As redes britânicas de cinemas Cineworld, Vue e Odeon afirmaram que se recusarão a exibir o longa “Alice no País das Maravilhas” de Tim Burton se a Disney insistir em reduzir o intervalo entre a estreia nos cinemas e o lançamento em Blu-ray e DVD das tradicionais 17 semanas para apenas 12.
O resultado da resistência entre as salas e a Disney terá grandes repercussões para a indústria. Se a Disney ganhar a briga, outros distribuidores também tentarão encurtar esse intervalo de tempo, se perder terão que pensar em outras estratégias.
Os distribuidores querem lançar seus títulos em DVD o mais rapidamente possível porque esse mercado, que era a maior fonte de receitas da indústria do cinema, encolheu 20% no ano passado, e creem que um intervalo menor entre a estreia nos cinemas e o lançamento do Blu-ray/DVD alavancará as vendas.
Aparentemente, a polêmica em torno do lançamento de “Alice” de Tim Burton mostra que ambas as partes têm muito a perder no caso do ameaçado boicote.
Odeon, Vue e Cineworld são donas de 60% das salas do Reino Unido e controlam mais de 90% das salas de exibição em 3D.
Se “Alice” seguir o exemplo de “Avatar“, sua versão em três dimensões vai faturar dez vezes mais do que a tradicional.