O que Mickey Mouse representa para a sociedade?

mickey-mouse-inicio-camundongo

“Mickey Mouse é, para mim, um símbolo de independência.”

Walt Disney

Quando você pensa em Mickey Mouse, não existe somente um camundongo com bermuda vermelha e sapatos amarelos, mas sim uma história sobre como um homem transformou a indústria do entretenimento.

Não vou contar aqui as origens de Mickey, porque já abordamos nesta matéria. A ideia é mostrar a importância do personagem como ícone para a sociedade, não somente a dos Estados Unidos, mas mundial.

MICKEY-MEIO9

Desde os primeiros curtas do personagem, as pessoas ficavam maravilhadas com o que estavam assistindo, seja por ser algo relaxante, por ter elementos audiovisuais novos ou momentos cômicos. Cada novidade que girava em torno de Mickey Mouse, dava ao público uma ansiedade e esperança de um lugar melhor.

O que o camundongo representa? Podemos dizer que ele tem três níveis de representação. O primeiro é o personagem em si, roedor preto, de bermuda e sapatos que foi lançado em 1928 por Walt Disney.

MICKEY-MEIO10

O segundo: Mickey Mouse é o símbolo de uma empresa de entretenimento para a família, ou seja, longas e curtas metragens, parques, programas de televisão, linha de licenciamento, linha de produtos, enfim, tudo aquilo que a Disney criou com o objetivo de atingir famílias.

E o terceiro nível: as aquisições feitas pela Disney, e isso desde 1997, quando compraram a emissora ABC e depois Pixar Animation Studios, ESPN, Marvel Studios e a recém adquirida, Lucasfilm. E como ícone? O que ele representa?

MICKEY-MEIO3

“Mickey Mouse é reconhecido como um dos maiores símbolos na história da humanidade.”

Michael Real, comentarista sobre cultura

Considerado a contribuição estadunidense mais original para a cultura, Mickey Mouse é um personagem que tem por característica ser um bon vivant, que conserta as coisas, ajuda os amigos, um bom cidadão que assume suas responsabilidades.

Isso, para a época, para uma sociedade na qual a economia não estava indo bem e uma segunda guerra mundial estava prestes a explodir, se tornava uma rota de fuga para esses problemas.

MICKEY-MEIO4

Então, a partir desse momento, o personagem se tornou um símbolo de esperança e, de certa forma, um influenciador das boas maneiras e sinônimo de bondade. Por consequência, o personagem ganha seu espaço na mídia quando as marcas o enxergam como uma personalidade que possa instigar as pessoas a consumirem algo e também em questões políticas.

Porém, Mickey Mouse, com o passar dos anos e com os grandes feitos de Walt Disney, passa a representar o entretenimento, o império que Walt Disney criou, a cultura popular, a estrada dos tijolos amarelos para um mundo melhor.

MICKEY-MEIO1

Ele ganha um novo patamar em sua representatividade, devido à grandeza que seu leque de entretenimento passa a ganhar. Fica fácil para as pessoas identificarem uma obra vindo da empresa através do camundongo.

Como é possível que um único personagem consiga se tornar um ícone, um símbolo tão importante para, não somente a cultura dos Estados Unidos, mas para a cultura popular mundial? Com certeza você nunca ouviu falar de uma pessoa que não conhecesse algo da Disney, nem que seja um único filme ou até mesmo a silhueta da cabeça de Mickey.

MICKEY-MEIO2

Isso é o resultado, de anos e anos de trabalho, de marketing, de inovações na tentativa de dar às pessoas aquilo que marcas e políticos tentam vender para o público, que é a felicidade,  o sonho, a visão de um lugar melhor.

E não seja tolo em pensar que não poderiam tirar lucro disso, porque como todo negócio, é necessário dinheiro para continuar crescendo. No final das contas, o entretenimento é uma forma de lucro necessário para qualquer sociedade.

MICKEY-MEIO5

E aquelas que sabem produzir entretenimento, não produzem somente um filme, uma revista em quadrinhos, um parque, mas toda uma infinita forma material de dar para os outros aquilo que anseiam.

O entretenimento é uma forma de esperança, Mickey Mouse é uma fonte de sonhos utópicos e anseios de uma sociedade que, desde sempre, busca incessantemente a necessidade de ser feliz, de uma faísca de esperança de que o mundo consegue ser um lugar melhor. Essa é uma discussão que rende longos estudos e discussões, mas por ora, quis deixar minha contribuição e dar início a esse debate.

MICKEY-FINAL

Escrito por Catarina

Colecionadora de tsum tsums, seu filme favorito da Disney varia de acordo com o humor. Apaixonada pelas trilhas sonoras da Disney e o mascote do site é o seu maior xodó gráfico.