro também foi a vez de três títulos do estúdio entrarem na célebre moratória: “A Bela Adormecida”, “101 Dálmatas” e “Mogli: O Menino Lobo” voltaram para os cofres da Disney com suas respectivas edições em DVD e, no caso do primeiro Clássico, em Blu-ray Disc. Ou seja, só veremos esses preciosos títulos no mercado do Home Vídeo daqui uns 7 ou até 10 anos… E para finalizar, no início do mês, foi lançado no Japão o próximo título da série “Kingdom Hearts”: “Kingdom Hearts: Birth by Sleep” produzido pela Square Enix e lançado para o PlayStation Portable, cuja história gira em torno de três aprendizes da arte da Keyblade em busca de Xehanort, um mestre de Keyblade, e seu o aprendiz, após o desastroso desaparecimento dos dois. “Fantasia & Fantasia 2000 – Edição Diamante”

E pensar que era para ser uma das edições mais memoráveis da Disney… Era!….

.

“Toy Story – 1 e 2 em Blu-Ray”

.

. “Toy Story – 1 e 2 nos cinemas 3D”

.

“James e o Pêssego Gigante em Blu-ray”

.


No dia 26, o clássico “Toy Story” foi relançado nos cinemas 3D, para a divulgação do terceiro título da saga (e para a alegria de todos os fãs também!). O filme ficou uma semana em exibição e mesmo nesse curto período obteve uma arrecadação bem satisfatória! Enquanto isso “Up – Altas Aventuras” só aumentava a sua coleção de premiações, como o Annie Awards de “Melhor Longa” e “Melhor Diretor” e o Grammy de “Melhor Álbum de Trilha Sonora” e “Melhor Composição Instrumental”! Porém a maior surpresa foi a indicação ao Oscar de Melhor Filme, coisa que não acontecia para uma animação desde o Clássico “A Bela e a Fera” da Disney de 1991! Na verdade, Fevereiro foi o mês das surpresas! Decerto a mais polêmica das notícias foi a mudança do título de “Rapunzel” projeto da Disney há anos em produção. Pelo fraco desempenho de “A Princesa e o Sapo”, a Disney “concluiu” que talvez o título e a divulgação em uma personagem feminina tivessem afastado o público masculino e, para não sofrer com mais um fracasso, apostou numa divulgação diferente para “Rapunzel” que teve seu título mudado para “Tangled” (algo do tipo “Emaranhado”…)! E como se esse título já não fosse difícil  de engolir, a Disney Brasil mais tarde conseguiu piorar as coisas o intitulado “Enrolados”! Nem preciso dizer qual foi a reação dos fãs…

.

.

Outra notícia que pegou os fãs de surpresa foi o adiamento radical de grandes lançamentos em Home Vídeo esperados para o ano: no caso “Dumbo”, planejado para Fevereiro, nos EUA foi adiado para o ano que vem, porém em outros países (como o Brasil) o título foi adiantado alguns meses. Porém a bomba foi com a Edição Diamante de “Fantasia & Fantasia 2000”, planejados para Maio, adiados para Dezembro (!) o que causou um estranhamento geral, já que o padrão era o primeiro dos dois principais títulos do ano ser lançado no primeiro semestre do ano… Pior que isso era só o começo….

“Toy Story 3”

.

“Príncipe da Pérsia”

.

“Waking Sleeping Beauty”

Interessante não?! Pena que no Brasil, nada!

