Menu
in

The Lion Guard promete unir pais e filhos através da magia da nostalgia

Se há algo que qualquer Camundongo precisa reconhecer, é o poder da The Walt Disney Company de ampliar os horizontes de suas histórias e transformá-las em franquias lucrativas. São produtos e livros licenciados, curtas-metragens, séries de televisão, continuações, musicais, relançamentos no cinema e em home vídeo, e tudo o mais que conseguirem pensar.

Como uma das animações de maior faturamento, O Rei Leão (1994) também passou por isso. Nas décadas de 1990 e 2000, quando houve o surto de produções derivadas, a aventura de Simba ganhou duas continuações – O Rei Leão 2: O Reino de Simba (1998) e O Rei Leão 3: Hakuna Matata (2004) – e um seriado – Timão & Pumba (1995-1999).

Agora, mais de vinte anos após o lançamento do original, a história irá continuar através de um telefilme – The Lion Guard: Return of the Roar (A Guarda dos Leões: O Retorno do Rugido, em tradução livre) -, o qual dará início a uma nova série: The Lion Guard, cujo protagonista será Kion, o segundo filho de Simba e Nala. A previsão de estreia é para o próximo ano no Brasil.

Clipe de The Lion Guard: Return of the Roar:

https://youtu.be/X19M8Ugshlw

Segundo Nancy Kanter, diretora geral do Disney Junior, a série está em produção há quatro anos. “Nós estávamos nos certificando, a partir de um valor de produção, que poderíamos chegar tão perto da sensação do clássico quanto fosse possível. Eu acho que as pessoas vão se surpreender com o quão bonito ficou. Alguns dos artistas da série trabalharam no filme original,” disse ela.

Na trama, Kion quebra uma antiga tradição ao recrutar seus amigos para formarem a Guarda dos Leões, anteriormente composta apenas pelos mais corajosos, rápidos e fortes leões das Terras do Reino. Assim, ele terá ajuda do texugo Bunga; da garça Ono; da guepardo Fuli; e do hipopótamo amigável Beshte.

Essa diversidade de animais fará com que eles aprendam a utilizar cada uma de suas habilidades únicas para resolver problemas e realizar tarefas, buscando sempre manter o equilíbrio dentro do ciclo sem fim. Algo totalmente condizente com a proposta do canal, cujo público-alvo é crianças em idade pré-escolar, entre dois e sete anos.

Até o grupo das hienas terá espaço em The Lion Guard.

Ou seja, o foco da atração não é a geração de crianças que cresceu assistindo a O Rei Leão (1994) incontáveis vezes em VHS e a Timão & Pumba (1995-1999) nas manhãs, e sim, a atual – composta, inclusive, pelos filhos daqueles que já estão mais do que familiarizados com a história de Simba.

Apesar de essa não ser a intenção principal, Kanter espera que o seriado possa atrair os pais através da nostalgia. Talvez, seja a oportunidade de pais e filhos desenvolverem um novo (e melhor) interesse em comum, ao invés de serem obrigados a mais uma maratona de episódios de porcas e galinhas cantoras.

O Rei Leão (1994) continuará intocável, não importa quantas séries e continuações a empresa do Mickey Mouse produza. São estratégias diferentes para alvos ainda mais diferentes, tanto que a premissa e o estilo de animação não poderiam ser distintos. A proposta não é excluir, mas complementar. Se The Lion Guard te incomoda, simples, basta ignorar.

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

Leave a Reply

Sair da versão mobile