in

Especial: O REI LEÃO em Home Vídeo!

Ninguém deve duvidar do grande sucesso de “O Rei Leão”, Clássico inestimável dos Estúdios Walt Disney Pictures que de 1994 pra cá, ainda conquista diversas plateias no mundo inteiro! E, é claro, grande parte desse sucesso pode ser creditado e notado pelos lançamentos em Home Vídeo que o longa teve durante todos esses anos. Desde a “fita” de 95 até o DVD de 2003, foram diversas cópias vendidas mundo afora, refletindo o quanto esse filme ainda permanece vivo entre todos os públicos e gerações. E para os fãs mais devotados apresentamos uma espécie de retrospectiva de todos esses lançamentos! Vocês vão gostar!

.

Blu-ray (2011)

“A espera acabou!…”

.

Enfim, depois de tantos anos em moratória“O Rei Leão” estará de volta ao mercado no 2º semestre de 2011 como o próximo título da Coleção Diamante (o 4º título da coleção a ser lançado), o que certamente o torna um dos lançamentos mais aguardados do ano, sendo que muitos de vocês já devem ter percebido pelo trailer acima o quanto a restauração em HD Blu-ray promete, ressaltando que até agora a Disney já criou uma ótima reputação em relação às transferências em alta definição de seus grandes Clássicos, vide as surpreendentes restaurações de “A Bela Adormecida”“A Bela e a Fera” por exemplo.

Porém, de uns tempos pra cá, tal lançamento está gerando diversas incertezas e contradições entre os fãs… Tudo começou no finalzinho do ano passado, quando a Disney apresentou um anúncio dos seus futuros lançamentos em Blu-ray 3D, e no meio da lista estava nada menos que o nosso querido rei das savanas, o que surpreendeu a muitos, embora a conversão do filme para a terceira dimensão já estivesse confirmada (apesar de todos terem em mente um lançamento nos cinemas, e não diretamente para o Home Vídeo…)…

O incômodo foi a incerteza em relação a quaisquantos combos do filme estariam disponíveis para venda (já que nem todos dispõem dos equipamentos necessários para um Blu-ray 3D, por exemplo), mas o que certamente foi mais enfadonho para todos foi a arte criada para a capa da edição, criticada por muitos pela composição, pelo desenho de algumas personagens mais um logo vertical despadronizando o estilo que até então havia sido utilizado pelas primeiras Diamantes (o mesmo aconteceu com “Bambi”):

.

.

Felizmente, mais tarde a mesma arte foi revisada apresentando algumas (mas muito bem-vindas) leves correções, e, para o alívio geral de todos, confirmando a presença de diferentes combos com todos os formatos disponíveis do filme. Também foi divulgada uma capa completamente diferente para a edição em DVD mais um (diga-se de passagem, belíssimo) Box especial com a trilogia “O Rei Leão” em alta definição:

.

Blu-ray (revisada):

.

Blu-ray 3D (revisada):

.

DVD:

.

Trilogia em Blu-ray com 8 discos:


.

Porém, observando com cuidado esta última imagem, você decerto há de perceber a ausência de um único disco até então considerado fundamental para lançamentos desse naipe: o disco de extras! Mas espere? Seria um erro da imagem ou algo do tipo?! Infelizmente, não.

Recentemente, o portal Blu-ray.com apresentou uma série de informações sobre a edição, e dentre elas uma deveras desagradável: “O Rei Leão – Ed. Diamante” seria simples, ou seja, ao contrário do DVD de 2003, sem nenhum disco bônus! É claro que não se tinha certeza absoluta sobre tal confirmação, mas pelas últimas imagens apresentadas, é evidente que o site não errou: de fato não teremos um disco de extras. A reação dos fãs? A mais terrível e possessa possível!

Na verdade só teremos conhecimento se essa decisão foi certa apenas quando tivermos a edição em mãos (sendo que ninguém desconhece o quanto um único Blu-ray supera a capacidade de armazenamento de um DVD), mas não deixa de ser frustrante se pensarmos o quanto a Disney poderia nos fornecer um material extra de proporções bastante satisfatórias caso não lançasse mão deste item, vide os vários recursos que o Blu-ray apresenta (sendo que o último DVD não apresentava alguns dos bônus presentes no antigo Laser Disc, o que poderia ser muito bem disponibilizado através das tecnologias atuais..).

Mas encaremos tudo com calma, afinal de contas nunca se sabe o quanto a Disney pode ser generosa para com todos… ou não.

Mas para levantar o ânimo dos fãs, como vocês puderam ver em primeira mão no Disney Mania“O Rei Leão – 3D” nos cinemas não foi deixado de lado! Conforme a própria Disney Brasil confirmou, a saga de Simba estará de volta em terceira dimensão nas telonas no dia 26 de Agosto desse mesmo ano, sendo que todos as edições do filme estarão disponíveis para venda em 28 de Setembro! Ou seja, já podemos acertar com exatidão os cronômetros e marcar as devidas comemorações para estes grandes dias!

.

.

DVD (2003)

.

Voltando um pouco no tempo, com a chegada do DVD no início desta década, a Disney naturalmente passou a relançar vários dos seus Clássicos na nova definição, em restaurações nunca antes vistas, e é claro que “O Rei Leão” não poderia ter ficado de fora! O filme foi lançado pela primeira vez em DVD em 2003, numa edição da prestigiada Coleção Platinum (foi o terceiro título da Coleção), e chegou ao mercado numa nova e surpreendente restauração de imagem e som, além de uma série de novos extras (caso tiver curiosidade, não deixe de conferir esta ótima resenha!).