Março começou muito bem, obrigado! No Brasil, no dia 5 foi a vez do relançamento de “Toy Story 2” nos cinemas em terceira dimensão. Assim como o primeiro longa, a exibição do filme foi de apenas uma semana, o que não impediu um lugar no ranking dos 10 mais vistos no mesmo período! Enquanto isso, no mesmo dia 5 estreava nos EUA a versão de Tim Burton do clássico “Alice No País Das Maravilhas”. O filme não perdeu tempo e já no primeiro dia arrecadou $41 milhões e já nos primeiros 28 dias arrecadou cerca de $300 milhões! Isso sem falar dos números internacionais, onde o sucesso foi o mesmo, principalmente em países como o Reino Unido e o Japão! No total foram mais de $996 milhões arrecadados, o que desbancou “Harry Potter e a Pedra Filosofal” do 6º lugar do ranking dos filmes mais rentáveis da história. Em relação às críticas, a recepção foi mediana (o Rotten Tomatoes registrou 51% de aprovação…)… E enquanto isso, mais prêmios para “Up”! Apesar de não ter abocanhado o Oscar de “Melhor Filme”, o longa obteve a “Melhor Animação” e a “Melhor Trilha Sonora”, além de várias outras premiações… Porém uma notícia que chamou a atenção de todos foi o anúncio do fechamento da ImageMovers Digital, estúdio responsável por “Os Fantasmas de Scrooge”, após a produção de “Mars Needs Moms”. Provavelmente a Disney tomou essa atitude após os números insatisfatórios de “Os Fantasmas de Scrooge”. No Home Vídeo, Março com os lançamentos em DVD e em Blu-ray Disc de “Toy Story”, “Toy Story 2” e “A Princesa e o Sapo”, todos em edições simples (com packs especiais em apenas alguns países…). Além disso, nos EUA, foi lançado uma Edição de “Desaniversário” dupla do Clássico “Alice No País Das Maravilhas” de 51, para promover o lançamento de Tim Burton. Por aqui a edição só chegará em 2011 com o lançamento em Blu-ray.

E enquanto isso, os mineiros de Belo Horizonte receberam a Parada Disney na cidade no dia 27! Com 800 metros de percurso, a parada contou com a participação de famosos personagens Disney como As Princesas, a turma do Ursinho Pooh, as Fadas, os personagens de “A Bela e a Fera”, “A Pequena Sereia”, “Toy Story” entre muitos outros!

“Tron: O Legado”

.

“Aprendiz de Feiticeiro”


E depois de 1001 adiamentos e MUITA espera finalmente “Alice no País Das Maravilhas”, de Tim Burton, estreou nas terras tupiniquins! E assim como no resto do mundo, o filme fez um enorme sucesso! Para se ter uma idéia, já no primeiro fim de semana o filme atraiu 876 mil pessoas e arrecadou nada menos que R$ 10.600.000, além de ter superado “Avatar” como a maior abertura de um filme em 3D no país! Nem preciso comentar mais… Ah! E as críticas também foram medianas… Os fãs também fizeram a festa com o pronunciamento oficial do lançamento de “Monstros S.A. 2”, na época, planejado pro dia 16 de novembro de 2012. Além disso, outra produção também teve seu título alterado, tal qual “Tangled”, no caso “The Bear and the Bow”, filme da Pixar, foi alterado para “Brave”, planejado para 15 de Junho de 2012. Os fãs norte-americanos também receberam uma edição especial em DVD de “As Peripécias do Ratinho Detetive” (numa “Edição Mistério na Névoa”) apresentando uma nova restauração do filme mais um extra inédito. Disney BR chegou a anunciar o lançamento para o 1º semestre do ano, mas…. E no feriado de Tiradentes, foi a vez de o Distrito Federal receber a Parada Disney com todos os seus personagens e sua animação!

Vídeo Secreto de “Toy Story 3”

.

Primeira cena dublada de “Toy Story 3” .

Os fãs da Pixar ficaram bastante desapontados com o anúncio do cancelamento de “Newt”, o futuro projeto que seria lançado em 2012 após “Carros 2”. Só mais tarde foi revelado o aparente motivo para isso, no caso devido às semelhanças que a sinopse, envolvendo duas salamandras que se detestam, mas precisam se reproduzir pra salvar a espécie, tinha em relação à “Rio”, projeto da Blue Sky Studios. Outra notícia desapontante foi o anúncio de que a Disney Brasil não seria mais responsável pela distribuição dos longas da série “DisneyNature”, no caso o próximo longa “Oceanos” e os demais futuros lançamentos. Porém, os fãs de Salvador só tiveram o que comemorar com a chegada da Parada Disney no dia 2, com toda a sua pompa e circunstância (e animação também, claro!)!

