in

D23 Expo 2013 #1 | As novas animações da Pixar

 

Entre 09 e 11 de Agosto, a The Walt Disney Company realiza a D23 Expo 2013, uma exposição bienal na qual apresenta seus futuros longa-metragens, assim como novas atrações dos parques e demais produtos e marcas relacionados à empresa, e que reúne atores, produtores, diretores, animadores e diversos outros conhecidos do público.

Um dos principais momentos deste primeiro dia do evento foi o painel da Pixar Animation Studios. Intitulada “Art and Imagination: Animation at Walt Disney Studios”, a apresentação foi feita em conjunto com o DisneyToon Studios e Walt Disney Animation Studios – estes terão suas novidades discorridas posteriormente.

Com o comando de Bog Iger, presidente da companhia, e de John Lasseter, chefe criativo do departamento de animação, e auxílio do comediante Bill Hader, a primeira novidade foi a exibição da cenas pós créditos – com o monstro-lesma atrasado para aula, dublado por Hader, no original – e do curta-metragem inédito de “Universidade Monstros”.

 

 

Party Central” tem seis minutos de duração e arrancou muitas gargalhadas dos presentes. Na trama, Mike e Sulley retornam à Universidade Monstros para um final de semana na Oozma Kappa, pois a fraternidade está organizando sua primeira festa, no entanto, ninguém comparece. A dupla de assustadores, então, elabora um plano para transforma-la em uma festa épica.

Fugindo do tradição, o animado não será incluído como extra na versão em home vídeo do filme, porém, será anexado às cópias de “The Good Dinosaur”, cuja estreia nos cinemas está prevista para 30 de Maio de 2014.

 

 

O co-diretor Peter Sohn e a produtora Denise Ream subiram ao palco para anunciar o elenco de vozes do próximo longa-metragem do estúdio, sobre Arlo, um apatossauro adolescente de 21 metros e com um grande coração. Em uma missão para restaurar a paz, após um evento traumático abalar sua pacata comunidade, ele conhece um garoto humano, chamado Spot.

 

Spot e Arlo divertem-se na nova arte conceitual.

 

Lucas Neff (“Raising Hope”) será o caçula Arlo; Bill Hader (“Saturday Night Live”) será o irmão mais velho Forrest; Judy Greer (“Arrested Development”) e Neil Patrick Harris (“How I Meet Your Mother”) serão os irmãos do meio Ivy e Cliff; e John Lithgow (“Once Upon a Time in Wonderland”) e Frances McDormand (“Quase Famosos”) serão os patriarcas da família, Poppa e Momma.

 

Ilustração de Arlo, dublado por Lucas Neff, nas montanhas.

 

Neff, Greer e Hader juntaram-se à equipe para debater acerca da inesperada relação de amizade que será estabelecida no filme. Sohn descreve os dinossauros como “fazendeiros”, os quais trabalham conforme suas próprias habilidades, ou seja, apatossauros aram a terra, tricerátopos atuam como tratores, estegossauros colhem usando as caudas como foices, e os anquilossauros fazem o transporte.

 

 

Em seguida, Lasseter convidou Pete Docter e Jonas Rivera para introduzirem “Inside Out”, animação que chega aos cinemas em 03 de Julho de 2015, da qual são diretor e produtor, respectivamente.

Segundo Docter, a história dividir-se-á em duas: uma externa e outra interna. Naquela, a protagonista é Riley, uma garota de 11 anos que está em um difícil processo de adaptação, depois de mudar-se de Minnesota para San Francisco.

 

Da esquerda para direita, Medo, Tristeza, Alegria, Desgosto e Raiva.

 

A pré-adolescente também serve como “cenário”, pois parte da aventura é situada no quartel-general de seu cérebro, onde cinco emoções diferentes governam, sendo uma delas a segunda protagonista, Alegria, voz de Amy Poehler (“Parks and Recreation”).

Raiva (Lewis Black, de “Menores Desacompanhados”), Desgosto (Mindy Kaling, de “The Mindy Project”), Tristeza (Phyllis Smith, de “The Office”) e Medo (Bill Halder) são os demais sentimentos.

 

Jonas Rivera e Pete Docter no palco da D23 Expo para a exibição de cenas de “Inside Out”.

 

Quando Alegria e Tristeza são destituídas da sede à procura de memórias centrais – em uma jornada por espaços mentais como Terra da Imaginação, Memória de Longo Prazo, Pensamento Abstrato e Produção de Sonhos, através do Trem do Pensamento –, Raiva, Medo e Desgosto são deixadas no controle, situação esta que leva a lamentáveis equívocos e desentendimentos entre Riley e seus pais.

As emoções da Mãe (intuitivas e confiantes, as quais são distraídas apenas pela lembrança de um belo piloto brasileiro de helicóptero) e do Pai (com bigodes, desastrados e obcecados por esportes) foram igualmente apresentadas em uma cena.

 

 

Um ano após os eventos de “Procurando Nemo”, inicia-se “Procurando Dory” (título adaptado não-oficial de “Finding Dory”). A peixe com problemas de memória, agora, vive feliz com Marlin e Nemo, até um evento traumático acionar seus instintos familiares e ela começa a se questionar sobre seus parentes verdadeiros. Assim, Dory parte à procura de sua família, a qual é muito maior do que ela sonhara.

 

Andrew Stanton revelou os primeiros esboços de “Procurando Dory” aos presentes.

 

Diane Keaton (“O Pai da Noiva”), como a mãe de Dory, Jenny; Eugene Levy (“A Casa Caiu”), como o pai, Charlie; e Ty Burrell (“Muppets Most Wanted”), como Bailey, uma baleia-branca; são as novas adições do elenco, já composto por Ellen DeGeneres e Albert Brooks.

 

Comediante Bill Hader sugere à equipe um pequeno papel para ele na animação.

 

O painel foi interrompido pela entrada de Bill Hader (fantasiado de pepino do mar) implorando ao diretor Andrew Stanton por uma participação no filme, a quarta vez consecutiva em que emprestaria sua voz a um personagem do estúdio e, segundo ele, faria dele um novo “amuleto da sorte”. Em uma resposta apropriada, o atual “amuleto, John Ratzenberger, entrou marchando ao som da orquestra da Disneyland, e juntou-se a Hader em um hilário duelo de superioridade.

A animação chega às salas de cinema do Brasil em 27 de Novembro de 2015.

 

 

Para encerrar, Lasseter exibiu os dez minutos iniciais de “Toy Story of Terror!” – o primeiro especial televisivo da franquia “Toy Story”, o qual, conforme o nome sugere, foi produzido para o dia das bruxas.

 

Jessie terá maior destaque no especial de Halloween de “Toy Story”.

 

A recepção do público foi favorável. Durante uma viagem de carro com Bonnie e a mãe dela, um dos pneus fura e os brinquedos são obrigados a dormir em um hotel à beira da estrada. Lá, um dos bonecos desaparece, inciando uma sequência de misteriosos eventos, a qual precisa ser resolvida antes que todos tenham o mesmo destino.

O especial estreia em 16 de Outubro na ABC – por enquanto, não há previsão para o Brasil.

 

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".