Disney compra Lucasfilm e anuncia Star Wars – Episódio VII!

Saiba tudo sobre a nova aquisição da Disney, suas consequências, futuros projetos e o que esperar deles!

 

E eis que a Disney surpreende o mundo mais uma vez e compra a Lucasfilm por “apenas” US$ 4,05 bilhões. Além disso, foi anunciado a produção e o lançamento de Star Wars VII no cinemas em 2015. Sim, você não leu errado, isso não é uma piada e estamos muito longe do 1º de abril. A negociação estava sendo mantida em sigilo até agora, mas nesta terça-feira (30/10) o negócio foi oficializado, assim como o anúncio de Star Wars – Episódio VII.

Segundo o press release oficial, muitos filmes da saga ainda serão feitos depois deste, dando continuidade a uma das séries de cinema mais lucrativas da história. Sobre a parte administrativa e burocrática da Lucasfilm, ficou certo que Kathleen Kennedy, atual copresidente de conselho do estúdio de George Lucas, será a presidente da Lucasfilm e se reportará ao presidente do conselho da Disney, Alan Horn. Já Lucas permanece como consultor criativo. Apenas.

 

“Nos últimos 35 anos, um dos meus maiores prazeres tem sido assistir Star Wars sendo passado de uma geração de fãs para a próxima. É hora de eu passar Star Wars para uma nova geração de cineastas. Sempre achei que Star Wars viveria além de mim, e eu penso que é importante organizar a transição enquanto eu estou vivo. Estou confiante de ver a Lucasfilm sob a liderança de Kathleen Kennedy e, tendo uma nova casa como a Disney, Star Wars certamente continuará vivendo e prosperando para as gerações que estão por vir. O alcance da Disney vai dar à Lucasfilm a oportunidade de trilhar novos caminhos em cinema, TV, produtos interativos, parques temáticos, produtos ao vivo e outros direto ao consumidor”. disse Lucas no anúncio oficial.

 

Sobre o novo filme da série, a Disney confirmou que Kathleen Kennedy será a produtora executiva e que, assim como todos os projetos do estúdio, George Lucas será apenas um consultor criativo. Portanto, Star Wars – Episódio VII não será dirigido por ele. Apesar de, inicialmente, Lucas ter pensado na série como uma saga de nove filmes, pela primeira vez a série não está mais presa às suas decisões e deve seguir novos rumos. Além de representar o fim das incansáveis mudanças de George Lucas na trilogia clássica, a notícia traz para a saga novos ares na forma de novos diretores, roteiristas, e produtores dedicados aos filmes. Lucas continuará sendo o criador da saga, mas a partir de agora, seu papel se resume apenas à consultoria criativa. A notícia vai dividir – e muito – os fãs de Star Wars entre os que não querem ver a saga nas mãos de outras pessoas e os que estão felizes com a ideia de verem algo novo ou melhor do que os últimos filmes lançados.

A Disney também se torna dona de todos os departamentos da Lucasfilm responsáveis por edição e criação tecnológica. A sede da Lucasfilm em São Francisco opera através de várias vertentes como a Lucasfilm Ltda., LucasArts, Industrial Light & Magic e a Skywalker Sound. A compra da empresa não deve modificar nem causar nenhum transtorno a nenhum dos funcionários que já trabalham na empresa. A equipe deve se manter a mesma.

 

Uma coisa é certa: a Disney comprou a Lucasfilm visando lucrar com Star Wars. Claro que o estúdio terá os direitos autorais de Indiana Jones, por exemplo, mas a história de Darth Vader, Luke, Leia e companhia é o foco principal do estúdio ao fazer tal investimento. Afinal, não são apenas os filmes que estão em jogo. Depois do lançamento de Star Wars – Episódio III nos cinemas em 2005, a Lucasfilm diminuiu um pouco sua produtividade, sumindo um pouco do foco da mídia. Eles lançaram um novo filme do Indiana Jones, algumas temporadas da série animada de Star Wars para a TV e nada mais. Para justificar um investimento tão grande, a Casa do Mickey vai querer trazer valor a longo prazo. Eles compraram não só o que hoje é um potencial de geração de lucro como também adquiriram os direitos autorais de grandes produções passadas.

 

“A Lucasfilm reflete a extraordinária paixão, visão e história do seu fundador, George Lucas. Esta transação combina um portfolio de conteúdo global que inclui Star Wars, uma das maiores franquias de entretenimento familiar de todos os tempos, com a criatividade única e incomparável da Disney através de múltiplas plataformas, negócios e mercados para gerar crescimento sustentável e trazer significativo valor a longo prazo”, disse Robert A. Iger, CEO da Disney no comunicado oficial.

Em vídeo, George Lucas falou sobre o futuro da saga, sobre como já pensava em sua aposentadoria e como estava contente com a presença de Kathleen em seu lugar na esmprea. Sobre a Disney, Lucas comentou: “Quando eu fiz o primeiro Star Wars, todo mundo em Hollywood dizia que era um filme que a Disney deveria ter feito”.

Kathleen Kennedy, por sua vez, disse que está “começando agora a parte mais divertida do processo, que é encontrar com roteiristas para desenvolver as histórias” desses próximos filmes da saga. “Eu queria ter certeza de que o comando a partir de agora seria meu, e é importante que Lucas permaneça pelo menos como meu anjo da guarda sentado no meu ombro”, disse a executiva.

Veja o vídeo abaixo e logo depois um vídeo oficial da Disney com George Lucas e Bob Iger discutindo o anúncio:

Portanto, a Lucasfilm agora faz parte do mesmo grupo que possui os direitos da Disney, ESPN, Pixar, Marvel e ABC. O que esperar dessa notícia? Novidades! Já sabemos que Star Wars – Episódio VII será lançado em 2015 – mesmo ano de lançamento de Os Vingadores 2 e A Liga da Justiça, só pra constar. Além do cinema, podemos esperar mais games, produtos, novas atrações nos complexos Disney, séries de TV (a Disney é dona de um canal aberto e alguns fechados) e até mesmo HQ’s de Star Wars e Indiana Jones! A sorte está lançada.

Bem-vinda à Disney, Lucasfilm, e que a força esteja com você nessa nova jornada!

Written by Felipe Andrade

Estudante de Administração, nerd, cinéfilo, colecionador e uma eterna criança. Não exatamente nessa ordem...

17 Comments

Leave a Reply

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Loading…