Trailer especial de “Toy Story 3”

.

Trailer especial do Web Chat de “Toy Story 3” .


O mês começou com duas estréias bastante aguardadas: “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo” e “A Última Música” (este último protagonizado por Miley Cyrus), lançados em 3 e 11 de junho, respectivamente.  “Príncipe da Pérsia”, adaptação de renomado vídeo-game, teve uma arrecadação mediana e críticas medianas, já “A Última Música”, adaptação de um renomado livro, não recebeu lançamento em todo território nacional, ficando apenas em circuito limitado. Porém, sem sombra de dúvida, A estreia do mês foi “Toy Story 3”, 2ª continuação do clássico de 95! Lançado em 18 de Junho, o filme conquistou não só os fãs, mas também os críticos (99% de aprovação no Rotten Tomatoes, só não conseguiu o 100% por causa de um ou outro mal-amado, mas enfim…)! O filme logo se tornou um dos longas mais aclamados do ano cativando (e emocionando) até o mais marmanjo dos fãs! E como se isso já não bastasse, os números foram muito mais que positivos! “Toy Story 3” não só se tornou a produção mais rentável da Pixar como também a mais rentável da História, ultrapassando a barreira do $1 bilhão de dólares! Sucesso nos EUA e no exterior (incluindo o Brasil no pacote), agora o filme luta pela indicação ao Oscar de Melhor Filme! Por enquanto só na torcida!!! E de fato Junho foi O mês! Além de “Toy Story 3”, outra notícia que fez os fãs pularem de alegria foi a revelação do relançamento de “O Rei Leão” nos cinemas, e assim como “A Bela e a Fera”, em 3D!!! Por enquanto, não foram mais reveladas novidades sobre a conversão, apesar de já ter sido lançado na Austrália apenas… Em Junho também foram divulgadas informações sobre “Carros 2”, com o anúncio de que John Lasseter assumiria a co-direção do filme. Além disso, Don Hahn revelou que o projeto da adaptação do conto “A Rainha da Neve” estava por enquanto “engavetado”, já que a Disney estava com problemas na adaptação da história. Nada mais foi revelado sobre o projeto… E no setor Home Vídeo, a Disney anunciou o título da 1ª Diamante de 2011 a ser lançado no primeiro semestre: o clássico de 42 “Bambi”! A divulgação foi feita no site de “A Bela e a Fera” e mais tarde foi confirmada em um folder especial. Abaixo você confere a capa do Blu-ray divulgada meses mais tarde:

Além disso, em Junho os brasileiros receberam a edição especial em DVD e em Blu-ray Disc do Clássico “Dumbo”! O filme veio em uma bela restauração e ainda com uma quantidade satisfatória de extras bem interessantes, para uma edição simples. Mesmo sem luva, deve ter cativado muito dos fãs.

Primeiro trailer completo de “Enrolados”

Esse de fato deu o que falar… Não foi NADA do que muita gente esperava.. .


Enfim, a Disney confirmou o imortal Clássico de 94 “O Rei Leão” como o segundo lançamento das Edições Diamante no 2º semestre de 2011! Nem preciso dizer a reação dos fãs…. Outro grande Clássico confirmado para ser lançado em “raio azul” no ano que vem foi “Alice no País das Maravilhas” de 1951. Por aqui, o filme será lançado em companhia da “Edição de Desaniversário” em DVD. E enquanto isso, a “Alice” de Tim Burton chegou por aqui em “raio azul” (o DVD foi lançado BEM mais tarde, em outubro!)! Numa edição simples e sem luva, mas é claro um item indispensável para os recentes fãs do filme! .


.

