in

Clair De Lune: o curta cortado de FANTASIA

Conheça um segmento planejado para figuar no Clássico "Fantasia" mas que acabou ficando de fora! Uma belíssima animação que todo Disneymaníaco que se preze precisa ver!

.

Como muito de vocês devem saber, geralmente, na produção de um longa de animação existem vários conceitos, sequências e cenas que acabam ficando de fora do resultado final, por motivos diversos.

Com “Fantasia”, Clássico de 1940, aconteceu o mesmo. Porém, muitos não sabem que, além de trechos de animação não-finalizados e outros conceitos, houve um segmento totalmente finalizado e que deveria estar presente no filme. É o caso de “Clair De Lune”, a belíssima animação que ilustra a composição homônima (e que muitos já devem ter ouvido pelo menos uma vez na vida) de Claude Debussy.

.

Curta  Disney “Clair De Lune” de 1942:

.

Como vocês podem ter visto acima, o segmento conta com um brilhante e muito bem explorado uso da célebre câmera multi-planos, responsável pelo efeito de profundidade nas cenas (e que foi usada em outras grandes animações, como “Ave Maria” de “Fantasia” e a introdução na floresta em “Bambi”, entre outros…), sem falar dos belos cenários que por si só já são de brilhar os olhos! Destaque também para a impecável animação das garças, e é claro com a tocante música de Debussy!

Mas aí vem a grande pergunta: se é uma animação tão brilhante, porque não figura ao lado de “Suíte Quebra-Nozes” e “Pastoral”?  A questão é que Walt Disney percebeu que com “Clair de Lune”, “Fantasia” ia ficar mais longo do que já é, portanto o segmento ficou de fora….

Porém, para não desperdiçar o trabalho feito, Walt consentiu que a animação figurasse no longa “Música, Maestro!” de 46, mas a composição de Debussy foi substituída pela música “Blue Bayou” (além de outras pequenas modificações feitas no segmento…). Confira abaixo:

.

Curta Disney “Música, Maestro!” de 1946:

.

Porém, para a nossa “sorte”, o antigo “Claire de Lune” está disponível no conteúdo do BD-Live (ou Acesso Virtual Disney) presente no BD de Fantasia 2000. A sorte mesmo é poder ver esse e outros bônus, já que, segundo leitores do Fórum BJC, os extras aparecem em um quarto da tela e demoram uma vida pra carregar… O bizarro é que segundo a resenha do DVDizzy, os extras podem ser visualizados sem a necessidade de baixá-los (e com a tela cheia)! Basta apenas verificá-los num computador com um leitor de Blu-ray… Certamente é algo completamente intrigante.

.

Escrito por Luís Fernando

"Tupi or not tupi! That is the question..."