in

In Memorian: Blaine Gibson, renomado animador e escultor da Disney

BLAINE GIBSON TOPO

Para muitos o nome não soa familiar, mas com certeza todos conhecem suas obras. Desde os bonecos da atração de Piratas do Caribe à icônica estátua PartnersWalt Disney e Mickey de mãos dadas -, o artista por trás dessas grandes obras da escultura é o Disney Legend Blaine Gibson que, infelizmente, partiu nessa semana.

Gibson nasceu em 1918, no Colorado, e ingressou no Universo Disney em 1939, logo após largar a Colorado University. Começou no Walt Disney Animation Studios como artista e assistente de animação, mas não era só isso que ele fazia. Depois de todo o trabalho animando célula a célula de clássicos como A Bela Adormecida (1959), Fantasia (1940) e Peter Pan (1953), ele tinha aulas particulares de escultura na Pasadena City College.

Marty Sclar, Imagineer Ray Spencer, Diane Disney, Blaine Gibson, Andreas Deja e o escultor Rick Terry.

Em 1953, Walt Disney visitou a exposição de esculturas de animais de Blaine Gibson e depois de ver seu talento, o contratou para fazer parte de seu projeto WED Enterprises (o atual Walt Disney Imagineering), que era um grupo de pessoas para o ajudar a criar a sonhada Disneyland. Em uma entrevista, Blaine disse que ficou surpreso com a proposta, mas que agradecia todos os dias por nunca ter dito “não”. Até 1960, ele dividia seu tempo entre a animação e esculpindo, mas, no ano seguinte, ele abandonou o estúdio e foi trabalhar inteiramente na WED Enterprises.

Seu legado está em todas as esculturas que serviram de base para os animatrônicos presentes em atrações como Great Moments With Mr. Lincoln – que foi apresentado na New York World’s Fair -, Pirates of the Caribbean, Haunted Mansion e um dos locais favoritos de Walt, o Enchanted Tiki Room.

Animador Marc Davis, Walt Disney e Blaine Gibson.

Em 1983, Gibson se aposentou, mas continuou prestando consultorias para a Disney. Em 1993, ele recebeu o título de Disney Legend e, no mesmo ano, fez as duas estátuas que estão presentes em todos os parques, a mencionada Partners e a de Roy e Minnie sentados em um banco, ambas as obras feitas em tamanho real e em bronze.

Blaine Gibson faleceu no dia 06 de julho de 2015, aos 97 anos e ajudou a Disney a criar a magia que conhecemos hoje. Ele continuará marcando gerações enquanto houver espaço para suas esculturas e animações, afinal, é isso que faz uma pessoa se tornar um Disney Legend.  Seu trabalho foi realizado, seu legado marcado e, agora, está na hora de descansar em paz. Adeus, parceiro.

Escrito por Catarina

Colecionadora de tsum tsums, seu filme favorito da Disney varia de acordo com o humor. Apaixonada pelas trilhas sonoras da Disney e o mascote do site é o seu maior xodó gráfico.