Porém, uma notícia entristeceu os fãs, no caso o falecimento de Ilene Woods, que deu a voz à Cinderela, protagonista do Clássico homônimo de 1950, causado por problemas relacionados à doença de Alzheimer. Descanse em paz!

“O Rei Leão – Edição Diamante”

Um colírio para os olhos dos fãs!

.

“A Bela e a Fera – nos cinemas em 3D”

Sem palavras….

Depois de alguns adiamentos, finalmente “O Aprendiz de Feiticeiro”, longa estrelado por Nicolas Cage, foi lançado no Brasil! Uma notícia que deu o que falar foi o rompimento da Disney e da Pixar com a premiação do Annie Awards! Segundo a declaração de Ed Catmull, o estúdio não concordava com a maneira com que os filmes eram julgados pela celebração, no caso a Disney começou a acusar a organização de estar formada por muitas pessoas que favoreciam a Dream Works Animation, sendo que, de um ponto de vista prático, qualquer um pode entrar para o comitê do Annie, basta apenas pagar, coisa que a Dream Works faz a seus empregados. Portanto tanto a Disney quanto a Pixar se afastaram da premiação, o que não impediu que “Toy Story 3” e “Enrolados” recebessem indicações mas que garantiu uma quantidade maior de indicações para a Dream Works e outros estúdios. Por falar em Pixar, o estúdio adiantou a estreia de “Monstros S.A.2” para 2 de novembro de 2012, já que a antiga data também seria a estreia da Parte 2 de “Amanhecer” da bem-sucedida saga “Crepúsculo” ( o que seria uma concorrência pesada”). Além disso, a

Disney BR decidiu relançar todos os Clássicos Pixar ( de “Vida de Inseto” à “Wall-e”, com exceção de “Toy Story 2”) em novas edições em DVD, mantendo o disco de bônus das edições duplas (excetuando “Os Incríveis”). Infelizmente, diversos fãs ficaram desapontados com o adiamento do relançamento em 3D do Clássico “A Bela e a Fera”. Pelo que parece, a empresa optou em dar um tempo para a popularização do home vídeo 3D antes de relançar seus clássicos em terceira dimensão. Mais tarde, o filme foi relançado em alguns cinemas norte-americanos em duas noites numa versão “sing-along”, ou seja, com as letras das músicas exibidas na tela. Vale lembrar que alguns países como a Nova Zelândia já receberam, em sessões limitadas, a versão em 3D… Outra notícia que desapontou muitos fãs foi a retirada dos Clássicos “Fantasia & Fantasia 2000” da prestigiada Coleção Diamante. Os motivos são desconhecidos (há rumores de que houveram grandes atrasos na restauração do longa original), ma

s o fato é que os dois foram reservados para o final em edições simples e portanto “A Bela e a Fera” acabou se tornando o único Diamante do ano, despadronizando o modo que as principais edições eram lançadas anteriormente. IMG E ainda no quesito Home Vídeo, os EUA receberam uma edição em Blu-ray do filme “James & o Pêssego Gigante” de Tim Burton. Porém no Brasil…

“Alice no País das Maravilhas – em Blu-ray Disc”


Setembro começou bem para os fãs dos vídeo-games Disney, com o lançamento ocidental de “Kingdom Hearts: Birth by Sleep”, sexto jogo da série, embora a sinopse se passe 10 anos antes da trama original.

E nos EUA, foi lançada uma nova edição de “O Caldeirão Mágico”, clássico de 85 tido como o maior fracasso da Disney. O filme veio em um DVD simples, mas restaurado e pela primeira vez em seu formato original! Além disso, o DVD trouxe consigo um segmento cortado na época, só que infelizmente não é uma das célebres sequências cortadas antes do lançamento por causa do grande teor violento delas (para o total desapontamento dos fãs)… E enquanto isso no Brasil, nada novamente….

