A Disney liberou para a imprensa uma série de curiosidades sobre “Frankenweenie”, dirigido por Tim Burton, nas quais é possível saber mais sobre o período de produção do longa-metragem e sobre os envolvidos no mesmo.
- “Frankenweenie” segue os passos de outros filmes de animação stop-motion de Tim Burton: “A Noiva Cadáver” e “O Estranho Mundo de Jack” – sendo que ambos foram nomeados ao Oscar®.
- Animação stop-motion é um dos estilos mais antigos de animação. Existem 24 quadros por segundo. Isso significa que o animador deve parar e posicionar o boneco 24 vezes para obter um segundo de ação filmada. Em média, um animador pode produzir apenas 5 segundos de animação por semana. Múltiplos bonecos dos personagens permitem aos animadores a trabalhar em mais de uma cena de uma só vez. Havia 18 animadores trabalhando independentemente uns dos outros ao mesmo tempo.
- “Frankenweenie” é o primeiro filme de animação que Tim Burton dirige para a Disney.
- Todos os personagens são baseados em desenhos de Tim Burton. Ele fez alguns dos desenhos em 1984, quando o curta original live-action “Frankenweenie” foi feito, e ele desenhou os outros especialmente para esta nova versão, em longa-metragem animado.
- O elenco de dubladores inclui quatro talentosos atores que trabalharam com Burton em filmes anteriores: Winona Ryder (“Os Fantasmas se Divertem”, “Edward Mãos de Tesoura”), Catherine O’Hara (“Os Fantasmas se Divertem”, “O Estranho Mundo de Jack”), Martin Short (“Marte Ataca!”) e Martin Landau (“Ed Wood”, “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”).
- O desenhista de produção Rick Heinrichs goza de uma longa relação profissional com o diretor/produtor Tim Burton, tendo trabalhado em várias capacidades em muitos dos filmes de Burton, incluindo “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”, pelo qual ganhou um Oscar®, o curta-metragem “Vicente” e “Frankenweenie”; os live-action “A Grande Aventura de Pee-Wee”, “Os Fantasmas se Divertem”, “Edward Mãos de Tesoura”, “Batman Returns”, “O Estranho Mundo de Jack” e “O Planeta dos Macacos”. E Mais recentemente, “Sombras da Noite”.
- Filmes de terror clássico dos anos 1930, como Frankenstein e Drácula, inspiraram vários nomes do personagems – Victor, Elsa Van Helsing, Gore ‘E’ Edgar e Sr. Burgemeister.
- Mais de 200 bonecos e cenários foram criados para o filme, houve 17 Victors e 12 Sparkys. Uma vez que cada animador trabalhava de forma independente em diferentes cenas, múltiplos eram necessários. Eles também precisavam de backup, caso fosse necessário reparar um dos bonecos.
- O Hospital de Marionetes no set de “Frankenweenie” estava sempre cheio. Os altamente treinados fabricantes dos modelos passaram meses reparando membros, cabelos, problemas de pele, remendando roupas, que foram rasgadas ou sujas. Esta equipe ainda encontrou tempo para criar todos os bonecos genéricos, assim como alguns dos principais personagens a partir do zero.
Trailer dublado de “Frankenweenie”:
- O primeiro a ser concebido foi Sparky, e a escala que eles estabeleceram com ele estabeleceu um padrão para todo o resto do filme. Tim Burton tinha uma visão muito específica para o personagem de Sparky e realmente queria que ele agisse e se movimentasse como um cão real. A couraça precisava ser muito intricada e quatro polegadas é, literalmente, o menor que poderiam fazê-lo e ainda apresentar todo o comportamento e personalidade exigida. Uma vez que teve seu tamanho fixado, os fabricantes de bonecos foram capazes de dimensionar o resto dos personagens e cenários corretamente.
- Artistas incrivelmente talentosos são capazes de tirar desenhos originais de Tim Burton e esculpi-los em esculturas tridimensionais, que são fundidos em uma combinação de silicone e látex. Seus trajes são todos costurados com pontos em miniatura para manter-se na escala. Perucas são feitas a partir de cabelo humano real e, em seguida, aplicadas fio por fio para que os bonecos tenham um traço mais realista. Dentro de cada boneco, há uma armadura de metal, que funciona como um esqueleto e dá o animador a capacidade de mover os bonecos e atuar as cenas com incrível sutileza.
- O filme se passa na cidade fictícia de New Holland, um subúrbio da década de 1970, parecido com Burbank, Califórnia, onde o diretor, Tim Burton, cresceu. Um moinho de vento fica em uma colina com vista para a cidade e adiciona o toque perfeito para a de celebração anual do Dia Holandês.
- Os cenários para o filme foram construídos em cima das mesas. A grande maioria dos adereços em miniatura para os cenários foram feitos, pintados e detalhados à mão.
- A música para “Frankenweenie” foi composta por Danny Elfman, cuja relação de trabalho com Tim Burton volta a 1985, quando Elfman compôs a trilha de “A Grande Aventura de Pee-Wee”. Elfman compôs as trilhas de todos os filmes de Burton, até agora, com a exceção de dois: “Ed Wood” e “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”.
Com vozes originais de Charlie Tahan (Victor), Winona Ryder( Elsa), Martin Short (Edward Frankenstein) e Catherine O’Hara (Mãe de Victor), “Frankenweenie” chega aos cinemas nacionais em 02 de Novembro de 2012.
Do gênio criativo Tim Burton (Alice no País das Maravilhas, O Estranho Mundo de Jack) chega “Frankenweenie“, um conto acolhedor sobre um menino e seu cão. Depois de perder, inesperadamente, seu adorado cão Sparky, o jovem Victor usa o poder da ciência para trazer de volta à vida seu melhor amigo – com apenas alguns pequenos ajustes. Ele tenta esconder sua criação feita à mão, mas quando Sparky sai, os colegas de sala de Victor, seus professores e toda a cidade aprendem que tentar “dominar a vida” pode ser algo monstruoso.
Um filme de animação stop-motion, “Frankenweenie” será filmado em preto e branco e renderizado em 3D, o que engrandecerá o estilo clássico e levará a uma experiência inteiramente nova.