in

E finalmente, chegou a vez dos Muppets e o show vai começar pra valer

the-muppets-inicio-camundongo

Eu tenho ótimas notícias. O canal ABC quer produzir uma nova série de horário nobre estrelada pelos Muppets,” revela Kermit, o Sapo, logo de cara no primeiro trailer de The Muppets, seriado de comédia previsto para ir ao ar às terças-feiras a partir de Setembro desse ano, ainda sem data definida. Mas os tempos mudaram, então, será que temos espaço para uma série de marionetes na televisão moderna?

Há muito tempo já se discutia a possibilidade dos personagens criados por Jim Henson voltarem à televisão, local onde “nasceram”. Desde a estreia de Os Muppets, em 2011, essa ideia ganhou ainda mais força, especialmente após o longa-metragem ter sido bem recebido tanto pela crítica quanto pelo público. Quem assiste ao filme nota que há uma tentativa de vender um novo programa dos fantoches. Para salvar o teatro das garras de Tex Richman, a trupe vai atrás de diversos canais reais (como FOX, NBC e Univision) para oferecer um telethon e quem compra a ideia é o fictício CDE.

Trailer de The Muppets:

Jason Segel declarou que, em uma das (muitas) versões do roteiro, havia incluído uma cena em que Kermit anunciava o retorno do Muppet Show pela ABC, porém, o comediante recebeu uma nota da empresa do camundongo dizendo “boa tentativa.” Ou seja, é bem irônico que o canal de mentirinha tenha abraçado o projeto e seu nome seja uma abreviação também seguindo a ordem alfabética. Como diria o Professor Braga, de Os Incríveis (2004): “Coincidência? Acho que não!

Alguns anos depois, estamos em 2015, a situação dos Muppets não é mais tão favorável quanto outrora. Muppets 2: Procurados e Amados (2014) não obteve o mesmo êxito financeiro nem crítico de seu antecessor, além de ter chegado ao Brasil com vários meses de atraso e em pouquíssimas salas de cinema. E ainda assim, recentemente, surgiram informações de que a ABC estaria interessada em produzir uma nova série.

the-muppets-001

Desde a estreia do primeiro programa, quase quarenta anos atrás, muito mudou em termos de televisão. E é verdade que The Muppets chega com um relativo atraso de tempo. Teria sido melhor seguir a ideia original de Segel, em vez de investir em um longa totalmente esquecível e que não faz jus ao legado do sapo falante e companhia como devia. Porém, a série vem para cobrir uma falta de entretenimento televisivo de qualidade e familiar.

No mundo em que vivemos, é quase impossível imaginar que Os Flintstones (1960-1966), Os Jetsons (1962-1963) e os próprios Muppets tenham ocupado um lugar no horário nobre, justamente por agora serem vistos como programas infantis, quando, na verdade, são para toda a família. As séries atuais se dividiram de tal modo a agradar vários gostos e estilos. Juvenis, de super-heróis, dramas novelescos, comédias de humor negro e muitas outras.

the-muppets-002

O novo seriado pode representar um bem-vindo retrocesso no sentido de trazer o bom e velho entretenimento familiar de volta à telinha. Ainda que a proposta seja ser mais adulto que os três anteriores, o vídeo disponibilizado nessa semana mostra que os elementos essenciais, que agradaram tempos atrás e continuam a agradar, estão todos lá – com destaque para o humor sem noção e tão peculiar dos personagens.

Embora não esteja claro no momento, tudo indica que será uma série sobre os bastidores de outra série. Um conceito totalmente compatível com o que os personagens fazem há anos e que os filmes evidenciaram ainda mais: quebrar a quarta parede. E utilizar o recurso de mockumentary (falso documentário), ironizado por Gonzo devido ao seu grande uso (alô, Modern Family, The Office, Parks and Recreation…), é uma ótima forma de explorar essa característica de metalinguagem.

the-muppets-003

Ainda é muito cedo para julgar e tirar qualquer conclusão concreta, deixemos isso para Setembro, mas já é possível notar que The Muppets possui um enorme potencial em mãos. Caberá aos criadores Bill Prady e Bob Kushell utilizarem isso para o bem. Os Muppets já pavimentou o caminho e mostrou que o mundo não se esqueceu de Kermit, Miss Piggy, Fozzie e Gonzo. Caso sigam a mesma linha do filme, a emissora do alfabeto pode ganhar um novo sucesso.

Enquanto a estreia não acontece para sermos agraciados com a terceira maior dádiva do mundo (o riso) mais uma vez, nós vamos controlando a ansiedade assistindo – pela enésima vez – aos filmes e cantando. É hora de alegria, é hora de cantar, chegou a vez dos Muppets e o show vai começar… O show já está chegando, mas não chegou ainda…

the-muppets-final-camundongo

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".