E no finalzinho do mês, o aclamado, o belo e o imortal Clássico de 91 “A Bela e a Fera” retornava ao mercado do Home Vídeo, após cerca de 7 anos em moratória, em uma Edição Diamante! O lançamento deveria ser motivo de comemoração para os fãs e colecionadores, mas o que veio de fato foi o caos devido a uma grande burrada da Disney Brasil! Ao invés de uma edição enluvada….

“Bambi – Diamond Edition”


Pois é! Após uma (bela, diga-se de passagem) divulgação prometendo uma edição em Blu-ray enluvada, a Disney Brasil (após alguns dias de atraso) lançou o BD Diamante de “A Bela e a Fera” sem a luva! É claro, o conteúdo do disco (especialmente o filme) é o fator mais importante de uma edição, mas o fato é que muitos fãs e colecionadores se sentiram bastante lesados por causa da falsa divulgação, sendo que a luva para muitos é um item indispensável para a preservação do disco e do estojo e também para a valorização do item em si!

Por isso, fãs e colecionadores em pleno estado de fúria e revolta começaram a reclamar para a Disney e para Arvato (fabricante dos BDs) através de e-mails e telefonemas. E depois de MUITA reclamação, e-mails e respostas automáticas e frustrações, finalmente a Disney e a Arvato tomaram a decente ação de enviar as luvas para quem já tinha comprado a edição, de acordo com o seguinte procedimento (já oficial):

-Telefone para a Central de Relacionamento Disney Brasil: 0800 12 15 08 Relate a ausência da luva no Blu-ray à atendente e diga que quer solicitar uma. – Informe a loja onde comprou, seus dados pessoais e endereço à Disney. -Se quiser, informe também que ficou sabendo pelo Disney Mania e pelo Blog do Jotacê (grande parceiro, cuja participação na “causa” foi muito importante!). -Anote o número do protocolo de atendimento e aguarde um retorno. -Caso o retorno não chegue em uma semana, telefone de volta e questione. -A luva será enviada sem custos ao consumidor final. E dessa maneira, os fãs e colecionadores receberam a visita dos carteiros e receberam o grande prêmio:

De fato foi uma vitória e tanta, para os fãs e colecionadores! Com a luva conquistada, os fãs conseguiram desfrutar com mais tranquilidade a já “Edição Diamante” de um dos maiores Clássicos do Cinema “A Bela e a Fera”, apresentado em uma nova e resplandecente restauração (segundo depoimentos e resenhas, com uma imagem e som de cair o queixo) além de uma grande quantidade de extras, em grande parte bastante interessantes e instrutivos (maiores detalhes você pode conferir nessa review feita pelo grande parceiro Animatoons!).

Vale destacar também a melhor apresentação dada às demais versões do filme (a primeira vez que a versão “Trabalho em Andamento” é lançada no Brasil), sem falar da suavização da palheta de cores em relação à palheta original (embora não seja a mesma!) entre outros detalhes retomados! Enfim uma edição imperdível! (E se você ainda não adquiriu o título, nosso conselho é agir rapidamente e garantir sua luva enquanto ainda sobraram alguns exemplares!)

Duas notícias chamaram a atenção dos fãs da Pixar, no mesmo mês: A primeira foi a saída da diretora de Brenda Chapman da direção de “Brave”, substituída por Mark Andrews. Os motivos são desconhecidos. E a segunda, foi o anúncio de “Os Incríveis” em Blu-Ray Disc através de um encarte do BD de “Toy Story 3”!

Ao mesmo tempo em que o lançamento é um motivo de grande alegria, por outro lado infelizmente os fãs brazucas terão que se conformar com a nova dublagem feita para o filme, devido aos problemas judiciais com os dubladores originais.

“Epic Mickey – Teaser”

.

“Os Incríveis” em Blu-ray:


E enfim, depois de quase uma década em produção, após mudanças de formato, mudanças de sinopses, mudanças de diretor, mudanças de equipe e mudanças de título (a pior de todas) e a um custo de $260 milhões, FINALMENTE a Disney lançou sua adaptação do conto de fadas “Rapunzel”, “Enrolados” (“Tangled”) nos Estados Unidos, seu 50º Clássico!

