in

Carros 2 | Especial: Os Agentes Secretos

 

“Carros 2” da Disney•Pixar revela os agente secretos mais habilidosos do mundo:

Finn McMíssil, Holley Caixadibrita… e Mate!


Mate é conhecido por histórias mirabolantes, grande habilidade em guiar de marcha ré, virar tratores e pela lealdade total. Ele é também um agente secreto… embora não seja do seu conhecimento.

Carros 2 envia o gentil guincho para o exterior, junto com seu melhor amigo Relâmpago McQueen, que está competindo na primeira edição do Grand Prix Mundial – uma corrida pelo Japão, Itália e Reino Unido para determinar qual é o carro mais veloz do mundo.

As intenções de Mate são boas. Ele quer ajudar Relâmpago e estar presente para ver seu melhor amigo vencer a prova e sair vitorioso. Nunca tendo estado no exterior, Mate é um pouco ingênuo quanto à vida fora de Radiator Springs.

Então, ele conhece Holley Caixadibrita. Ela é elegante, inteligente e sofisticada, e está interessada nele! Mate fica empolgado com esta espiã novata que foi enviada para um encontro com um agente americano. Seu colega, o mestre espião britânico Finn McMíssil, é o melhor profissional do ramo e tem todos os dispositivos e manobras especiais para provar isso, mas até ele fica impressionado quando conhece Mate e acha seu disfarce enferrujado particularmente admirável.

De fato, Mate movimenta esta narrativa eletrizante de espionagem internacional, mas foi Finn McMíssil quem iniciou a história mais de cinco anos atrás.

 


O lançamento de Carros da Disney•Pixar em 2006 apresentava o promissor romance entre Relâmpago McQueen e Sally. Os cineastas desenharam uma cena de encontro romântico em um drive-in e discutiram que filme deveria estar passando. “Eu adoro filme de espionagem”, disse o diretor John Lasseter, “e eu pensei que seria divertido ver como um filme de espionagem seria no mundo dos carros. Nós criamos o personagem chamado Finn McMíssil, que iria estrelar neste pequeno filme dentro do filme”.

Em vez disso, diz Lasseter, Relâmpago e Sally foram para um passeio pitoresco na Rodovia 66. “Eu nunca me esqueci da ideia de Finn McMíssil e do filmete de espião”, acrescenta Lasseter. “Eu pensei: ‘Tem muito potencial nisso’.”

Carros 2 começou com ambientes vastos e globais e uma competição sem precedentes em vários locais. “Mas”, diz Lasseter, “isso é só a ambientação, a verdadeira história é a de conspiração de espionagem.”

Finn McMíssil evoluiu, é claro. “Ele é um supercarro britânico”, diz o gerente de arte de Carros e, agora, guardião da franquia de Carros no Pixar Animation Studios, Jay Ward, “e ele é um agente de peso no ramo”.

E agentes de peso têm dispositivos realmente de peso. Finn McMíssil tem um lança míssil em um dos faróis e uma câmera de espionagem no outro. Ele é equipado com metralhadoras acionáveis e um arpão quádruplo embutido sob a carroceria, além de sondas de vigilância, ganchos e um sinalizador traseiro explosivo. Seus espelhos laterais têm leitores de digitais e um cortador de vidro que pode ser acionado e a roda da frente é equipada com lançador magnético de explosivos. Ele tem diversos modos de transporte: carro, aerobarco para transporte na água e o modo submarino para fugas subaquáticas. E tem também o teto de disfarce holográfico acionável para situações especialmente complicadas. “Ele tem imãs de aço nas rodas de modo que pode escalar paredes de aço”, acrescenta Ward. “Ele é um carro realmente legal”.

Mas se as pessoas esperam ver um carro-espião dos anos 1960 no visual moderno do britânico Finn – um carro que dá um novo significado a “detonando”– elas estão sem sorte. “Ele é um carro com desenho próprio”, diz Ward. “Nós procuramos carros ingleses com estabilizadores verticais e adivinhem? Eles não usam mais estabilizadores nos carros”.

O carro esporte inglês Peerless 1958, tinha estabilizadores verticais traseiros, que serviu parcialmente como inspiração, mas a equipe analisou vários carros – ingleses, italianos. “Nós queríamos que ele tivesse um desenho esportivo inglês muito elegante dos anos 1960”, diz o diretor de arte do personagem Jay Shuster. “Fizemos uma pesquisa bastante profunda nesse tipo de carro daquela época. Tiramos tudo de todos os carros que gostamos e inserimos em Finn”.

