O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos | Breves comentários sobre o primeiro trailer

No clima festivo de fim de ano, o Walt Disney Studios divulgou o primeiro trailer de O Quebra-Nozes e o Quatro Reinos, uma produção baseada tanto em O Quebra-Nozes, o terceiro e último balé composto pelo russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, quanto no famoso conto de fadas que o inspirou, O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos, escrito pelo alemão E.T.A. Hoffmann em 1816.

É véspera de Natal,” anuncia Drosselmeyer, papel de Morgan Freeman. “Uma época de mistérios e expectativa. Quem sabe o que pode acontecer?” No conto, o personagem de Freeman, um relojoeiro e inventor, é o padrinho de Clara, aqui vivida por Mackenzie Foy (Interestelar), e a presenteia com um quebra-nozes com um formato de homem, o qual ganha vida quando o relógio bate meia-noite.

Trailer legendado de O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos:

Para essa nova versão, o estúdio promete revelar um novo lado da conhecida história, assim como aconteceu com outras readaptações produzidas recentemente, nas quais se incluem A Bela e a Fera (2017) e Mogli – O Menino Lobo (2016).  Nessa interpretação do conto, Clara deseja encontrar uma chave única para abrir uma caixa, na qual está um precioso presente deixado por sua falecida mãe.

Durante a festa de final de ano de seu padrinho, Clara recebe um fio dourado. Ao segui-lo, a garota encontra a tão cobiçada chave, mas o objeto rapidamente desaparece em um misterioso mundo paralelo, composto por quatro reinos. Ao lado do soldado Phillip  (Jayden Fowora-Knight), Clara precisa passar pela Terra dos Flocos de Neve, pela Terra dos Doces e pela Terra das Flores para chegar ao Quarto Reino.

A julgar pela prévia, a maior inspiração do diretor Lasse Hallstrom (A 100 Passos de um Sonho) para a criação dos reinos parece ter sido Alice no País das Maravilhas (2010), de Tim Burton. A antagonista Mamãe Bombom, governanta do Quarto Reino, possui uma caracterização bastante semelhante à do Chapeleiro Maluco. Interpretada por Helen Mirren (Universidade Monstros),a vilã surge rapidamente no trecho final do vídeo.

Conversando com a Entertainment Weekly, Mirren disse acerca de sua personagem: “Ela é uma personagem feroz, com uma abordagem modernaFingir estar nesses mundos imaginários é o motivo pelo qual eu quis me tornar uma atriz. Meu sonho está se realizando, de verdade.” Já Foy descreve Clara como muito inteligente e independente. “Ela adora pensar e encontrar a forma mais rápida de resolver um problema,” revela.

Um dos pontos mais notáveis desse trailer é a ausência do personagem-título, assim como do Rei dos Camundongos. Apesar dos rumores, o Quebra-Nozes não deve ser excluído da trama, ao menos de acordo com o presidente de produções do estúdio Sean Bailey. Na D23 Expo 2017, Bailey revelou o uso de computação gráfica de ponta para a criação de ambos os personagens.

O vídeo ainda traz um grande destaque para a Fada Açucarada, papel desempenhado por Keira Knightley (Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar), cujo visual extravagante remete a uma mistura dos criados na readaptação de A Bela e a Fera (1991) com alguns toques do figurino de Caminhos da Floresta (2014), criando uma sensação de ser apenas um longa genérico de fantasia, com recortes dos estilos de obras semelhantes.

Também é possível notar referências ao clássico Fantasia (1940), a exemplo da cena de um maestro conduzindo uma orquestra em meio a uma iluminação abstrata e do balé encenado por Misty Copeland. Aliás, um dos segmentos do clássico animado traz uma seleção das peças compostas por Tchaikovsky para o seu balé, em uma representação visual e musical da mudança das estações.

Marcado para estrear em 01 de Novembro de 2018 no Brasil, O Quebra-Nozes e o Quatro Reinos enfrenta, atualmente, um período de refilmagens, sob o comando de Joe Johnston (Querida, Encolhi as Crianças). Segundo o The Hollywood Reporter, não se trata de uma substituição, pois Hallstrom estava indisponível por conflitos de agendas e irá retornar para supervisionar a pós-produção.

Tudo o que Clara (Mackenzie Foy) deseja é uma chave – uma chave única capaz de destrancar a caixa que protege um precioso presente de sua falecida mãe. Um cordão dourado, dado para ela na festa anual de seu padrinho Drosselmeyer (Morgan Freeman), a leva para a tão desejada chave – que desaparece rapidamente em um estranho e misterioso mundo paralelo. Lá, Clara encontra um soldado chamado Phillip (Jayden Fowora-Knight), um grupo de camundongos e os regentes dos três reinos: Terra dos Flocos de Neve, Terra das Flores e Terra dos Doces. Clara e Phillip devem enfrentar o ameaçador Quarto Reino, lar da tirana Mamãe Bombom, para recuperar a chave de Clara e, com sorte, restaurar a harmonia nesse mundo instável.

Written by Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

One Comment

Leave a Reply

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Loading…