Além disso, o DVD apresentava algumas modificações feitas no longa em ocasião do relançamento nos cinemas IMAX em 2002, que consistiam em retoques feitos em vários cenários, aperfeiçoamentos do clean-up de algumas personagens, além de pequenas sequências animadas que foram parcialmente ou totalmente modificadas, como por exemplo a cachoeira vista em “Can You Feel The Love Tonight”, que se tornou mais realista e detalhada:

.

.

Outro exemplo são os jacarés de “I Just Can’t Wait To Be King”, cujo design original aparentemente não agradava aos diretores do filme:

.

Original:

.

DVD:

.

A vinheta original da Walt Disney Pictures também acabou sendo trocada por uma nova:

.

Original:

.

DVD:

.

E é claro, não podemos deixar de falar do polêmico easter-egg, encontrado na cena em que Simba deita-se na beira do penhasco e faz erguer uma nuvem de poeira no céu, que formava a sigla SFX (abreviação de “special-effects”, em homenagem ao respectivo departamento), que certas mentes acabaram confundindo com SEX. Para evitar maiores confusões e intrigas, tal sigla acabou sendo removida.

Além dessas, e outras modificações, assim como em “A Bela e a Fera”, a Disney decidiu adicionar ao filme uma nova sequência musical, no caso “Morning Report”, interpretada por Zazu e Simba e incluída na cena da aula de caça. Mas ao contrário de “Human Again” , “Morning Report” foi feita originalmente para a adaptação da Broadaway, não na produção original do longa. O resultado é que alguns fãs acabaram desaprovando tal adição, já que ela não acrescenta em nada à narrativa da história (ao contrário de “Human Again” ou “If I Never Knew You”, esta última feita para “Pocahontas”).

Naturalmente, as duas versões do filme foram incluídas no DVD, porém a versão original também apresentava as modificações visuais feitas no relançamento de 2002. É claro, não são mudanças tão gritantes a lá George Lucas, mas mesmo assim vários fãs ficaram insatisfeitos ao ver que o verdadeiro Clássico original que conquistou a todos nos cinemas em 94 não estava ali….

Mesmo, assim o DVD bateu um recorde de vendas para um filme catálogo, e ainda recebeu gift-sets especiais para os fãs mais devotos. “O Rei Leão” acabou entrando em moratória em 2005 e se tornou um dos itens mais raros e procurados no mercado (chegando a custar, por exemplo, $180 reais em alguns sites de produtos usados…).

.

Imagens (algumas disponíveis para ampliação):

DVD

.

Gift-set:

.

Digipack Francês:

.

Trilogia:

.

.

VHS (1995)

.

E voltando mais um pouco no tempo, mais precisamente nos tempos da Abril Vídeo, “O Rei Leão” chegava pela primeira vez em Home Vídeo, após o enorme sucesso nas telonas no ano anterior (por curiosidade, não ajustando pela inflação, foram mais de $783.8 milhões em todo o mundo!)! O filme foi lançado nos dois formatos vigentes da época, no caso em VHS e em LaserDisc, sendo que nos EUA, os norte-americanos receberam gift-sets especiais com litografias, certificados de autenticidade, mais um conteúdo bônus bastante gratificante! A “fita” também apresentava um clipe de “Colors of the Wind”,  sequência musical de “Pocahontas” para a divulgação do mesmo em sua estreia cinematográfica.

E o resultado foi muito mais que satisfatório! Apenas no 1º dia de vendas, o filme vendeu, nada mais nada menos, que 4.5 milhões de cópias! No total, foram mais de 30 milhões de “fitas” adquiridas, o que tornou “O Rei Leão”, um dos vídeos mais vendidos de todos os tempos!

Por aqui o filme foi distribuído pela Abril Vídeo (que era quem lançava os Clássicos Disney na época), e certamente o sucesso também se repetiu nas terras nacionais, já que de fato era um item que “não podia faltar na sua coleção! Para que você pudesse ver e rever quantas vezes quisesse!”

O VHS entrou em moratória por volta de 1997.

.

Abertura (sem os trailers):

Imagens:

VHS

LaserDisc:

Gift-set

.

Enfim, 2011 é o Ano do Rei, portanto fiquem ligados por maiores novidades e especiais! E “que a Disney não nos desampare! Se preparem!!!

.

O Rei das bilheterias, dia 28 de Setembro de 2011 em Edição Diamante. Vencedor do Oscar® de Melhor Trilha Sonora em 1994, personagens vibrantes e animação de tirar o fôlego. Disney lança pela primeira vez em Blu-ray um de seus maiores sucessos – O REI LEÃO – uma Edição Diamante incluindo bônus inéditos que vão levar você além do filme.  A história conta as aventuras de Simba, um filhote de leão que está ansioso para se tornar rei. A inesperada morte de seu pai e as armadilhas de Scar, seu tio, levam Simba a uma jornada heróica em busca do autoconhecimento. Ele conhece Timão e Pumba e aprende a levar uma vida mais livre e divertida. Durante este período, Simba amadurece e decide seguir o seu destino: voltar para a Terra do Rei e enfrentar os desafios que o esperam. O REI LEÃO em Edição Diamante é um Clássico Disney que encanta os olhos e desperta a curiosidade para os ciclos da vida, aos quais todos nós fazemos parte. O Clássico está confirmado para estrear nos cinemas nacionais usando a tecnologia 3D no dia 26 de Agosto de 2011.

P.S.: Várias das fotos são provenientes do Animatoons Movies e do parceiro BJC!

Escrito por Luís Fernando

"Tupi or not tupi! That is the question..."