A estreia se deu no feriado de Ação de Graças e até agora o filme está tendo um ótimo desempenho! Grande parte da crítica o acolheu muito bem (88% de aprovação no Rotten Tomatoes), assim como vários fãs do estúdio. E é claro com os números! Já nos primeiros 5 dias de exibição o filme passou todos os animados anteriores do estúdio e até agora já arrecadou $129.7 nos EUA e $225.6 milhões internacionalmente (sendo que estreou apenas em 45% dos países agendados para o plano internacional, o Brasil que o diga…). Há grandes chances de o filme ser o grande sucesso do estúdio dentre tantos fracassos desses últimos anos, o que poderia determinar novos rumos para os projetos da Disney (sendo que com isso a empresa poderia voltar atrás em relação aos contos de fadas, já que antes da estreia do filme havia circulado a notícia de que o estúdio deixaria os clássicos contos infantis por um bom tempo…)….

Outro grande lançamento do mês foi o do tão aguardado jogo “Epic Mickey”, desenvolvido pela Junction Point da Disney Interactive Studios (e já lançado com o selo de Melhor Jogo de Nintendo Wii) e protagonizado por ninguém menos que o ilustre Mickey Mouse!  Com célebres personagens e  referências à produções e parques do estúdio, o jogo certamente foi a alegria dos grandes fãs de vídeo games que esperavam ansiosamente pelo lançamento! E pelo que parece, tal espera valeu muito a pena! Mais informações sobre o jogo, você confere aqui!

Ainda falando de lançamentos, não podemos deixar de falar das edições especiais em DVD e em Blu-ray Disc de “Toy Story 3”, lançado por aqui em edições desenluvadas mas bastante satisfatórias para os recentes fãs do filme, especialmente o BD que veio duplo, recheado de extras (e com direito a uma arte interna!) e, é claro, com o filme na melhor definição HD! Além disso, a Disney decidiu lançar a trilogia “Toy Story”, em ambos os formatos. Por aqui muitos esperavam um Box com os três estojos, mas o resultado foi um único estojo com os 4 discos embutidos (1 BD de “Toy Story”+ 1 BD de “Toy Story 2”+ 1 BD de “Toy Story 3”+ 1 BD de extras do terceiro título), o que deixou muitos bastante decepcionados, embora muitos outros aprovassem o belo acabamento da edição (vide a luva e a arte interna…)…

Ainda no Home Vídeo, nos EUA (e em outros países) foi lançado um dos primeiros BDs 3D da Disney, no caso a edição em 3D de “Os Fantasmas de Scrooge”, lançado ano passado.

E para finalizar, uma notícia que pegou muitos de surpresa foi a compra feita pela Disney dos direitos de distribuição e marketing de “Os Vingadores” e “Homem de Ferro 3” por $115 milhões (já que,como vocês já sabem, a empresa comprou a Marvel e enfim…). Mas, os filmes com lançamentos anteriores a esses adquiridos, ainda continuam sob a responsabilidade da Paramount, além dos dois primeiros títulos da trilogia “Homem de Ferro”.

“Winnie the Pooh”

.

“Carros 2”

.

“Mars Needs Moms”


Após uma década em moratória, FINALMENTE os Clássicos “Fantasia & Fantasia 2000” retornaram no mercado do Home Vídeo, após um dos lançamentos mais conturbados da Disney. Agendados para Março foram adiados para Maio, para depois serem adiados para Dezembro, para depois serem retirados da Coleção Diamante e por fim chegarem em edições simples e lançados em único estojo (embora alguns países como a França e a Alemanha terem optado por edições independentes de cada filme.).

Por aqui, os filmes vieram em um único estojo desenluvado, mas com um efeito metalizado nas capas (o que agradou a muitos) e com uma arte interna. Porém, muitos fãs brazucas optaram por importar a edição, como o Box norte-americano (esse sim enluvado) ou o britânico (que veio com os estojos separados dentro de uma luva, e com áudio e legendas em PT-PT), entre outros…

Em relação ao conteúdo, os fãs devem ter ficado plenamente satisfeitos com a reluzente restauração feita para os dois filmes (em especial o “Fantasia” original, já que em sua antiga edição apresentava certos defeitos na imagem e no som).