Enquanto isso, Holley Caixadibrita é assertiva, porém refinada – e é recém-saída da academia. “Ela é muito inteligente, uma promissora agente britânica que não passou muito tempo em campo”, diz a produtora Denise Ream.

“Ela é, basicamente, uma agente de logística”, acrescenta Ward. “Normalmente, ela não vai enfrentar os bandidos. Mas, neste filme, ela é levada para esse mundo pela primeira vez.”

Holley é perspicaz e capaz, muito competente em informática e logística. É também jovem, moderna e bastante encantadora (pergunte a Mate). Assim como Finn McMíssil, ela credita seu belo visual à equipe da Pixar que a criou. “Holley foi desenvolvida bem rapidamente”, conta Shuster. “Eu cheguei num domingo à tarde e comecei a desenhar e rascunhar com base no que John disse que queria que o visual de Holley fosse. Ela é uma novata. Usei como referência supercarros modernos de todas as marcas do mundo. Há várias novas marcas de supercarros feitos por pequenos fabricantes em edição limitada. Eu desenhei um esboço e, no dia seguinte, John viu e disse: ‘É isso aí’.”

É claro que Holley, também, tem muitos equipamentos com mecanismos de última geração, incluindo câmeras nos faróis, uma arma oculta, dispositivo de eletrochoque e um braço utilitário telescópico. “Na verdade, ela é capaz de voar”, diz Shuster. “Ela tem asas que saem de seus painéis e a tampa do porta-malas se torna um estabilizador horizontal da asa traseira, que tem um propulsor de jato. Ela possui câmeras de combustão auxiliares em seu exaustor.”

O ramo da espionagem é uma indústria séria. Há missões acontecendo em todo o mundo; então, um bom meio de transporte é crucial, mesmo para os espiões de quatro rodas em Carros 2”. Com motores duplos a jato capaz de voar à velocidade do som, Siddeley, o jato-espião consegue levá-los aonde precisarem ir mais rápido do que qualquer outro – e ele é capaz de fazer isso sem ser detectado, graças à tecnologia de ocultação de última geração.

A pergunta permanece: Mate é um espião com o melhor disfarce que os agentes secretos britânicos já viram?

Isso é confidencial, é claro.

 

Trailer final dublado de “Carros 2” em alta definição:

 

Clique aqui e saiba mais sobre “Carros 2“!

 

O astro das pistas de corrida Relâmpago McQueen (voz de Owen Wilson) e o incomparável reboque Mate (voz de Larry the Cable Guy) levam sua amizade para novos e eletrizantes locais em Carros 2 quando partem para o exterior para competir no primeiro Grand Prix Mundial que determinará qual o carro de corrida mais veloz do mundo. Mas a estrada até o campeonato é cheia de perigos, curvas e surpresas hilariantes quando Mate se envolve em uma aventura intrigante de espionagem internacional. Mate se vê dividido entre ajudar Relâmpago McQueen em uma corrida de alto nível e encontrar o fio da meada em uma missão supersecreta orquestrada pelo mestre da espionagem, o superespião britânico Finn McMíssil (voz de Michael Caine) e sua fabulosa espiã em treinamento Holley Caixadibrita (voz de Emily Mortimer). A jornada repleta de ação de Mate o leva em uma explosiva caçada pelas ruas do Japão e da Europa, seguida por seus amigos e assistida por todo o mundo. Acrescentando à diversão acelerada está um elenco de novos carros pitorescos incluindo vilões cruéis e competidores de pistas internacionais.

John Lasseter retorna ao banco do motorista para dirigir a sequência do filme de 2006, vencedor do Globo de Ouro® Carros. Carros 2 é codirigido por Brad Lewis, produtor do vencedor do Oscar® Ratatouille, e produzido pela veterana dos efeitos visuais Denise Ream (produtora associada, Up – Altas Aventuras; produtora executiva de efeitos visuais, Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith). O filme entra nas pistas em 24 de junho de 2011 e será exibido em Disney Digital 3D™ e IMAX® 3D em cinemas selecionados.

 

Escrito por Jonas

O diretor de marketing de O Camundongo iniciou sua aventura virtual com a Disney há mais de seis anos e, desde então, acompanha o crescimento do projeto e se orgulha do que foi e será feito por aqui.