in

Dica de livro: Os Segredos dos roteiros da Disney

 

Nem só de animações e séries vive a Disney. Hoje darei uma dica sobre um livro que adquiri há algum tempo “Os Segredos dos Roteiros da Disney” escrito por Jason Surrell e publicado pela editora Panda Books.

 

Os filmes de animação criados pela Walt Disney Company são renomados pelas histórias que divertem, inspiram e encantam. Pela primeira vez, os artistas e roteiristas que estão por trás desses filmes consagrados revelam seus segredos e dão dicas de como adaptar as estratégias da companhia usando a própria criatividade. Saiba como escrever uma trama atraente, como alinhavar uma história, como construir os personagens, como recriar textos clássicos e tudo mais que envolve o processo de criação de um texto.

 

Basicamente Jason Surrel (escritor de espetáculos para a Walt Disney Imagineering) conta como a Walt Disney Animations após a morte do seu criador começou a idealizar os roteiros (até 1967 com Mogli: O Menino Lobo, não existiam roteiros, o próprio Walt Disney reunia os animadores e narrava a história para eles.), dando dicas de como realizar esboços, criações de personagens e de trama usando como exemplos as animações que hoje consideramos como clássicas e fazem parte da infância de muitas pessoas.

 

Era uma vez

-Venham aqui para o estúdio. Tenho uma coisa para mostrar para vocês. –disse Walt certa noite para a equipe, quando voltavam de uma pausa para o jantar.

E começou a contar para os artistas a história de Branca de Neve e os sete anões do começo ao fim, representando ele mesmo todos os papéis.

Ken Anderson, lendário animador da Disney, diretor de arte de Branca de Neve e Pinóquio, entre outros filmes, recorda aquela noite fatídica:

-Walt disse: “Vou contar para vocês uma história. Ela está comigo a vida inteira. Eu a vivi”. E começou a contar a história de Branca de Neve melhor do que a que transpusemos para a tela. Ele ficou das oito às onze e meia da noite apresentando todos os papéis. Ia para frente e voltava, para a frente e para trás –o corte não tinha a menos importância – para contar tudo. Ele foi a Rainha, virou o Caçador, os Anões, a Branca de Neve. O cara mudava! Ele estava sentado bem na sua frente, e ali estava o Walt mudando. Era um ator incrivelmente talentoso. Realmente conseguia vender as coisas, e vendeu a história para nós de tal maneira que mal conseguíamos acreditar em nossos ouvidos.

 

O trecho acima foi retirado do livro

 

Além de dicas e exemplos há frases de Walt Disney e de várias pessoas que trabalharam e trabalham até hoje nos estúdios.

 

A única maneira de iniciar é parar de falar e começar a fazer.

Walt Disney

 

É a sinceridade disfarçada de atração. Sinceridade significa que você tem que acreditar.

Glen Keane

Animador

 

Em todo o filme, quando se começa, passa-se um tempão sentado, pensando em como criar um personagem. No final, a gente tem de mergulhar nesse personagem e começar a desenhar. Inevitavelmente, as primeiras tentativas são tenebrosas. Tenebrosas. É preciso passar por essa péssima etapa porque, mais tarde, vale a pena.

Mike Show

Animador de Hércules

Trechos retirados do livro

 

Tudo isso mostrando o que acontecia por trás das produções de animações como Irmão Urso, Rei Leão e Lilo & Stitch. Revelando que há muito trabalho, suor e empenho para que o público, pelo menos por aquela uma hora e meia de filme, acredite que, o que os seus olhos estão vendo seja real.

Os Segredos dos Roteiros da Disney não é um livro destinado  só para as pessoas que são fãs das animações da Disney, mas para aquelas querer aprender a escrever uma boa história ou roteiro.


Escrito por Maryana