Além disso, dentre os extras de “Fantasia 2000”, a Disney lançou pela primeira vez em Home Vídeo o curta “Destino”, fruto de uma antiga parceria entre Walt Disney e o artista Salvador Dalí, sem falar é claro da opção “Acervo Virtual Disney” com acesso a vários dos extras do antigo Box “Fantasia Anthology” (só que avisamos que para isso é preciso uma boa conexão com a internet e paciência de ver todos os extras em um quarto da tela)!

Outro grande lançamento do mês foi o filme “Tron: O Legado”, continuação de “Tron” lançado pelo estúdio em 82. O filme bastante aguardado pelos fãs é protagonizado por Jeff Bridges e Garrett Hedlund e estreou no último dia 17.

Em seu primeiro fim de semana o filme liderou o ranking das bilheterias norte-americanas arrecadando $43.6 milhões e mundialmente $66.6 milhões, quantia abaixo do esperado pela Disney. A crítica por sua vez não o recebeu muito bem… IMG Uma notícia que gerou verdadeiro alvoroço entre os fãs foi o anúncio de que Luciano Huck iria dublar Flynn Rider, um dos protagonistas de “Enrolados” (que estreia em Janeiro do ano que vem). Muitos logo torceram o nariz com tal anúncio, principalmente após a divulgação de um vídeo com certos trechos do trabalho do apresentador que causou uma insatisfação geral (por sorte ele não dublará as canções…). E até agora muitos estão indignados pela decisão da Disney Brasil, vide o movimento criado pelo Animatoons intitulado #HuckNaoDubleMais.

Infelizmente, o que podemos fazer apenas é rezar pelas cópias legendadas…. IMG E para fechar com chave de ouro, outro grande lançamento em Home Vídeo do mês, no caso a edição em Blu-ray 3D de “Alice” de Tim Burton, que chegou recentemente às lojas norte-americanas em uma edição quádrupla (BD+DVD+BD3D+Digital Copy).

“Piratas do Caribe – Navegando em Águas Misteriosas”


Ufa! Foi isso! Que ano não?… Mas espere! E o Disney Mania? Por acaso em 2010 não aconteceram coisas importantes para o blog?

Caro que sim! Em Outubro o site comemorou 1 ano de vida e para comemorar essa celebração realizou uma promoção especial em parceria com a Animaloja entre os leitores do site e entre os seguidores do Twitter.

No primeiro caso, os leitores deveriam responder a seguinte pergunta: “O que você faria para provar ao Walt Disney em pessoa que você é um verdadeiro Disneymaníaco? O grande vencedor foi o leitor Lucas Neves com a seguinte resposta:

Para mostrar a Walt Disney o quão fã sou de sua obra dançarei com as árvores, embarcarei ao lado de Mickey Mouse em uma viagem à barco, descerei em um bosque tenebroso, mas sem medo pois ouvi um lindo assovio entoado pela mais bela das princesas enquanto arrumava a casa dos seus setes pequenos anfitriões. Através de uma janela veria um pedaço de madeira ser transformado em um boneco, ganhar vida e ensinar o valor da verdade.

Irei à bailes. Observarei a gata borralheira perder seu sapato de cristal e uma fera e uma bela donzela dançarem harmoniosamente. Um coelho branco, com medo de se atrasar, vou seguir para um país das maravilhas visitar. Em seguida usarei o pó da Sininho para viajar à terra do nunca e ajudar Peter Pan derrotar o Capitão Gancho. Lutaria contra uma bruxa em forma de dragão para salvar a Bela Adormecida. Ao lado de Artur assistira Madame Min e o Mago Merlin duelarem.

