Os codiretores Jennifer Lee e Chris Buck, falaram sobre a experiência de dirigir “Frozen: Uma Aventura Congelante”, o novo filme de animação da Disney. O sentido de aventura e diversão é tão surpreendente quanto os incríveis efeitos visuais utilizados para contar a história e o maravilhoso poder da música.
Escritas pela dupla vencedora do Prêmio Tony, Bobby López e Kristen Anderson López, as canções se misturam perfeitamente na estrutura do filme e são interpretadas por grandes talentos – Idina Menzel (do musical “Wicked”) e Jonathan Groff (do musical “Spring Awakening”) são alguns dos nomes do elenco original.
“Foi muito interessante, a começar pelo roteiro, porque nunca fiz um musical ou nada que tivesse canções,” conta Jennifer, que além de dirigir também é roteirista do filme. “Imediatamente comecei a trabalhar com o produtor executivo, Chris Montan, para entender melhor as características necessárias no roteiro para um personagem que canta. A gente queria que fosse parte integral da trama e que os personagens agissem naturalmente, sem ter de parar para cantar uma música”.
Elsa, Chris Buck, Jennifer Lee e Anna.
Durante os dois anos que trabalharam em conjunto, Chris e Jennifer perceberam que a parceria com os vencedores do Tony foi benéfica de uma forma inimaginável. Enquanto os compositores pressionavam em busca de mais detalhes sobre os personagens, descobriram que as canções criadas revelavam questões que nem eles tinham conseguido conectar até o momento.
“Quando ouvimos ‘Livre Estou’ (‘Let it Go’, em inglês) me senti tão inspirada que reinventei a Elsa. Foi uma experiência incrível,” revela a diretora.
A dupla de diretores ao lado do produtor Peter Del Vecho.
Chris contou como permitiram que os atores participassem na construção dos seus personagens durante a produção do filme. “Durante a criação dos diálogos, ficávamos na sala de gravação com eles e eu adorava aquilo. Porque o ator estava sempre com os dois diretores trabalhando nesses personagens, criando-os em conjunto enquanto se divertiam. Nunca senti que estivéssemos dando ordens por trás do vidro do estúdio. O objetivo sempre foi deixá-los à vontade para que pudessem experimentar ideias diferentes.”
Jonathan Groff (Kristoff), Kristen Bell (Anna), Josh Gad (Olaf), Santino Fontana (Hans), os diretores e produtor da animação.
“Às vezes, a gente começava a reescrever as coisas no estúdio,” comenta Jennifer. “Quando a gente achava que estava conseguindo algo incrível, escrevíamos algo para que eles respondessem e nos davam outras em troca. Essa troca foi essencial para que fosse construído algo genuíno e específico,” acrescenta.
John Lasseter, Jennifer Lee, Chris Buck e Peter Del Vecho.
Enquanto Chris já tinha dirigido “Tarzan”, em 1999, este filme é a estreia de Jennifer como diretora. Mas quando perguntados com quais personagens da Disney se identificavam, foi ela quem se referiu ao legado da animação da Disney.
“Quando era criança minha personagem favorita era a Cinderela. Foi a primeira personagem que vi e me chamou a atenção o fato de que a vida pode ser desafiadora e injusta e, que mesmo assim, é possível lutar para encontrar o caminho, foi o que me atraiu nela,” confessa. “Definitivamente foi outra geração, minha versão atual é mais espirituosa, mas a Cinderela é alguém que levo muito em consideração.”
Diretores e produtor junto a suas criações.
“Quando eu era menino, adorava ‘Mogli – O Menino Lobo’”, conta Chris. “Eu adorava a ideia de estar rodeado por todos esses animais incríveis com quem se podia falar e viver grandes aventuras. Lembro de que quando o filme estreou e consegui um disco, enquanto eu escutava tocar na vitrola da sala de estar da minha casa, ficava imitando tudo o que Mogli fazia. Talvez seja por isso que depois dirigi o Tarzan.”
“Frozen: Uma Aventura Congelante” ainda se encontra congelando alguns dos principais cinemas nacionais.
Trailer de “Frozen: Uma Aventura Congelante”:
Inspirada em “A Rainha da Neve”, de Hans Christian Andersen, “Frozen: Uma Aventura Congelante” é uma aventura épica sobre Anna (voz original de Kristen Bell), uma destemida otimista que se junta ao montanhês Kristoff (voz original de Jonathan Groff), sua rena de estimação Sven e ao boneco de neve Olaf (voz original de Josh Gad) em uma jornada para reencontrar sua irmã mais velha Elsa (voz original de Idina Menzel), cujos poderes congelaram o reino de Arendelle.