Menu
in

A cabeça congelada de Walt Disney será tema de um novo filme…

Quando uma pessoa muito famosa morre, é comum se criarem lendas urbanas acerca delas. Por exemplo, Elvis Presley teria sido abduzido por alienígenas; Michael Jackson estaria escondido em alguma ilha particular, após ter fingindo sua morte; e Walt Disney teria sido congelado.

Segundo esse mito, em seus últimos dias de vida, Walt pedira para ser congelado criogenicamente, a fim de ser despertado quando a ciência tivesse descoberto uma cura para seu câncer de pulmão. Em algumas versões, seu corpo congelado estaria em uma câmara debaixo da Disneyland; em outras, apenas a sua cabeça teria sido preservada.

Apesar dos funcionários e da família, incluindo sua própria filha, Diane Miller Disney, refutarem a ideia e alegarem não haver nenhuma verdade nesse boato, muitos acreditam e o divulgam como se fosse realmente verídico.

Depois de Tom Hanks interpretar o criador do Mickey Mouse, em Walt nos Bastidores de Mary Poppins (2013), uma grande quantidade de longas-metragens biográficos e mais documentários sobre ele começaram a ser produzidos — a maioria sem autorização do Walt Disney Studios.

E agora é a vez da cabeça congelada de Walt Disney ser tema de seu próprio filme. Com previsão de estreia para 2017, nos Estados Unidos, a comédia The Further Adventures of Walt’s Frozen Head (As Novas Aventuras da Cabeça Congelada de Walt, em tradução livre) retrata a amizade entre Peter (Daniel Cooksley) e o próprio Senhor Disney.

Na trama, durante seu descongelamento anual para a inspeção da empresa e de seu legado criativo, Walt exige visitar uma de suas criações, o Walt Disney World. Porém, quando a gerência zomba da ideia, ele recruta Peter, um empregado de baixo nível do parque, para realizar a sua aventura.

Trailer de The Further Adventures of Walt’s Frozen Head:

Benjamin Lancaster, diretor e roteirista do projeto, é um estudante da University of Central Florida. Junto a outros vinte e cinco estudantes, Lancaster filmou no parque temático por quatro dias, sem o consentimento da Disney. Entretanto, com a onipresença das câmeras digitais, se tornou quase impossível para a empresa do Camundongo impedir atos desse tipo.

Usar sem permissão o Walt Disney World como cenário não é uma novidade. Em 2013, o filme de fantasia e terror Escape from Tomorrow utilizou o parque como locação para retratar a história de uma família cujas férias no lugar mais feliz da Terra se transforma em um pesadelo. Embora tenha um conteúdo forte, a Disney não tentou proibir sua comercialização.

Filmar no Walt Disney World era nossa única opção. O filme é sobre a primeira visita de Walt ao parque que ele apenas sonhou. Nós não poderíamos recriar isso. Ter a produção interrompida e expulsa de lá sempre foi uma possibilidade, mas era o risco de se contar essa história,” declarou Lancaster ao The Disney Blog.

Para Benjamin, a intenção não é criticar Walt Disney, seu legado ou sua empresa. “Há piadas sobre aumento dos preços no parque. No entanto, a maior impressão é a de seu sonho ter continuado sem ele. Essa é a mensagem e ela vem de nossa admiração,” disse ao Orlando Sentinel.

Com um orçamento limitado de vinte mil dólares, ainda há algumas cenas da cabeça de Walt para serem filmadas — nas outras, ela está dentro de uma mochila do Mickey. “Um de nossos maiores desafios é encontrar Walt e gravar esse material,” comenta. A equipe continua à procura de um ator veterano de televisão disposto a colaborar com a produção.

Sobre a ideia, Lancaster afirma ter surgido em 2013 como uma brincadeira, porém, seu interesse despertou quando começou a se questionar a respeito dos motivos para uma pessoa querer se preservar congelada. Ele ressalta não haver nenhuma conexão com a lenda urbana. “Não havia essa tecnologia em 1966. Seria impossível congelar alguém,” finaliza.

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

Leave a Reply

Sair da versão mobile