Subiria a bordo de um tapete voador junto com um gênio, um macaco e um papagaio para me juntar a Hércules e enfrentar o deus das trevas. Passaria meses nas florestas aprendendo sobre a vida selvagem com Tarzan e Mogli. Deitado sobre a relva veria Robin Hood roubar os ricos para dar aos pobres. Por ordem dos espíritos dos ancestrais seria transformado em um urso e assim “fantasiado” presenciar o nascimento do rei da selvas, me aproximar de Dumbo e Bambi, passar na casa do Urso Pooh para comer mel e, por fim, liberar meu lado Selvagem. Trocar meu disfarce por um de dálmata e me misturar a outros cem para correr atrás de gatos aristocratas e conhecer dois amigos especiais, um cão e uma raposa. E logo me infiltrar na turma do Oliver. Deixar o caminho livre para que Bernardo, Bianca e o ratinho detetive possam se aventurar mundo afora.

À noite irei para os becos atrás dos restaurantes comer macarronada, feita por um rato cozinheiro, e observar os cachorrinhos apaixonados. Fingirei ser um super astro de um programa de televisão. Perseguirei um idoso e um garoto que voaram em uma casa com balões. Ao invés de assistir a televisão de cachorro, assistirei os brinquedos ganharem vida nas vitrines das lojas de brinquedos. Preservarei a vida dos insetos e do planeta cuidarei para que robôs não o venham limpar futuramente.

Me aventurarei em um barco nos mares do Caribe com piratas, procurarei tesouros em outros planetas, me apaixonarei por uma pequena sereia e descobrirei o reino perdido de Atlântida. Me transformarei num monstro para assustar crianças, gerar energia e assistir na televisão uma corrida de carros. Contudo, serei surpreendido pela notícia de um galinho crente que o céu estava caindo, porém era a invasão de um exótico alienígena – agora residente de uma ilha do Havaí Viveria na época dos Dinossauros, conheceria Pocahontas – uma das mais belas índias já existentes. Viajaria sobre o oceano em um pêssego gigante tocando as músicas de uma fantasia ou talvez de duas mil delas.

Por um mágico serei transformado em um sapo e voltarei a forma humana com um beijo para me enrolar nos cabelos da mulher amada. Fingiria ser quem não sou, para impedir meu velho pai de ir a guerra. Uniria porcos da índia e uma família incrível no combate às forças do mal. Não me importaria em ser um herói corcunda pois aprendi a importância da beleza interior, o valor da família e dos amigos, a respeitar os animais, a sorrir e cantar quando quero chorar, enfrentar meus medos e muito mais assistindo ao filmes de Walt Disney.

Ele ganhou 1 BD Diamante de “A Bela e a Fera” (enluvado) + 1 DVD de “A Bela e a Fera” + 1 Lata de “Walt Disney Treasures: Mickey Mouse em Cores Vivas Vol. 2”! Já na promoção do Twitter, bastava apenas twittar ou retwittar a seguinte mensagem: “Aniversário em Dobro no @maniadisney! Ganhe “A Bela e a Fera”, “Disney Treasures” e mais! Siga e dê RT para concorrer! http://bit.ly/cWKtG4

E a vencedora foi Lalá Iasbech que ganhou 1 Lata de “Walt Disney Treasures: Mickey Mouse em Cores Vivas Vol. 2” + Trilha Sonora em Português de “Mulan”! Além disso, o site produziu um especial em 5 partes sobre a vida de ninguém menos que Walt Disney, o mestre criador deste universo que tanto amamos!

E, se no ano passado já contávamos com apenas um escritor e administrador, o Jonas, nesse ano o blog recebeu a adição de novos(as) colaboradores(ras): Nathalia, Felipe Andrade, Nicolas Marlon, Rafa Akain, Gregório da Luz e Luís Fernando. Pois é! Que ano!

Mas ainda há mais um especial ainda neste ano… Aguarde!

Escrito por Luís Fernando

"Tupi or not tupi! That is the question..."