WiFi Ralph | Ralph e Vanellope se impressionam com a internet no trailer

“Ui-fi? Ou Vai-fi?”

Ralph

Ralph e Vanellope von Schweetz estão prontos para detonar – literalmente – a internet. Há alguns dias, o Walt Disney Animation Studios divulgou o primeiro trailer de WiFi Ralph, título nacional da sequência de Detona Ralph (2012), o qual pode ser assistido logo abaixo em sua versão dublada.

O vídeo começa com um breve panorama do fliperama Litwak, onde se encontra uma das máquinas do jogo Conserta Felix Jr. O local parece ter sido abandonado pelas crianças e esquecido pelo tempo ao longo dos últimos seis anos, pois, assim como no filme original, a continuação se passará no tempo presente.

Em uma tentativa de modernizar o seu estabelecimento, Stan Litwak (voz original de Ed O’Neill) instala um roteador, permitindo os personagens dos videogames utilizarem a Estação Central de Jogos, a qual também aparenta estar meio deserta, para viajarem para o mundo da internet e viver novas aventuras.

Como era de se esperar, a primeira prévia não traz grandes detalhes da história e foca mais no deslumbramento dos protagonistas com o novo mundo. É interessante notar que os diretores Rich Moore e Phil Johnston optaram por retratar a internet como uma imensa cidade, com os internautas sendo representados por avatares quadrados.

Há diversas referências aos mais diversos sites, desde YouTube Red, passando pelo IMDb e pelo TripAdvisor, até o Ebay, assim como às irritantes propagandas pop-up e aos famigerados clickbaits ou caça-cliques, conhecidos por atraírem visitantes por meio de manchetes sensacionalistas e chamativas.

Apesar de ser uma ideia criativa e promissora colocar Ralph e Vanellope para explorar a internet, tantas piadas e alusões ao mundo atual podem se tornar um tiro no pé da equipe criativa porque podem acabar deixando o longa-metragem datado muito depressa, afinal a rede mundial de computadores evolui muito mais rápido.

Diferente do primeiro longa, no qual havia inúmeras brincadeiras com jogos reais e a trama era ambientada em videogames fictícios, os quais empregavam elementos de diferentes épocas, a sequência parece estar se concentrando no que é popular no momento, em vez de tentar se manter atemporal.

Teremos, por exemplo, Ralph e Vanellope conhecendo todas as princesas do Universo Disney em uma visita ao site Oh My Disney. Porém, daqui a alguns anos, todos esses sites podem deixar de existir ou ficar obsoletos, assim com aconteceu com o Orkut, que era a rede social de maior sucesso no Brasil há dez anos.

No anúncio da sequência, em Junho de 2016, uma arte conceitual divulgada pelo estúdio trazia diversos nomes falsos para sites famosos, como Gügle (Google), Bunkbox (Dropbox) e Amazing (Amazon). Então, talvez fosse uma opção mais acertada continuar com as paródias em vez de utilizar os nomes verdadeiros…

Moore é um dos mais ativos funcionários do estúdio dentro do Twitter e – além de seu posicionamento político – está sempre postando piadas e imagens humorísticas e incentivando os seus seguidores a criarem teorias, debaterem cada detalhe e encontrarem as surpresas escondidas em seus longas-metragens.

Isso se reflete no final do trailer, quando Ralph e Vanellope entram em um jogo de alimentar um gatinho e um coelho com milk-shakes e panquecas e tudo termina em desastre. E tal jogo está sendo comandado por uma garota muito semelhante à versão bebê da protagonista de Moana: Um Mar de Aventuras (2016).

Logo, não seria surpresa alguma a cena ter sido escolhida a dedo apenas para atiçar a curiosidade do público e nos levar a criar inúmeras especulações sobre o motivo da presença menina. Como se trata do primeiro vídeo da campanha de divulgação, esse ou outros trechos podem não aparecer no resultado final.

Quanto ao título, WiFi Ralph é uma escolha um pouco estranha, pois são dois substantivos e, a princípio, sem uma clara conexão entre si, mas, quem sabe, possam vir a fazer sentido no futuro com a estreia do longa-metragem. Ao mesmo tempo é uma decisão melhor do que traduzir o extenso e invertido título original.

Por fim, a dublagem trouxe Tiago Abravanel de volta como a voz de Ralph, enquanto Vanellope foi interpretada por outra profissional, talvez por indisponibilidade de Marimoon. Portanto, isso não representa um nova voz para a personagem. No original, os protagonistas são vividos por John C. Reilly e Sarah Silverman. WiFi Ralph carrega em 03 de Janeiro de 2019 nos cinemas nacionais.

Ralph, o vilão dos videogames, e sua companheira desajustada Vanellope von Schweetz precisam deixar para trás o fliperama Litwaka e aventurar-se no desconhecido, expansivo e empolgante mundo da Internet – que pode ou não sobreviver à detonação causada por Ralph –, em busca de uma peça sobressalente para salvar o videogame de Vanellope, Corrida Doce. Sem saber no que se meteram, Ralph e Vanellope dependem dos cidadãos da Internet – os internautas – para auxiliar em sua navegação, incluindo uma empresária de website chamada Yesss, que é o algoritmo principal e o coração e alma do site que dita tendências “BuzzzTube”.

Written by Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…