Menu
in

The Muppets | 1×07 – Pig’s in a Blackout

“Sabe, Rowlf, existem tantas pessoas egoístas nesse mundo e nenhuma delas vai levantar um dedo sequer para ajudar alguém.”

Kermit, o Sapo

Com tantos acontecimentos reunidos e simultâneos, Pig’s in a Blackout parece ter comprimido quase uma hora em míseros vinte e dois minutos — e isso, normalmente, não costuma ser algo bom, pois muita informação em pouco tempo é sempre arriscado e prejudica a compreensão do público.

O episódio começa com Kermit, o Sapo, se vangloriando de suas conquistas após ter saído do pântano em Mississipi, quando é interrompido por um acidente com o carro de golfe de Sweetums e um bloco gigante de manteiga. Dai em diante, é um desastre atrás do outro no escritório.

Dessa vez, os roteiristas souberam explorar de modo correto a personalidade do sapinho. Kermit sempre colocou as necessidades e os problemas alheios à frente de si mesmo. E aqui, vemos ele sofrendo as consequências de ser o porto seguro, tanto pessoal quanto profissional, dos Muppets.

Ao desmaiar de estresse, Kermit é socorrido por Miss Piggy e Denise e ambas mandam ele passar algum tempo em um spa. Lá, ele encontra Jason Bateman, um ator conhecido por sempre interpretar o “moço bonzinho” em seus filmes. Porém, nesse episódio, ele se revela cínico e sua participação é a mais sem graça e esquecível da temporada.

Embora a participação de Bateman não seja memorável, a impressão causada por ele em Kermit rende um dos diálogos mais interessantes e talvez o de maior profundidade do programa. Quando desabafa com Rowlf, Kermit diz não querer se preocupar tanto com os outros e o cachorro responde: “Então, você não seria você. E isso não é modo de viver.”

Todo o arco de Kermit transmite uma bonita moral. É importante aceitarmos quem somos para sabermos como lidar com nossos problemas pessoais. Kermit sempre foi um sapo simples, do interior e com um coração enorme e ele não precisa mudar quem ele é para encontrar a paz em meio ao caos. A solução era simples e a cena na qual ele a descobre é encantadora e tão sincera.

No entanto, a mensagem acaba se perdendo em meio às confusões dos demais personagens no escritório, justamente por ser a parte mais cômica e divertida do episódio. Os coadjuvantes, aliás, são a principal fonte de humor. Chip, Yolanda, Scooter, Janice e tantos outros roubam a cena, talvez por serem usados com parcimônia e apenas para piadas pontuais.

Fozzie, por outro lado, parece ter perdido a sua posição de destaque para Miss Piggy. No episódio passado, o urso sequer apareceu, e nesse, ele surge em tela por meros segundos, enquanto nos primeiros episódios, suas tramas ocupavam muitos minutos. Apesar de ser um ótimo personagem, sua ausência tem favorecido The Muppets.

Durante seu retiro, o sapo deixa seu assistente Scooter no comando de Up Late with Miss Piggy. Claro, o resultado não poderia ser outro além de um número ainda maior de confusões, a começar pela tragédia com o ar-condicionado até o completo apagão. Com ajuda de Gonzo e do pôster de gatinho, o moço salvou o programa do completo desastre e trouxe a Pentatonix para participar.

A conversa entre Gonzo e Scooter também foi um dos pontos altos e dialoga com a situação de Kermit, além de representar o lado emocional dos personagens. Conquanto seja divertido ver Beaker ser arremessado, congelado e queimado e Miss Piggy escorregando na manteiga derretida, os Muppets são uma metáfora de esperança, de continuar seguindo em frente e de união.

Pig’s in a Blackout beira a perfeição e, se não pecasse pelo exagero de uma das tramas, teria se tornado um episódio inesquecível e digno do legado de Jim Henson. Cada vez mais fica claro a intenção dos roteiristas de resgatar a essência dos fantoches em vez de modificá-los e torná-los caricaturas de si mesmos.

Não podemos descartar a possibilidade de este episódio ter sido apenas um desvio na curva e a equipe criativa deseje continuar investindo no lado “maduro”. Com a saída de um dos co-criadores e a iminente reformulação da série, apenas podemos torcer pelo melhor — com muito mais humor, mais coração, mais canções e mais da essência dos Muppets.

Obs. #1: Qual o número da Yolanda? Queremos contratá-la como secretária do O Camundongo!

Obs. #2: Pobre Sam, continua apaixonado por Janice. Triste situação.

Obs. #3: Quanto tempo a ABC vai demorar para transformar o Up Late with Miss Piggy em um programa de verdade?

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

Leave a Reply

Sair da versão mobile